O Museu Botero está no topo da lista de atrações imperdíveis em Bogotá e o melhor é que a visita é gratuita. O museu fica no famoso bairro de La Candelaria, bem próximo à Plaza Bolívar, praça principal da capital colombiana, onde estão os prédios dos três poderes e a Catedral.

Inaugurado em 2000, o museu surgiu a partir de doações do próprio Fernando Botero, um dos mais importantes artistas colombianos e que ainda está vivo. São 123 obras de Botero e 85 obras de renomados artistas internacionais, entre eles, Pablo Picasso, Pierre-Auguste Renoir, Juan Miró, Salvador Dali, Claude Monet.

Monalisa de Botero
Monalisa de Botero

As pinturas, desenhos e esculturas de Botero, é claro, são os destaques do Museu, com seu estilo inconfundível, com formas redondas e muita cor. Tem até as suas versões da Monalisa e da Vênus de Milo.

Tela de Picasso
Tela de Picasso
Tela de Claude Monet
Tela de Claude Monet
Escultura de Dali
Escultura de Dali

Não entendo nada de arte, mas, para mim, as obras de Botero transmitem bom humor. Fiquei encantada desde a primeira vez que vi em um livro lá no ensino fundamental. O passeio no Museu pode levar até umas duas horas e você nem irá perceber.

Tela de Botero
Tela de Botero

Se for visitar o museu da Casa de La Moneda, que fica no mesmo prédio, comece primeiro por lá, pois é contada um pouco da história da Colômbia e de Bogotá, por meio da coleção numismática. Neste mesmo setor estão coleções de vários artistas colombianos, que mostram os diversos estilos artísticos do país ao longo dos anos.

Escultura de Botero
Escultura de Botero

Os dois museus ficam em um prédio de estilo colonial belíssimo na Calle 11.

Prédio colonial onde estão os museus
Prédio colonial onde estão os museus

Museu Botero e Casa de la Moneda

Segunda a sábado, das 9h às 19h. Última entrada às 18h30

Fechado na terça-feira

Domingos e feriados, das 10h às 17h. Última entrada às 16h30

Entrada Gratuita

 


Comentários