Dia desses recebemos em nossa casa duas argentinas e uma delas fez o seguinte pedido: a gente quer ir a uma praia com água azul e areia branca como o Caribe. Respondi: praia não tem, mas conheço uma lagoa que passaria fácil por praias caribenhas na foto. E além de águas cristalinas com tonalidades azul e verde (na foto sai mais verde) e areia branca, a Lagoa de Carcará tem coqueiros e tudo mais e com uma vantagem com relação às praias do Caribe (que infelizmente ainda não conheço), a água é doce, afinal, é uma lagoa.
Por falta de tempo, as argentinas não puderam averiguar se a comparação era verdadeira ou só conversa de potiguar para vender seu peixe, mas em outra oportunidade levei um casal de espanhóis que curtiram muito ficar de boa na lagoa! E eu também adoro. Aliás, Carcará é um dos meu lugares preferidos no Rio Grande do Norte. E não é a toa: a lagoa é linda mesmo! A Lagoa de Carcará pertence ao município de Nísia Floresta, que fica a 43 km de Natal. O acesso difícil ajuda a preservar a beleza do lugar. Para chegar até Carcará, pelo caminho das praias (Rota do Sol), deve-se seguir pela direita ao chegar à rotatória de Tabatinga, mais a frente haverá uma entrada para estrada de barro, que infelizmente nem sempre estará sinalizada, pois por muitas vezes, as placas são retiradas. A dica é quando vir uma igrejinha no alto de uma propriedade, siga pela pela direita na bifurcação. E depois o jeito é perguntar!
Em dias de chuva, a estrada de barro pode ficar mais difícil de ser transitada, e recentemente, a ponte caiu, então, é melhor evitar se estiver em um carro de pequeno porte. Mas todo o esforço para conhecer este paraíso vale a pena. No local, a estrutura é simples, com apenas algumas barracas de locais, que oferecem mesas e guardas-sois. Lá, há também locação de caiaques e pedalinhos.