Dia desses recebemos em nossa casa duas argentinas e uma delas fez o seguinte pedido: a gente quer ir a uma praia com água azul e areia branca como o Caribe. Respondi: praia não tem, mas conheço uma lagoa que passaria fácil por praias caribenhas na foto. E além de águas cristalinas com tonalidades azul e verde (na foto sai mais verde) e areia branca, a Lagoa de Carcará tem coqueiros e tudo mais e com uma vantagem com relação às praias do Caribe (que infelizmente ainda não conheço), a água é doce, afinal, é uma lagoa.

O paraíso potiguar de águas cristalinas. Foto: Karla Larissa
O paraíso potiguar de águas cristalinas. Foto: Karla Larissa

Por falta de tempo, as argentinas não puderam averiguar se a comparação era verdadeira ou só conversa de potiguar para vender seu peixe, mas em outra oportunidade levei um casal de espanhóis que curtiram muito ficar de boa na lagoa! E eu também adoro. Aliás, Carcará é um dos meu lugares preferidos no Rio Grande do Norte. E não é a toa: a lagoa é linda mesmo! A Lagoa de Carcará pertence ao município de Nísia Floresta,  que fica a 43 km de Natal.  O acesso difícil ajuda a preservar a beleza do lugar. Para chegar até Carcará, pelo caminho das praias (Rota do Sol), deve-se seguir pela direita ao chegar à rotatória de Tabatinga, mais a frente haverá uma entrada para estrada de barro, que infelizmente nem sempre estará sinalizada, pois por muitas vezes, as placas são retiradas. A dica é quando vir uma igrejinha no alto de uma propriedade, siga pela pela direita na bifurcação. E depois o jeito é perguntar!

Igrejinha serve de referência. Foto: Karla Larissa
Igrejinha serve de referência. Foto: Karla Larissa

Em dias de chuva, a estrada de barro pode ficar mais difícil de ser transitada, e recentemente, a ponte caiu, então, é melhor evitar se estiver em um carro de pequeno porte. Mas todo o esforço para conhecer este paraíso vale a pena. No local, a estrutura é simples, com apenas algumas barracas de locais, que oferecem mesas e guardas-sois. Lá, há também locação de caiaques e pedalinhos.

Lagoa tem opção de lazer para as crianças. Foto: Karla Larissa
Lagoa tem opção de lazer para as crianças. Foto: Karla Larissa
É um lugar para passar o dia, tomar banho, tomar sol, curtir o ócio, enfim, ficar de boa!
Euzinha de boa em Carcará. Foto: Fred Santos
Euzinha de boa em Carcará. Foto: Fred Santos
Quer saber mais sobre o município de Nísia Floresta que além de belas praias tem mais de 20 lagoas, leia está matéria que publiquei no Rota 84: http://rota84.com.br/materia/Praias-e-Lagoas-de-Nisia-Floresta

Comentários

  • Adoro essas paisagens surpreendentes, principalmente quando são escondidas. Por aqui gostamos muito do lago de Sainte Croix, no Gorges du Verdon que apesar de não ser nada escondido, é uma boa alternativa às praias cheias do mediterrâneo no verão. Ou quando queremos ir à praia pra curtir o snorkel, fazemos uma boa caminhada no parque dos calanques pra chegar até o mar, certeza de que poucas pessoas escolherão o mesmo lugar e garantia de paisagem bem preservada!

    • Oi Natália, que coisa mais linda esse lago Saint Croix!Definitivamente Provence deve ser demais! Esta na minha lista de lugares para conhecer! 🙂

      🙂

  • Pingback: Lagoa de Carcará, uma surpresa! .: O mundo aos meus pés()

  • Estive na lagoa de Carcará esta semana. tudo muito bonito! Anotei as dicas do seu post mas como não tenho senso de orientação, acabamos nos perdendo… fizemos o caminho mais longo. Quem estiver próximo a Natal, não deve deixar de visitar!

    • Oi Pat! Que legal que foi conhecer a lagoa. É linda demais, né? O acesso é realmente difícil, se perder na primeira vez faz parte! Bjs e obrigada pela visita ao blog!

  • Pingback: 10 lugares gratuitos ou baratinhos para curtir as férias com as crianças em Natal e RN | Compartilhe Viagens()

  • erik

    fui ontem com a minha família e ficamos apaixonados!!
    Santos-sp