Em tempo de isolamento voluntário, muitas pessoas estão em busca de entretenimento para ajudar não só a passar o tempo em casa, mas também para nutrir a mente. Não tem sido fácil ficar confinado por tantos dias e sem uma previsão concreta de quando tudo isso vai passar. Pensando nos nossos leitores que gostam de viajar e que estão vivendo esse momento tão difícil ou também os que tiverem seus voos cancelados devido a pandemia, preparamos uma lista bem bacana de atrações que oferecem visitas virtuais. É uma ótima opção para se manter conectado com a arte – que por sinal faz muito bem pra cabeça – e uma forma de você conhecer novos lugares para entrar na sua wish list de viagens. Bora embarcar com a gente?
- Louvre, Paris – França
O Museu do Louvre é um dos mais concorridos do mundo e desejado por muitos viajantes. É lá que está a obra-prima Mona Lisa, a pintura mais famosa de Leonardo Da Vinci. E devido a este motivo, em especial, o Louvre costuma ter longas filas. Aproveite o passeio virtual para conseguir ver detalhes das obras disponíveis acompanhado de um bom chá, no conforto do seu lar. Algumas obras você encontra em alta resolução.
Importante: para conseguir fazer a visita virtual ao Louvre é preciso instalar o Flash no seu computador. O museu virtual está disponível em francês, inglês, espanhol e outras línguas.
Nós já visitamos presencialmente o Museu do Livro e contamos um pouco sobre a visita neste post: https://compartilheviagens.com.br/roteiro-em-paris-terceiro-dia-montparnasse-arco-do-triunfo-champs-elisees-e-museu-do-louvre/
- Museu do Vaticano, Vaticano
O Museu do Vaticano é inexplicavelmente cheio. É claro que estar lá dentro é muito emocionante e único, entretanto é um passeio que demanda muita paciência. São milhares de pessoas nas filas e fazendo o tour ao mesmo tempo, querendo tirar fotos e apreciar as obras de arte, apreciação que na minha opinião acaba sendo difícil de acontecer.
O passeio virtual é uma oportunidade de ver os detalhes das artes ali reunidas por séculos, principalmente da obra executada por Michelangelo, a Capela Sistina, que fica em um dos belíssimos salões, mas que você não pode tirar foto e nem conversar quando está ali.
No Museu do Vaticano você também pode ver obras incríveis de Leonardo Da Vinci, Caravaggio, entre outros. O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.
Nós já visitamos presencialmente o Museu do Vaticano e contamos um pouco sobre a visita neste post: https://compartilheviagens.com.br/roma-e-vaticano-roteiro-para-3-dias/4/
- Casa de Anne Frank, Amsterdam
Você conhece o famoso livro “O Diário de Anne Frank”, lançado em 1947? Resumidamente, ele narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Um relato tocante dos horrores cometidos contra os judeus e uma das obras mais importantes do século XX. Este livro tornou-se um dos mais lidos do mundo.
Em Amsterdam, existe O Museu Casa de Anne Frank. Virtualmente você consegue assistir a diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, visitar a sala onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra.
O museu virtual está disponível em inglês, espanhol, holandês e alemão. Há uma galeria especial em português e outras 19 línguas.
- Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos
O Metropolitan é um dos maiores e mais visitados museus da cidade de Nova York. o MET – como é conhecido – vale horas de passeio. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º, com direito a trilha sonora. Além dos vídeos em 360º, o site do MET oferece também diversos vídeos, textos e fotos sobre a história das obras disponíveis no museu, os bastidores do lugar e detalhes das exposições. Pelo mapa do museu disponível no site é possível saber mais sobre cada sala do MET. O museu virtual está disponível em inglês.
Nós já visitamos presencialmente o MET e contamos um pouco sobre a visita neste post: https://compartilheviagens.com.br/nova-york-pela-primeira-vez-roteiro-para-4-a-7-dias/8/
- Museu da Acrópole, Atenas – Grécia
O Museu Arqueológico de Atenas preserva boa parte do que restou dos adornos da Acrópole de Atenas, além de outras construções e obras de arte importantes para o país e toda a civilização ocidental. A visita é online vale a pena! E pra quem pretende conhecer a capital da Grécia, não esqueça de colocar esse tour no roteiro.
O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, espanhol, grego, alemão e outras línguas.
Nós já visitamos presencialmente a Acrópole de Atenas e contamos um pouco sobre a visita neste post: https://compartilheviagens.com.br/grecia-atracoes-imperdiveis-em-atenas/
- The British Museum, Londres – Inglaterra
O Museu Britânico abriga mais de 6 milhões de objetos valiosíssimos para a cultura mundial, motivo que atrai uma enorme quantidade de visitantes todos os anos. Percorrer todas as dependências do museu pode levar alguns dias, mesmo online. Aproveite para ver com calma as peças do acervo disponíveis no site e também detalhes sobre cada uma das galerias. O museu virtual está disponível em inglês.
Nós já visitamos presencialmente o Museu Britânico e contamos um pouco sobre a visita neste post: https://compartilheviagens.com.br/roteiro-de-4-dias-em-londres-so-com-atracoes-gratuitas/
7. Natal e litoral, Rio Grande do Norte – Brasil
A beleza natural de Natal, no Rio Grande do Norte, também está disponível para tour de forma virtual. Acessando o canal do YouTube do @sebraern e na playlist Natal e Litoral – Realidade Virtual, tenha uma experiência em VR 360 graus de diversos passeios e destinos do litoral potiguar. É de encher os olhos! Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer essa belíssima cidade, depois deste passeio certamente irá programar uma viagem por lá.
Aliás, o Nordeste deve ser o destino preferido dos viajantes no pós-isolamento, de acordo com pesquisa.
Veja a nossa sugestão de roteiro completo em Natal: https://compartilheviagens.com.br/roteiro-natal-rn-para-turistas-e-natalenses/
Resumimos acima algumas sugestões, mas a lista é extensa. Abaixo listamos outros museus para você fazer sua visita online, enquanto programa sua próxima viagem.
- Art Institute of Chicago, Chicago – Estados Unidos;
- Pinacoteca, São Paulo – Brasil;
- Museu d’Orsay, Paris – França;
- Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México;
- Newseum, Washington DC – Estados Unidos;
- National Air and Space Museum, Washington – DC;
- Galeria Uffizi, Florença – Itália;
- MASP, São Paulo – Brasil;
- National Museum of Natural History, Washington DC – Estados Unidos;
- Museu Pablo Picasso, Barcelona – Espanha;
- Rijksmuseum, Amsterdam – Holanda;
- Museu Reina Sofia, Madrid – Espanha;
- MoMa, Nova York – Estados Unidos;
- Yad Vashem Museu do Holocausto, Jerusalem – Israel;
- Van Gogh Museum, Amsterdam – Holanda;
- The Guggenheim, Nova York – Estados Unidos;
- Museu Orangerie, Paris – França;
- The Getty Center, Los Angeles – Estados Unidos;
- National Museum of Modern and Contemporary Art, Gwacheon – Coreia do Sul;
- Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil;
- La Casa Azul – Museu Frida Kahlo, Cidade do México, México;
- Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais;
- Hermitage Museum, St Petersburg – Russia;
- Ohara Museum of Art, Kurashiki – Japão;