Se você já está planejando uma viagem para a Croácia ou sonha em algum dia conhecer o país, certamente colocou na sua lista conhecer os Lagos Plitvice. Se não, deveria. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde a década de 1970, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice (Plitivicka Jazera, em croata) chama atenção pelo grande número de lagos, cachoeiras em tons de verde e azul, dentro de um enorme bosque. O Plitvice fica a 130km da capital Zagreb e pode ser visitado em um bate-volta ou no caminho de uma viagem de carro pelo litoral da Croácia, que foi o que fizemos.
De Zagreb é possível chegar até o Paque Nacional de ônibus, várias empresas fazem o trajeto e partem da capital em vários horários (a passagem custa a partir de 75 kunas +- 10 euros. Compre no site da Rodoviária de Zagreb); passeios oferecidos por agências, com valores que variam de acordo com a estação; ou de carro, que foi o nosso caso.
Alugue um carro pela Rentalcars.com.
De carro, levamos mais 2h para chegar até a entrada do Parque, pois fizemos uma parada para comprar lanche (já que iríamos passar o dia inteiro no parque e lá tudo custa mais caro) e também fizemos uma breve visita a Rastoke.
A dica de Rastoke nos foi dada pelo recepcionista do Hostel Zagreb, onde nos hospedamos na capital. Rastoke é a parte antiga do município de Slunj, um lugar lindo, com moinhos e cachoeiras ao longo do rio Slunjčica. Este rio deságua no Korona, que é o rio que dá origem ao Parque Nacional de Plitvice. É uma pequena amostra do que encontraríamos no parque.
Para quem vai de carro é importante lembrar que na estrada há cobranças de pedágio que variam de acordo com a estrada escolhida e também é preciso pagar pelo estacionamento, que custa 7 kunas a hora (quase 1 euro por hora).
Os horários e o valor da entrada dependem da estação do ano em que você fará a visita. Veja a tabela de preços. Nós fomos no verão, estação mais cara, mas ainda conseguimos ir dois dias antes do preço aumentar. A diferença foi quase 10 euros a menos para cada, então, vale a pena o planejamento.
O parque é grandioso. São 300km2, então, gasta-se no mínimo um dia inteiro para visitá-lo. É importante chegar cedo. E se quiser sair mais tarde sem preocupação é possível hospedar-se em um dos hotéis que ficam dentro do parque ou nos arredores.
Reserve seu hotel nos Lagos Plitvice.
O ingresso dá direito a um trecho de barco e também de ônibus. O parque tem uma excelente estrutura, com banheiros, centros de informações, cafés e sinal de wifi na entrada. Boa parte das trilhas possuem estrutura de passarela de madeira.
O verão é provavelmente a estação em que o parque mais recebe visitas e as passarelas ficam um pouco congestionadas. Por isso, resolvemos começar o nosso passeio da entrada 1, em direção a Veliki Slap, a grande cachoeira, e depois fizemos a trilha por cima até o P3 (essas informações estarão no mapa atrás do ingresso), de onde pegamos o barco até o P1. Do S2, seguimos de ônibus até o ST1 e depois caminhando até a entrada. Caminhando por cima, conseguimos vistas incríveis dos lagos do alto e ficamos a maior parte do tempo apenas a gente (eu, Fred e Léo, um brasileiro que conhecemos em Zagreb).
Para fazer esse percurso, levamos em torno de 6h, com várias paradas para fotos. O tempo de caminhada varia entre 2h e 4h e, em geral, é de nível bem leve. Por cima é apenas um pouco mais difícil do que pelas passarelas.
O Plitvice está, sem dúvida, na lista dos lugares mais lindos que já visitamos. Mas é preciso ter em mente que a beleza do parque é diferente de acordo com a estação do ano. No inverno, por exemplo, neva e algumas áreas ficam congeladas. E deve ser belíssimo também!
No verão, diferente de outros lugares que visitamos na Croácia, a temperatura estava muito agradável, em torno dos 22 graus. Também fez um sol maravilhoso, enquanto estava chovendo em Zagreb, e a água estava com uma cor incrível.
Muito importante saber que é estritamente proibido entrar na água no Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Se você quer nadar nos lagos croatas, precisa visitar o Parque Nacional de Krka, que também visitamos e sobre qual escreverei outro post.
Leia também:
Verão na Europa: dicas para você planejar sua viagem
Croácia: locais de filmagens de Game of Thrones e como fazer fotos inspiradas nas cenas da série
Croácia: roteiro para 10 dias e dicas para viajar de carro
Viaje Tranquilo