Não. Não ganhamos na Mega-Sena, não estamos ricos. Aliás, muito pelo contrário. Mas sim, vamos dar a Volta ao Mundo!!! Em abril, eu e o maridão, Fred Santos, partiremos para uma viagem de sete meses por esse mundão que Deus nos deu.

Como assim dar a Volta ao Mundo? Nós vamos fazer uma volta de 360º pelo planeta Terra, visitando todos os continentes, com exceção, é claro, da Antártida. Por enquanto! É óbvio que não vamos visitar todos os países, mas iremos passar por pelo menos uns 17, além de muitas cidades.

Conhecer o Mundo é o sonho de 10 entre cada 10 viajantes. E comigo não era diferente. Desde criança, os meus sonhos giravam em torno dos lugares que eu conheceria um dia. Mas eu sempre dizia: tenho que viver duas vidas para conhecer todos os lugares e fazer tudo que eu quero! Mas, ideologias e religiões a parte, como ninguém me garante que terei outra vida, resolvi viver os meus sonhos nessa vida mesmo. Pois já dizia Charles Chaplin: “a única coisa tão inevitável quanto a morte é a vida”!

Não deixe seus sonhos serem sonhos! Realize-os!!

Bem, como vocês podem imaginar, não tomei essa decisão do dia para noite e nem sozinha! A primeira vez que cogitei essa possibilidade foi quando eu conheci (mesmo que virtualmente) a Fernanda Souza do blog Preciso Viajar. Ela também faz parte da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e fez uma volta ao mundo, viajando por um ano! Sozinha!!

Um belo dia, lendo o blog dela, comentei: “Admiro muito a sua coragem em largar tudo e dar a volta ao mundo. Mas com certeza o que você ganhou com isso não tem preço. Também tenho o sonho de conhecer esse mundão, mas acho que no meu caso, a volta ao mundo terá que ser feita aos poucos e ao longo de anos, mas quem sabe um dia, eu consiga. Virei sua fã!”. E olha só o que ela me respondeu: “Olha, em termos financeiros posso dizer que a volta ao mundo é possível sim. A minha foi feita com o valor de um carro popular (eu tinha 1 sandero). Com certeza, o que aprendi e vi não tem preço. Sei que é difícil largar tudo, mas vai que um dia você consiga uns 3 meses de licença…já dá para fazer muita coisa!!!”. Terminei o diálogo com a seguinte afirmação: “Quem sabe! Não vou perder as esperanças! Hehe”

E não perdi mesmo, desde esse dia, 21 de julho de 2012, fiquei com aquilo martelando na minha cabeça. Será? Mas para mim a coisa não era tão simples assim, precisava que Fred Santos apostasse na ideia.

E foi em um domingo de setembro que ele me deu a maior prova de amor que ele poderia dar: disse “Sim” (outra vez, depois do casamento)! E embarcou no sonho junto comigo. Falei para ele que três meses eram suficientes, mas ele olhou para mim e disse: por que não seis? E agora serão sete meses!! 🙂

Dentro de dois meses, eu e Fred Santos embarcaremos na maior viagem de nossas vidas!
Dentro de dois meses, eu e Fred Santos embarcaremos na maior viagem de nossas vidas!

Tomar a decisão (sonhar) foi apenas o primeiro passo. No dia que decidimos isso não tínhamos sequer R$ 1 sobrando. Pelo contrário, cartões de créditos com altos valores para pagar, empréstimos, balão de apartamento para quitar entre tantas contas.

Então, a partir daí, entramos numa operação de guerra para economizar. Quando digo economizar é desde os R$ 3 do estacionamento. Mas só isso não seria suficiente. E foi, então, que aprendemos a primeira lição de uma Volta ao Mundo, mesmo antes de embarcar nela: é preciso praticar o desapego!!!

Sim, para fazer a viagem iremos abrir mão do conforto do nosso lar, da presença dos nossos amigos e familiares, da nossa carreira (teremos que deixar nossos trabalhos), do nosso país, da nossa cultura, enfim, de muita coisa! Então, também precisaríamos encarar o desapego material e Fred Santos foi quem deu o primeiro passo e vendeu as coisas que mais gostava: iPhone, guitarra, Playstation, Tv, só para citar algumas coisas que tivemos que nos desfazer, além do carro, que vendemos essa semana e o apartamento que iremos alugar pelo período que estaremos longe!

Todo esse sacrifício para realizar um sonho? Sim! “No pain, no gain”. Sem dor não há ganho! Isso sem falar das preocupações que já tivemos em torno do projeto, da procura pelas passagens, tentativas de parceria, etc.

Mas durante todo o percurso até aqui, que é só o começo, tivemos o apoio dos nossos familiares e amigos. Ao contrário do que eu pensava, que a maioria ia me encarar com cara de “Pirou?”, temos recebido muito incentivo! Acho que todos sempre esperam uma maluquice da minha parte! A reação do meu pai, entretanto, foi a mais entusiasmada, afinal era de se esperar, pois herdei dele o gosto pelas viagens. Contamos a ele em um almoço quando estávamos em Buenos Aires, ele olhou e disse: “O que??? Eu vou com vocês!!!!” Depois raciocinou por 1 segundo, e falou: “se eu tivesse a idade de vocês, com a cabeça que tenho hoje, faria o mesmo!! Do que vocês precisam?” Esse é meu pai! Risos!

Minha mãe e os pais de Fred também apostaram na ideia e têm nos ajudado bastante. A mãe de Fred, inclusive, escreveu um cartãozinho lindo com a seguinte mensagem: “Eu sei que desistir de um objetivo difícil é mais cômodo do que persegui-lo. Por isso, admiro a coragem de vocês”.

Além dos nossos pais, muitos amigos têm ajudado como podem, alguns comprando o que colocamos à venda, outros ajudando com o roteiro e dando apoio durante as crises emocionais! hehe Agradeço a todos eles e principalmente a duas queridas, que ainda não conheço pessoalmente, mas que certamente já considero amigas: a Fernanda Souza (culpada por tudo isso!) e a Maria do Carmo, do Fast Pass Viagens, que têm me ajudado no que vocês possam imaginar!

Diante de tanta conspiração do Universo a nosso favor, compramos, em janeiro, nossas passagens de Volta ao Mundo, com saída de Londres para Cingapura, em 16 de abril. Ainda faltam as passagens Natal-Londres, por isso, ainda não temos a data exata de partida, o que deveremos resolver em breve.

No entanto, a partir de agora vocês poderão acompanhar cada detalhe do planejamento da nossa viagem, bem como o próprio desenrolar de nossa Volta ao Mundo. E disso tudo, só tenho uma certeza: partirei uma e voltarei outra! Pois, é impossível vivenciar uma experiência como essa e não mudar! Para melhor, estou certa!

Afinal, como cantaria Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.


Comentários

  • Karla e Fred: a concretização do grande sonho de vocês está prestes a iniciar. Esse sonho, vai acabar numa linda viagem de uma casal ao redor do mundo, acompanhado de belas páginas com fotos de um sonho transformado em realidade. Desejo muita e muitas felicidades para vocês. Vou acompanhar, curtir, comentar e compartilhar – Volta ao Mundo de Karla e Fred.

    • Muito obrigada Walter!! Estamos muito feliz e o apoio de pessoas como você só nos dá mais vontade de seguirmos com nosso sonho!! Será um prazer tê-lo como leitor!! Abraços!!

  • Iza Razera

    Já arrumei a mochila e vou de carona nessa trip. Vou seguir voces pelo mundo. Enjoy.

  • Li este post emocionada! Tomar a decisão e acreditar que vai dar certo… adoro esses passos de fé! Tenho certeza que a viagem vai ser incrível e vou acompanhar tudo timtim por timtim. E vou voltar sempre a esta página pra ganhar forças e começar a praticar o desapego. Um dia vou escrever meu próprio planejamento de volta ao mundo e direi… “Quando eu li o post da Karla e do Fred, do Compartilhe Viagens….”.
    Beijo pra vocês!

    • Ah! Elaine, muito obrigada pela força!! Estamos muito felizes! E quanto a você, comece o planejamento porque o sonho não pode ser apenas um sonho, temos que realizá-lo!!bjus

  • Oi Karla,

    Acompanho seu trabalho aqui no CV e adoro. Espero que essa experiência traga muitos frutos pra vcs…mais companheirismo, histórias, amigos, felicidade.

    Também fiz uma volta ao mundo, inclusive conversei muito com a Fê sobre isso…muitas histórias 🙂

    Desejo toda a sorte do mundo pra vcs!!!

    Beijo grande

    • Oi Guilherme!! Obrigada por seu apoio e sua ajuda até aqui!! Aliás, nos próximos dias vem outro post onde tem agradecimento a você também. Afinal, tenho te perturbado bastante e olho seu blog todo dia! hehe Obrigada!! Estou muito feliz!

  • Karla e Fred, parabéns pela coragem! Não vejo a hora de viajar com vocês através dos posts!!
    Vcs me deixaram com uma baita vontade de fazer o mesmo… Quem sabe um dia!!
    Boa sorte!!

    • Ah! Que prazer Carolina!!! Eu estou tão feliz que quero que todos sintam essa felicidade! E se você tem esse sonho, vá em frente! 🙂

  • Emilienne Lucye Govindin

    Sempre soube que vc a pessoa mais impetuosa, destemida, incansável, insistente, corajosa, organizada e metódica que eu conheço realizaria TODOS os seus sonhos e objetivos!!!
    Mais em sete meses É RECORDE!!!!!!!! heheheh

    Orgulhosa demais!!!!
    Ansiosa pra ver e ouvir tudo sobre “a espetacular viagem de volta ao mundo de Karla e Fred”

    Ah parabéns blog bombando!!!!!!!!!!!

    beijos beijos
    AdorooOo!

    • Mimi, jamais seria capaz de me definir com tantos adjetivos!kkk Muito obrigada pelo apoio e por favor, temos que nos ver antes de eu viajar!! bjus

  • Jamille

    Adorei!!! Já tô super empolgada! Quero fazer o mesmo! uhuuuu

    • Jamille,

      Como eu já disse aqui, eu nem viajei ainda e já estou tão feliz que quero que todo mundo faça o mesmo!! Se precisar de ajuda, estarei aqui!bju

  • Karla!

    Parabéns e assim como você acredito que não há prova de amor maior que incentivar um sonho e embarcar junto com você nessa super aventura.
    Vou acompanhar cada texto e viajar junto com vocês estes 7 meses.
    Beijos e conte comigo para o que precisar também!

    • Oi Vânia, obrigada! Realmente sonhar junto é uma prova de amor e tanto! Tenho muita sorte! bjus

  • Karla
    Desapego e empreendedorismo, o que mais há dizer? Tirei o chapéu pra vocês! Terei o maior prazer em acompanhar essa linda aventura. Meus parabéns, sucesso!
    Abraço

    • Obrigada Pati! O prazer será meu de tê-la como leitora! 🙂

  • Já fiz uma volta ao mundo em 2011. Os trechos grandes eu tirei com milhas (BH-Toronto, Toronto-Hong Kong e Lisboa-BH) e comprei os pequenos. Acabei gastando pouquíssimo.Optei por países que não exigiam visto. Única exceção, a Índia. Se quiserem dicas é só perguntar.

    • Oi Marco, que legal que conseguiu tirar com milhas, uma ótima economia!! Quero dicas sim, principalmente de Hong Kong. Obrigada!

  • Pingback: Nosso apertado orçamento para a Volta ao Mundo | Compartilhe Viagens()

  • Jaqueline

    Também queroo! Já estou juntando grana pra isso, ficarei ligada no blog de vcs! Td de bom e boa viagem!

    • Oi Jaqueline, junte realmente o máximo que puder, todo o esforço é válido para realizar esse grande sonho, que certamente será uma das maiores experiências da da vida!!!

      Qualquer dúvida, só perguntar!

      Abraços!!

  • Pingback: Quanto dinheiro é preciso para uma viagem de volta ao mundo()

  • Oi Karla, um pouco atrasada, mas achei teu blog agora, e o primeiro post que li foi esse. Vou procurar já mais sobre a viagem de vocês, fiquei encantada. Eu sonho todos os dias com isso, é uma das coisas que movem minha vida, tipo aqueles sonhos que dão sentido e que fazem tudo girar em torno deles, pois é. Um dos meus maiores medos é não conseguir viajar sabe, até me planejo pra isso, incluindo juntar grana, mas sei lá, é difícil encontrar alguém queira embarcar nessa, apesar de já ter visto pessoas que viajam sozinhas, admito que dá um medo a mais sabe.. bom, em quanto isso me inspiro nos blogs que existem por aqui, cada um mais lindo que o outro. <3

    • Oi, Larissa (xará), tudo bem? A primeira vez que pensei na viagem de Volta ao Mundo, foi assim: “uau queria muito fazer isso, mas acho que não vai dar”. Para mim, não dava porque tinha emprego, empresa, já era casada, tinha minha casa, muita coisa para abrir mão. Para você, você acha que ainda não dá porque acha que não tem companhia. A gente é assim sempre pensamos ou colocamos obstáculos que acabam nos afastando dos nossos sonhos. Mas depois da experiência que tive te digo: se é isso que te move, corra atrás. Não espere as condições perfeitas porque elas nunca serão perfeitas. Planeje-se e siga seu caminho. O seu sonho. E acredito que não irá se arrepender. =) Tem vários outros posts que você pode ler, em breve farei o lançamento do meu livro sobre as histórias da viagem e qualquer dúvida ou se precisar de ajuda, só entrar em contato. Boa sorte! :*