A Riviera Maya, juntamente com Cancún, é o destino turístico mais importante do México e um dos mais desejados pelos brasileiros. Com as recentes promoções de passagens aéreas está cada mais acessível viajar para lá. Neste post, preparei um roteiro de uma semana, que é o tempo mínimo necessário para conhecer a região.

Compreende a Riviera Maya o trecho de litoral caribenho que vai desde Puerto Morelos a Punta Allen, no estado de Quintana Roo. O primeiro passo para traçar um roteiro é escolher a praia para fazer de base, ou seja, onde você irá se hospedar.  Uma das mais procuradas para isso é Playa del Carmen, que foi também a que escolhemos por oferecer mais opções de hospedagem, restaurantes, lojas, vida noturna etc. Mas para quem quer um lugar menor e mais tranquilo, uma boa opção é Tulum.

Feito isso, vamos ao roteiro:

2 dias em Playa del Carmen

Playa del Carmen tem pelo menos três belas praias que valem aproveitar: Mamita´s Beach,  Playacar (minha preferida) e a Playa pública,  onde fica a escultura chamada de Portal Maya, cartão postal de Playa del Carmen. Nessas  praias tem beach clubs ou bares e restaurantes, onde é possível alugar uma espreguiçadeira e guarda sol para passar o dia.

Escultura Portal dos Maias
Escultura Portal do Maya

A 5a avenida, uma longa rua para pedestres, onde estão vários restaurantes, bares, lojas e shoppings, é também um dos grandes atrativos de Playa del Carmen.  A igrejinha de Nuestra Señora del Carmen, que fica na Plaza los Fundadores, também merece uma visita.

 Igrejinha de Nuestra Señora del Carmen
Igrejinha de Nuestra Señora del Carmen

Para quem pretende curtir a vida noturna, o local mais famoso é a Coco Bongo.

5a Avenida
5a Avenida

Garanta seu ingresso para o Cirque du Soleil JOYÀ! na Riviera Maya e pague em até 6 vezes

1 dia em Tulum

Em Tulum fica o único sítio arqueológico maia à beira mar. De Playa del Carmen é possível pegar uma van pública até a zona arqueológica, o que leva cerca de 40 minutos. O local funciona todos os dias, das 8h às 17h, com última entrada às 16h30. A entrada custa 64 pesos mexicanos.

Zona arqueológica de Tulum
Zona arqueológica de Tulum

As ruínas de Tulum é uma das mais visitadas do México. A construção é do ano 564 e a cidade funcionou como porto comercial dos maias.  É possível visitar a zona arqueológica em 1 ou 2 horas, mas você pode aproveitar o restante do dia nas praias de Tulum, inclusive, a que fica em frente às ruínas, e também conhecer o povoado.

Tour a Tulum e ao Parque Jungla Maya em até 6 vezes

Reserve seu Tour a Tulum 

1 dia passeio Chichén Itzá, cenote e Valladolid

Várias agências em Playa del Carmen oferecem um tour de um dia que inclui Chichén Itzá, algum cenote e a cidade de Valladolid. Essa é a forma mais econômica e mais fácil de visitar Chichén Itzá, saindo da Riviera Maia.  Chichén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais importantes do México, especialmente, porque lá que se encontra a Pirâmide de Kulkucán, que é uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo e Patrimônio Mundial da Unesco.

 Pirâmide de Kulkucán
Pirâmide de Kulkucán

O cenote que normalmente as agências dizem que vão é o Ik Kil, mas nos levaram para outro, o que foi muito bom, pois estava vazio, somente com nosso grupo. Já Valladolid é uma charmosa cidade colonial, que está incluída no programa Pueblo Magicos.

Igreja de Valladolid
Igreja de Valladolid

O passeio inclui o transporte, guia, entradas e almoço buffet, sem bebida.

Reserve seu tour guiado para Chichén Itzá

1 dia Cenotes + Akumal

Nos arredores da Riviera Maya existem inúmeros cenotes, que são cavidades naturais com águas subterrâneas. Alguns eram utilizados para rituais de sacrifícios maias. Mas hoje nos cenotes é possível fazer mergulho com snorkell ou cilindro ou simplesmente nadar e relaxar.

Cenote Suytun
Cenote Suytun

Vale a pena ir em mais de um, quando estiver na Riviera Maia. Nós fomos no Suytun, no passeio para o Chichén Itzá e depois no Dos Ojos. De Playa del Carmen saem vans que leva a vários cenotes que ficam na rodovia principal.

Cenote da zona de Dos Ojos
Cenote da zona de Dos Ojos

Próximo de Dos Ojos, entre Playa del Carmen e Tulum fica a praia de Akumal, uma das mais bonitas da Riviera Maya. Mas o melhor para fazer lá é alugar snorkell para observar as tartarugas que ficam na praia, além de muitos peixes, corais e arraias. Na praia ficam vários quiosques que alugam o snorkell, nadadeiras, colete salva vidas e também oferecem tours guiados, que valem a pena porque o guia sabe exatamente onde encontrar os animais.

Tartaruga em Akumal
Tartaruga em Akumal

2 dias Isla Mujeres OU Cozumel

Os últimos dois dias na Riviera Maya, você pode aproveitar para ficar em uma das ilhas próximas. As mais famosas são Cozumel, quase em frente a Playa del Carmen de onde sai o ferry para lá, e Isla Mujeres, que fica quase em frente a Cancún, que é o ponto de partida para chegar nessa ilha. Isla Mujeres não faz parte da Riviera Maia, mas fica muito próximo.

Cozumel é bem maior e segue mais o estilo Cancún, com vários resorts. Já Isla Mujeres é bem menor e tem mais pousadinhas, por isso, escolhemos ela. Em Isla Mujeres também fica o famoso Museo Subacuático de Arte.

Museu subaquático de Isla Mujeres
Museu subaquático de Isla Mujeres

Para quem tem mais dias na região da Riviera Maia pode aproveitar para conhecer várias outras atrações como os parques Xcaret, Xel-Há e X-plor.

Outro sítio arqueológico que merece ser visitado e fica na região é Cobã. Várias agências oferecem passeios para lá e também é possível chegar por conta própria. Uma esticadinha que também muita gente gosta de fazer é até a Laguna Bacalar.

Enfim, a Riviera Maya é simplesmente incrível e certamente você achará uma semana pouco neste pedaço de paraíso. Mas se é o tempo que você tem, este roteiro irá lhe ajudar a aproveitar o que o destino tem de melhor.

Outros passeios e atrações na Riviera Maya


Comentários