De todos os trechos que fiz na Europa na minha viagem em maio, o mais tranquilo, confortável e barato foi o de Londres a Paris com a Eurostar, a companhia de trens de alta velocidade.
Comprei as passagens poucos meses antes da viagem pelo próprio site da Eurostar, por 42,50 Euros, e como meu marido Fred Santos ainda é considerado jovem na Europa por ter 25 anos (Eu só tenho 26, tá? E ele faz 26, ainda esse ano! hehe), pagou um pouco menos, 41,50 Euros. Recebemos a confirmação da compra, juntamente com o código da reserva e os horários da viagem por email.
Como o trem sai da estação de St Pancras, reservamos um hotel a poucas quadras, o Ibis Euston St Pancras, o que nos permitiu fazer o percurso a pé, mesmo com as malas.
Você pode pensar que pode conseguir uma passagem mais barata do que essa de trem com uma companhia aérea de low cost, mas talvez esse preço fique mais elevado quando você adicionar as bagagens, check in prioritário, entre outras taxas cobradas por essas companhias.
Além disso, para irmos até o aeroporto perderíamos um tempo enorme e teríamos que pegar ao menos um trem. Fora que de avião, você tem que chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, além de ter que despachar as malas.
Com o trem é tudo mais prático. Você só precisa chegar com 30 minutos de antecedência, não precisa despachar as malas, que vão no mesmo vagão que você, então também não precisa esperar um tempão para recebê-las de voltas, como seria se fosse viajar de avião. E a única diferença é que a imigração para entrar na França, já que a Inglaterra não faz parte do acordo de Schengen, foi feita na própria Estação St Pancras e não na chegada à Paris.
A chegada à Paris, aliás, é feita na estação Garu Du Nord, no centro de Paris, que é considerada a estação mais movimentada da Europa, e possui conexões com várias linhas de metrô e trem. Lá mesmo na estação compramos o Paris Visit, tickets que dava direito a circular no metro livremente durante toda nossa estadia.
A maior curiosidade das pessoas sobre o Eurostar, inclusive era a minha, é saber como é a passagem pelo Eurotúnel, túnel ferroviário submarino que atravessa o Canal da Mancha. Confesso a vocês que dormi boa parte das 02h23 de viagem, mas pelo que me lembro, o túnel era só escuro como normalmente são os túneis! Mas lindas mesmo eram as paisagens na saída da Inglaterra e na chegada a França, principalmente porque era primavera!
Apesar da viagem durar menos de 2h30, perdemos uma “horinha”, devido a mudança do fuso horário, que é de uma hora a mais em Paris com relação a Londres.
Sobre o conforto, as cadeiras são maiores e com um pouco mais de espaço do que as de avião. Como já disse, deu para tirar um cochilo. Só não tem serviço de refeições a bordo, o que nas companhias de low coast só tem se você pagar por isso.
A Eurostar opera com vários destinos na Inglaterra, França, Bélgica e Suíça. Além de Holanda e Alemanha com conexões. Entre os principais destinos operados pela companhia estão Londres, Paris, Bruxelas e Disneyland.
Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Londres e não perca tempo em filas.
Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Paris e não perca tempo em filas.
*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Ticketbar, por meio do qual é possível comprar ingressos on- line com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter.
Compre na Livraria do Compartilhe Viagens: