Viajar para outros países é uma oportunidade de conhecer outras culturas, aprender ou praticar outras línguas. Uma outra forma de vivenciar essas experiências é hospedando um intercambista. Há tempos que eu queria apresentar a vocês o trabalho da AIESEC, uma organização global sem fins lucrativos que se propõe a gerar líderes conscientes, através de intercâmbios e voluntariado.
Encontrei agora uma ótima oportunidade, pois eles estão em busca de voluntários para receberem jovens de várias partes do mundo que chegarão nos próximos meses. Para explicar melhor como funciona o trabalho da AIESEC e como fazer para receber um jovem em casa, fiz uma rápida entrevista com a Diretora de Intercâmbios Sociais para Organizações da AIESEC Natal-RN, Carla Cecília Santos.
Compartilhe Viagens: O que é a AIESEC?
Carla Cecília: A AIESEC é uma organização jovem que tem como objetivo gerar líderes conscientes. Nós nascemos em Roterdã, Holanda, depois da segunda guerra mundial, quando um grupo de jovens resolveu que eventos como o da segunda guerra mundial não podiam mais existir, e para isso precisamos começar a desenvolver as pessoas, os líderes do futuro. Aqui no Brasil surgimos após a ditadura militar, pois a primeira tentativa de implementação do nosso escritório, durante a ditadura militar, foi frustada, e o mesmo foi quebrado pelos militares. Aqui em Natal, a AIESEC está presente fazem 3 anos.
A AIESEC acredita que somos nós jovens que podemos fazer a diferença e mudar o mundo, logo, nossos programas para desenvolver liderança são para os jovens que têm entre 18-30 anos, com exceção do programa Hospede um Intercambista.
Para finalizar, a AIESEC é: Uma organização sem fins lucrativos que tem o propósito de alcançar a paz e o preenchimento das potencialidades humanas, acreditamos que o nosso propósito é alcançado desenvolvendo líderes responsáveis e essa liderança é desenvolvida através de intercâmbios, pois desenvolver um projeto social em outro país faz você sair da zona de conforto desenvolver pontos que você nem imaginava.
Como funciona o trabalho?
A AIESEC possui 3 programas: Cidadão Global, Hospede um Intercambista e Talentos Globais. O Talentos Globais é o programa que permite desenvolver sua liderança trabalhando na organização; o Cidadão Global permite que você viaje para desenvolver sua liderança realizando trabalho social em outro país e o Hospede um Intercambista é o programa no qual você recebe os intercambistas de outros países que se inscreveram para realizar trabalhos sociais em Natal.
Todos os programas são voluntários.
Como fazer para receber um intercambista?
Para receber um intercambista, basta se inscrever por meio desse link: bit.ly/natalhost
Ao recebermos a inscrição, entramos em contato e marcamos uma entrevista (no próprio link a pessoa já escolhe o horário da entrevista). Nessa entrevista falamos mais sobre a AIESEC, sobre os intercambistas, sobre a proposta de uma maneira geral, e fazemos umas perguntas para conhecer melhor o voluntário que está querendo hospedar.
Os intercambistas desenvolverão o projeto por 6 semanas, logo, eles chegam em Natal um pouco antes e saem um pouco depois, sendo assim, o Host receberia o Intercambista por cerca de 7 semanas.
Quais as obrigações e quais as vantagens?
As obrigações são: fornecer um local para dormir, local para lavar roupa, e não cobrar pelo uso da água, energia e internet.
Vantagens: 10% de desconto no nosso programa Cidadão Global, que é o programa que possibilita o intercâmbio social, caso hospede uma vez, ou 15% caso hospede duas vezes e participar de eventos onde a AIESEC e os Intercambistas estão, como nosso seminário de chegada, encerramento e festa de boas vindas para os intercambistas.
Além disso, outros benefícios são: praticar outra língua com uma pessoa nativa, aprender sobre outra cultura e ajudar as ONGs e escolas públicas de Natal.
Hospedar é, literalmente, trazer uma parte do mundo para sua casa.
Quais são as dúvidas mais frequentes que as pessoas têm sobre hospedar um intercambista?
* Eu não tenho quarto sobrando, posso hospedar?
Sim, não é necessário disponibilizar um quarto, na verdade, a maior parte dos intercambistas dividem quarto ou dormem na sala, isso não é um problema.
* Eu não tenho tempo, passo o dia trabalhando, como vou dar atenção ao intercambista?
Eles vêm desenvolver um projeto, logo, ficarão um dos turnos, geralmente manhã, no seu local de trabalho e no outro turno geralmente eles saem com os outros intercambistas. Vale lembrar que eles ficaram morando contigo por cerca de 7 semanas, logo, muitas noites e fins de semana existirão para que vocês possam socializar.
* Quem são essas pessoas que vem?
São jovens com idade de 18 a 30 anos que querem desenvolver sua liderança e fazer alguma mudança. Eles passam por uma entrevista na AIESEC do país deles, após isso eles entram em contato conosco e são selecionados.
Sobre os intercambistas que estão para chegar em Natal, quando eles chegam, de quais países são, quanto tempo vão ficar e projetos que eles vão realizar?
Receberemos intercambistas em junho, julho e agosto. Ainda estamos fechando com vários que virão, porém já estamos com 25 confirmados para junho, 30 para julho e 11 para agosto.
Países: Colômbia, Argentina, México, EUA, Canadá, Egito, Turquia, Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Polônia, Suíça, Bélgica, e estamos com mais pessoas de outros países em processo.
Os intercambistas vêm realizar trabalhos sociais em ONGs e Escolas Públicas de Natal. Aqui em Natal rodamos dois projetos no momentos. O X4Change: eles dão aulas de inglês e espanhol de maneira dinâmica para crianças e/adolescentes. E o Smarketing: eles ajudam na parte administrativa e de marketing do local.
Os projetos rodam por 6 semanas, ao todo os intercambistas ficam na cidade por volta de 7 semanas, pois chegam uns dias antes e saem uns dias depois do projeto acabar.
Alguns intercambistas que chegarão a Natal nos próximos meses e que você pode hospedar: