Roteiro

Dia 1 – Bairro Bellavista

Se você não chegou na noite anterior, dificilmente, você terá um primeiro dia completo na cidade. Nosso voo, por exemplo, chegou às 13h30 e até chegarmos no apartamento e nos acomodarmos, só começamos o passeio por volta das 15h30, 16h.

Como estávamos em Providência, bem próximo ao Bellavista, começamos por este famoso bairro da cidade e acho que essa é uma ótima maneira de começar a conhecer Santiago.

Bairro Bellavista
Bairro Bellavista

O Bellavista é um bairro com um atmosfera bem cultural de Santiago, com casarões coloridos, grafites, feirinha de artesanato, muitos restaurantes e bares com mesas nas calçadas. É ótimo para passear no final de tarde e curtir à noite. Santiago tem uma divisão um pouco diferente da que estamos acostumados. Lá tem bairros e comunas. O Bellavista é um bairro que em parte fica na comuna de Providencia e, outra, do Centro. Então, não estranhem quando algum lugar que fica no Bellavista, tiver no endereço “Providencia”, por exemplo.

Nas Calles Constitución e Dardignac se concentram os bons bares e restaurantes, incluindo, um dos queridinhos dos brasileiros, “Como Água para Chocolate”. Também fica neste quarteirão o Pátio Bellavista, um shopping a céu aberto, com muitos restaurantes, bares e algumas lojinhas. Outro território dominado por brasileiros.

Pátio Bellavista
Pátio Bellavista

O Pátio é muito bonito e tem opções para todos os gostos, além de abrigar unidades de grandes franquias como Starbucks, 100 Montaditos, Domino´s Pizza, etc.

Comemos lá no 100 Montaditos, que é uma franquia espanhola que adoro e depois no La Casa en El Aire. Mas a sensação que tive é de que tudo dentro do Pátio é muito mais caro do que nos restaurantes que ficam na mesma rua, mas do lado de fora.

Pátio Bellavista
Domingo a terça, das 10h às 02h.
Quartas, das 10h às 03h
Quintas, sextas, sábados e vésperas de feriados, das 10h às 04h
http://patiobellavista.cl/

Ainda no Bellavista está a casa do escritor e ganhador do prêmio Nobel, Pablo Neruda em Santiago. A La Chascona fica quase na base do Cerro San Cristóbal e funciona como uma casa museu.

La Chascona, a casa de Neruda em Santiago
La Chascona, a casa de Neruda em Santiago

O nome da casa é uma homenagem de Neruda a Matilde Urrutia, sua companheira. Na língua indígena Quéchua, La Chascona significa “A descabelada”.  Na época da construção da casa, em 1953, Neruda e Matilde viviam um romance secreto, pois o escritor ainda era casado. O escritor só passou a viver com Matilde na casa dois anos depois, após sua separação.

Como todas as casas de Neruda, a La Chascona é muito pitoresca, com móveis e objetos muito peculiares, que o escritor colecionava. A casa também foi construída para ter vista para as Cordilheiras dos Andes e para a cidade.

O lugar é tão interessante que vale a visita mesmo por quem não é leitor ou conhecedor das obras de Neruda.

La Chascona
Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago.
Março a dezembro – terça a domingo, das 10h às 18h
Janeiro e fevereiro – terça a domingo, das 10h às 19h
Fechado às segundas-feiras.
Entrada: $ 7.000 CLP
$ 2.500 Estudantes com carteira internacional
https://fundacionneruda.org/museos/casa-museo-la-chascona/

A visita ao bairro Bellavista se completa com a subida ao Cerro San Cristóbal, que pode ser feita caminhando ou de funicular. Nós optamos pelo funicular e escolhemos ir no final da tarde para ver o pôr do sol lá do alto.

Cerro San Cristóbal
Cerro San Cristóbal

No Cerro San Cristóbal tem uma igrejinha católica dedicada a Nossa Senhora da Conceição e a imagem da mesma santa no topo do cerro. Também tem um jardinzinho muito bonito e um zoológico (que não recomendo a visita por ser contrária a esse tipo de atração). O principal atrativo do Cerro, no entanto, é a vista para Santiago e a Cordilheira dos Andes. O San Cristóbal é o segundo ponto mais alto da cidade, está a 880m de altitude e tem 280 metros de altura (da base ao topo). O mirante do Sky Costanera, por exemplo, no qual se paga $ 10.000 CLP está a 300 metros de altura.

Santiago vista do Cerro San Cristóbal
Santiago vista do Cerro San Cristóbal

Se tiver sorte e pegar um dia limpo (infelizmente, Santiago é uma das capitais mais poluídas do mundo), dá para ver bem as Cordilheiras e os picos nevados.

Funicular
Endereço: Estación Funicular Pio Nono
Horário: das 10h às 18h45
Ida e volta – $ 2. 000 CLP adultos / 1.500 CLP crianças e idosos

Continue lendo este post:

Quer viajar para o Santiago do Chile? Confira estas promoções que encontramos para você!

Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!

* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.

Comentários