Roteiro
Dia 3 – Museu dos Direitos Humanos, Parque Quinta Normal, Mercado Central
Uma das visitas mais interessantes e importantes que fizemos em Santiago foi ao Museo de la Memoria y de los Derechos Humanos.
O museu “é um espaço destinado a dar visibilidade às violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado do Chile entre 1973 e 1990 (período da ditadura militar) a fim de dignificar as vítimas e suas famílias, estimular a reflexão e o debate sobre a importância do respeito e da tolerância para que esses feitos nunca mais se repitam” (trecho do Sobre el Museu no site oficial).
Apesar da temática pesada, considero esta a visita mais importante, justamente por permitir a reflexão a respeito desses temas, em uma época em que vemos o termo “direitos humanos” ser tão banalizado e distorcido e também vemos absurdos como gente pedindo a volta da ditadura no Brasil. Acho, aliás, que o Brasil carece muito de um museu como este. Fico impressionada como os períodos das ditaduras nos países da América do Sul se encerraram há tão pouco tempo e as pessoas já estão tão esquecidas dos danos que foram causados.
Não é permitido fazer fotografia ou vídeos dentro do museu, mas as coleções e exposições estão muito bem organizadas de forma interativa leva os visitantes não só a reflexão, mas também à emoção. Achei muito forte isso de ver os relatos, fotos e os seres humanos (por trás apenas dos nomes e números) vítimas da ditadura militar chilena e as famílias que foram destroçadas.
A visita é gratuita e recomendo reservar pelo menos 2 horas para ver tudo com calma.
Museo de la Memoria y de los Derechos Humanos
Endereço: Avenida Matucana 501
Estação de Metrô Quinta Normal
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h
Horário de verão em janeiro e fevereiro, das 10h às 20h
Entrada gratuita
https://ww3.museodelamemoria.cl
O Museu dos Direitos Humanos fica em frente ao Parque Quinta Normal, um parque enorme com muito verde, lago com pedalinhos, um “invernadero” e também vários museus: Museu Nacional de História Natural do Chile, Museu de Ciência e Tecnologia, Museu Ferroviário de Santiago, Museu de Arte Contemporânea. Dá para ficar uma tarde inteira lá, visitando os museus de sua preferência. Alguns têm entrada gratuita. Nós visitamos o Museu de História Natural, que é bem interessante, especialmente para quem viaja com crianças.
O parque é fechado às segundas.
Museu Nacional de História Natural do Chile
Horário: terça a sábado, das 10h às 17h30
domingos e feriados, das 11h às 17h30
Fechado às segunda-feiras
Entrada gratuita.
http://www.mnhn.cl/613/w3-channel.html
Museu de Ciência e Tecnologia (MUCYTEC)
Horário: Março a Dezembro – terça a sexta, das 10h às 17h15; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h15
Janeiro e fevereiro, terça à sexta, das 10h às 18h15; sábados e domingos, das 11h às 18h15
Entrada: $800 CLP adultos. $650 CLP crianças e $400 CLP idosos.
http://www.mucytec.cl/
Museu Ferroviário de Santiago
Horário: terça a sexta, das 10h às 17h50
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h50
Entrada: $800 CLP adultos. $500 CLP crianças e estudantes, e $400 CLP idosos.
http://www.corpdicyt.cl/mferroviario/
Museu de Arte Contemporânea
Horário: terça a sábado, das 11h às 19h
Domingo das 11h às 18h
Fechado às segundas e feriados
Entrada gratuita
http://www.mac.uchile.cl/
Dependendo do que for visitado, o passeio no Quinta Normal pode demorar bastante, como disse, uma tarde ou manhã inteira, depois de lá fomos de metrô até o Mercado Central de Santiago. Bem, o mercado de Santiago é um pouco diferente do de outras cidades. Lá tem mais restaurantes e quiosques, especializados em pratos com peixe e frutos do mar. Se você procura barraquinhas com frutas, por exemplo, irá encontrar na rua na frente do mercado.
Nós visitamos o mercado, mas acabamos não comendo lá. Pois achei um pouco chato o assédio dos vendedores (sei que é normal em um mercado, mas não sou obrigada! hehe) e como também sou vegetariana, não encontrei muitas opções. Mas já ouvi bons comentários de algumas pessoas que comeram nos restaurantes do mercado e acho que para quem gosta de pescados e frutos do mar, vale a ida.
O Mercado fica a algumas quadras da Plaza de Armas, então, se preferir, pode visitá-lo no dia em que estiver passeando pelo centro.
Se ainda sobrar tempo no seu dia, você pode aproveitar em um dos muitos parques de Santiago, como o Parque Bicentenário, que infelizmente, não tivemos tempo de visitar.
Para quem gosta, no Parque O`higgins tem um parque de diversões, o Fantasilandia (https://www.fantasilandia.cl/).
Continue lendo este post:
Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!
* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.