Berlim é uma cidade cheia de cicatrizes históricas, mas muito fascinante, multicultural e aberta ao alternativo. Fazer um passeio histórico pela cidade é fundamental para conhecer e entender melhor a cidade que teve e tem um papel fundamental para o Mundo, em especial, o Ocidente. Juli nos levou para conhecer os locais que estão diretamente ligados à guerra, ao holocausto e ao muro. Ela nos explicou que nenhum outro povo lembra tanto desses fatos como os próprios alemães e que eles fazem isso para que histórias como essas não se repitam.

Evento em memória da noite dos cristais
Evento em memória da Noite dos Cristais

 

Alexanderplatz

A Alexanderplatz é uma das mais importante praças do centro de Berlim. É bastante grande e movimentada e lá estão algumas das principais estações de metrô da cidade. É um bom ponto de partida para conhecer Berlim. Nesta praça está o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários e a Berliner Fernsehturm ou simplesmente a Torre de TV, uma das construções mais altas da Europa (368 metros) e de onde se pode ter uma bela visão de Berlim em 360 graus. É o edifício mais alto de acesso público na Europa.

Alexanderplatz
Alexanderplatz

Torre de TV

Horário: 10h a meia noite

Com o Ticket Bar, você pode comprar o ticket antecipado e furar a fila. Ticket Bar.

Berliner Dom (Catedral de Berlim)

Vista do alto da Catedral de Berlim
Vista do alto da Catedral de Berlim

A Catedral de Berlim é a maior igreja da capital alemã e o principal templo da igreja evangélica na Alemanha. Construída entre 1895 e 1905, a catedral está localizada na chamada Ilha dos Museus, no bairro Mitte. De fato, a Berliner Dom nunca foi uma catedral, no sentido real do termo, uma vez que nunca foi sede de um bispo.

A visita à Catedral inclui o batistério, as capelas matrimoniais, a escadaria imperial, a cripta e a cúpula. Do topo da cúpula é possível ter uma vista panorâmica do centro de Berlim.

Horário de visitas: das 9h às 19h

Entrada: 7 euros adulto

Gratuito para quem tem até 18 anos.

http://www.berlinerdom.de/

Ilha dos Museus

A Ilha dos Museus ou Museumsinsel, em alemão, é de fato uma ilha no rio Spree, no centro de Berlim. A ilha recebe este nome por lá se encontrarem cinco museus: Museu Pergamon, Altes Museum, Neues Museum,  Alte Nationalgalerie, Museu Bode. Além da Berliner Dom e a praça Lustgarten. Em 1999, a ilha foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O Museu Pergamon ou Pergamonmuseum reúne três importantes coleções: de Antiguidade Clássica, Antigo Oriente e Arte Islâmica. É o museu mais famoso e mais visitado de Berlim. O Altes Museum (Museu Antigo) foi o primeiro museu público da Prússia, quando inaugurado em 1830. Durante a guerra, acabou sendo destruído e reconstruído na década de 1960. A exposição permanente deste museu apresenta arte e esculturas gregas e romanas. O Neus Museum (Novo Museu) também foi completamente destruído durante a segunda guerra e permaneceu como ruína até 1999. A reconstrução levou 10 anos e em 2009 o Museu foi reaberto. O Museu expõe coleções egípcias, da pré-história e da história antiga. A peça mais famosa do museu é a Nefertiti. O Museu Bode foi reaberto em 2006 e reúne três coleções: a coleção de escultura (esculturas do início da Idade Média ao final do século 18), o Museu de Arte Bizantina (artigos do império Bizantino e Romano dos séculos 3 ao 15) e o Gabinete Numismático, complementados por uma galeria especificamente para crianças. Já a Antiga Galeria (Alte Nationalgalerie) apresenta uma coleção de arte do século 19 em relação ao período entre a Revolução Francesa e a Primeira Guerra Mundial, do classicismo ao separatismo.

Ilha dos Museus

Horário: das 10h às 18h

É possível comprar os ingressos para os museus separadamente ou adquirir o cartão da Ilha dos Museus

 Menores de 18 anos não pagam.

http://www.smb.museum/en/museums-and-institutons/

Reichstag

O Reichstag é o palácio do Parlamento Alemão. O edifício começou a ser construído em 1884 e foi lá que foi proclamada a república na Alemanha. Durante os anos de guerra, o palácio foi destruído, sendo reconstruído entre 1961 e 1971 em uma forma simplificada, sem a cúpula, que foi explodida em 1945.

Entre 1994 e 1999, o Reichstag foi redesenhado e ampliado como um edifício do Parlamento moderno, mantendo suas extensas dimensões históricas e com cúpula de vidro, que no início gerou polêmica, mas hoje é um dos símbolos de Berlim.

Visitas ao Reichstag

A cúpula e o terraço estão abertos apenas para visitantes registrados, com no mínimo de 2 dias de antecedência. A inscrição deve ser feita no site: https://visite.bundestag.de/BAPWeb/pages/createBookingRequest.jsf

A entrada é gratuita.

Horário: das 8h a meia noite.

Endereço: Platz der Republik 1

Continue lendo este post:

Post atualizado em 29 de junho de 2017.

Reserve seu hotel em Berlim

Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Berlim e não perca tempo em filas.

Viaje tranquilo! Para isso, é imprescindível fazer um seguro viagem. Faça sua cotação com a Mondial Assistance

Viaje com internet ilimitada com o plano de dados da EasySim4u, que funciona em até 140 países.

Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!

* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.

Comentários