A Costa dos Corais é uma área de proteção ambiental que vai desde Tamandaré, em Pernambuco, até Maceió, em Alagoas. Nesse trecho da costa, além de praias paradisíacas de águas calmas e cristalinas também tem piscinas naturais a uma relativa curta distância da faixa de areia. As mais famosas são as de Maragogi (AL), mas também são as mais disputadas. Isso significa muita gente por metro quadrado de corais. Devido a tábua de marés, nós não conseguimos fazer o passeio em Maragogi, mas fizemos nas piscinas naturais de São Miguel dos Milagres e Praia do Toque e foi maravilhoso.

 

O passeio nas piscinas de São Miguel dos Milagres é bem mais roots do que em Maragogi. Lá os passeios não são feitos por empresas nem em catamarãs. Mas sim, de jangada com um motor pequeno e pelos jangadeiros que fazem parte de uma Associação.

 

João de Liu e a nossa jangada
João de Liu e a nossa jangada

Nosso jangadeiro foi o João de Liu (Liu é o pai dele) e foi recomendado pela nossa pousada Maria Bonita (clique no link para ler a review). Ele nos buscou na pousada às 7h30 e fomos seguindo-o, de carro, até a praia de Porto da Rua, de onde normalmente sai o passeio. O horário de saída depende da tábua de marés.

 

O passeio tem duração média de 3 horas e dependendo das condições da maré incluem duas ou três piscinas naturais, que podem ser as piscinas de Porto da Rua, Toque e de São Miguel dos Milagres.

Na jangada, cabem umas 9 pessoas. Vimos muitas lotadas. Mas primeiro, fomos só nós dois com João. A entrada na jangada é pelo mar mesmo, mas é muito rasinho e a água é tranquila, não molha quase nada e dá para levar os objetos pessoais sem preocupação. A altura para subir na jangada é baixinha, bem tranquilo de subir.

A água das piscinas é completamente cristalina
A água das piscinas é completamente cristalina

Ele nos levou na piscina do Toque e nos falou que ia buscar mais duas mulheres. Ficamos lá por uns vinte e poucos minutos. Haviam outras jangadas por lá, mas nadando um pouco mais dava para ficar em um local mais reservado.

 

Depois João voltou com as duas turistas. Reconhecemos logo que uma delas era a famosa atriz Ângela Vieira, que estava com a filha, Nina. São Miguel dos Milagres tem dessas coisas. O destino tem sido muito procurado por celebridades pela tranquilidade do lugar. As duas foram muito simpáticas e o passeio foi muito divertido. Não comentamos nada que tínhamos reconhecido ela, só pedimos uma selfie no final para não passar em branco.

Com Nina, Ângela e João
Com Nina, Ângela e João

João nos levou para as piscinas, de águas cristalinas, de São Miguel e essas estavam realmente cheias de visitantes. Mas, ele encontrou um cantinho mais reservado para nós e trouxe uns ouriços do mar já mortos para alimentar os peixinhos que apareciam aos montes. Ah! Esqueci de comentar, mas a máscara e o snorkel também estão incluídos no passeio.

 

Como as piscinas de São Miguel estavam muito cheias, João nos levou novamente para as piscinas do Toque, só que dessa vez paramos em um local exclusivo, um pouco antes de onde as outras jangadas param. Aí foi ainda mais maravilhoso! Corais e peixinhos só para a gente.

 

As piscinas de São Miguel são muito rasas
As piscinas de São Miguel são muito rasas

Um detalhe: as piscinas são tão rasinhas que, em boa parte delas, dá para caminhar pela areia, sem precisar ficar nadando (por favor, não ande pelos corais). Então, deu também para a gente pegar a câmera e fazer umas fotos. Todas as fotos e vídeos embaixo d´água fizemos com o celular, com capinha de proteção porque perdi minha GoPro no dia de sair para a viagem. Estou falando isso para vocês terem uma ideia do quão cristalina é a água. Até com essas capinhas pra celular as fotos ficam boas.

Procurando Nemo
Procurando Nemo

Como falei, o passeio durou umas três horas. E tivemos uma sorte incrível, pois estava chovendo e muito nublado todos os dias da viagem pela manhã, mas nesse dia, fez um sol muito forte, o que favoreceu ainda mais o passeio das piscinas naturais. Na jangada, tinha também uns guarda-sóis para nos proteger do sol durante os trajetos entre as piscinas. Isso foi essencial para amenizar o calor.

Assista ao vídeo do nosso passeio: 

O passeio é muito tranquilo e as águas são muito calmas. Eu estava grávida de 4 meses na época e não tive enjoo nenhum. Então, acredito que seja possível para qualquer pessoa fazer.

Em São Miguel dos Milagres, o passeio custa a metade do preço que em Maragogi. Pagamos R$ 50 por pessoa, em plena alta estação. E foi tão bom que não fiz questão nenhuma de fazer o de Maragogi depois. Quem sabe em uma próxima oportunidade.

Para quem tiver interesse, o contato do João de Liu é o (82) 99350-4117. Se preferir também pode ir direto na Associação de Jangadeiros que fica na orla de Porto da Rua.

Sobre o passeio em Maragogi e dicas sobre como entender a tábua de marés, recomendo muito este post do blog Viagens Cine.

Comece a planejar sua viagem através do link abaixo:

 Alugue um carro na RentCars com o melhor preço

Inscreva-se no nosso canal no Youtube e acompanhe as nossas dicas de viagens:


Comentários