As principais atrações da Nicarágua envolvem as dezenas de vulcão do país. Além da Isla Ometepe e do volcano boarding no Cerro Negro, sobre os quais já escrevi, nós também visitamos a Laguna de Apoyo, uma lagoa dentro da cratera de um vulcão, próximo à cidade de Granada. A Laguna é rodeada de hotéis, pousadas e hostels e vale a pena incluir no roteiro de viagem no país para curtir um momento relax entre uma aventura e outra.
Antes de mais nada, é bom esclarecer que a laguna fica em um vulcão extinto e teria se formado há mais de 20 mil anos. O lago tem mais de 6 km de diâmetro, 21 km2 e chega a uma profundidade de 175m.
Para chegar até a Laguna de Apoyo, a melhor opção é fechar um transfer com o hotel, pousada ou hostel onde irá se hospedar ou passar o dia, pois as opções de transporte público não levam até a Laguna. Nesse caso, é preciso pegar um táxi da estrada até o hotel.
A escolha do local onde se hospedar é muito importante, pois o grande atrativo da Laguna são os próprios restaurantes, hotéis, pousadas e hostels que oferecem atividades como caiaque e stand up paddle. E, claro, o visual é belíssimo.
Nós escolhemos o Hostel Paradiso para passar uma noite. O local é muito bonito, com acomodações simples (dormitório ou privativo), mas confortáveis, um bom restaurante e com equipamentos para stand up, caiaque, bóias, slack line. O clima do hostel é muito bacana, conhecemos algumas pessoas bem legais lá.
Eles também oferecem aulas de espanhol e, em alguns dias, promovem festas. Se você procura descanso, é bom saber antes quais os dias de balada.
Uma coisa imperdível de fazer na lagoa é acordar cedinho para ver o nascer do sol. Por isso, recomendo passar uma noite pelo menos. Mas para quem está com o roteiro corrido, vale o day use.
Outras opções de hospedagem na Laguna de Apoyo
Começou a pré-venda do livro sobre a nossa Volta ao Mundo. Garanta o seu: http://fortunella.lojaintegrada.com.br/dois-no-mundo