Me mudei pra Brasília tem três meses e, de lá prá cá, me surpreendi com a oferta de programação cultural para se fazer com bebês e crianças na Capital Federal. Aqui, você só fica em casa se realmente quiser. É claro, muitos dos passeios são pagos, mas você também consegue achar opções gratuitas como parques e parquinhos em torno da cidade.

Para ajudar você a incluir em seu roteiro de viagem passeios com as crianças, preparei este post com 5 dicas imperdíveis!

Jardim Botânico

Carla e a filha Luísa no Jardim Botänico de Brasília

O Jardim Botânico de Brasília é um refúgio para quem deseja estar em contato com a natureza. São cerca de 5 mil hectares, sendo que 526 são reservados para visitação e mais de 4.430 exclusivamente para preservação e pesquisa.

Espaços com trilhas, lugares para relaxamento, admiração do Cerrado, parquinho e até mesmo um restaurante para um delicioso café da manhã.  Um excelente programa para levar as crianças e passar uma parte do dia. Listei alguns dos pontos alto do Jardim Botânico para você não deixar de fora do seu roteiro.

Espaço Infantil

O Espaço Oribá tem áreas destinadas ao lazer infantil. As crianças podem brincar de casa na árvore, cabo de guerra, castelo, espaço água, oca, gangorra, amarelinha, área para rapel, além de brinquedos mais convencionais, como escorregador e balanços. Um verdadeiro parque de diversão ao ar livre.

Trilhas

As trilhas são divididas em três tipos: Matter, asfaltada e com acessibilidade para portadores de necessidades especiais; Labiata, que leva o nome da orquídea Cattleya labiata, encontrada na Mata Atlântica e inserida neste caminho como medida de preservação da espécie; a Trilha Ecológica, com 3,5km de percurso em vários pontos do cerrado (com sorte, você pode ver vários animais presentes na fauna do cerrado) e, por último, a Trilha Krahô, uma homenagem ao povo ancestral que leva o mesmo nome e vive no estado do Tocantins, na Terra Indígena Kraholândia.

Piquenique

No restaurante Jardim Bom Demais é possível fazer um piquenique com chocolate quente, sucos, croissant, bolos e muito mais. O restaurante também disponibiliza mesas com toalhas xadrez, deixando o ambiente mais descontraído.

O Orquidário

No JB de Brasília,  existem aproximadamente 3018 orquídeas – cerca de 983 espécies nativas e 2035 híbridas – em exposição no Orquidário.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.

Ingressos: R$5 por pessoa. Crianças de até 12 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam.

Endereço: Estrada Parque Cabeça de Veado – EPCV (DF 035), entre o Balão do Big Box e o Balão da ESAF.

Site: http://www.jardimbotanico.df.gov.br/

Planetário

Planetário de Brasília. Crédito: Joana França
Planetário de Brasília. Crédito: Joana França

o Planetário em Brasília é o programa perfeito para ensinar astronomia e divertir os filhos. As projeções da galáxia no teto hemisférico encantam não só as crianças, mas a todos que assistem. O ingresso é 1kg de alimento não perecível e, para os pequenos de até 3 anos de idade, a entrada é gratuita. O espaço tem capacidade máxima para 82 pessoas. Há também um espaço para exposições e instalações para serem visitadas.

Horário de Funcionamento

Terça a sexta de 9h às 21h;

Sábado de 8h às 20h e domingo de 8h às 21h.

Endereço:  Setor de Difusão Cultural – Via N1 (Eixo Monumental) – Próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Site: https://planetarios.org.br/planetarios/planetario-de-brasilia/

Insta: planetariodebrasilia

Parque da Cidade

Vista Aérea do Parque da Cidade
Vista Aérea do Parque da Cidade

O Parque da Cidade de Brasília é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. Ele é um dos principais passeios em Brasília tanto para os moradores como para quem visita a cidade. O espaço é super tranquilo com lago e árvores que refrescam o clima quente do cerrado. Além de ser um parque muito familiar e ótimo para atividades físicas. Além disso, sempre tem algum evento rolando por lá.

Entre as alternativas de recreação estão:

  • andar de bicicleta;
  • comer churrasquinhos embaixo das árvores;
  • apreciar o lago com gansos, patos e peixes;
  • brincar nos parquinhos;
  • participar de corrida na pista de kart.

Uma curiosidade: o projeto do Parque da Cidade de Brasília foi elaborado por grandes nomes. O urbanismo é de Lúcio Costa, a arquitetura é de Oscar Niemeyer. O paisagismo conta com a assinatura de Burle Marx e os azulejos encontrados na parte externo de banheiros públicos são de Athos Bulcão.

Horário de funcionamento: livre acesso 24h por dia, todos os dias da semana.

Endereço: srps – Brasília

Site: http://www.turismo.df.gov.br/parque-da-cidade/

Centro Cultural Banco do Brasil

O espaço do CCBB é uma delícia! É realmente um convite para famílias passarem o dia juntas. Por lá é possível fazer um delicioso piquenique no gramado e com obras expostas que se tornam um verdadeiro parquinho para as crianças brincarem até se cansar.

Em se tratando de atividades culturais, há diversas exposições de cinema, arte, eventos de música e teatro. Há também um ótimo restaurante no local que oferece aos clientes lanches, bolos, refeição ou, se preferir, um delicioso café. Tudo é bem saboroso.

Horário de funcionamento:

Terça a sexta de 9h às 21h

Sábado e domingo de 9h às 21h.

Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Lote 22, SCES Trecho 2 – Asa Sul

Site: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/cultura/ccbb#/

*Entrada Gratuita

Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)

Água Mineral Parque Nacional
Água Mineral Parque Nacional

Mais conhecido como Água Mineral, o Parque Nacional de Brasília é um parque ecológico e possui trilhas e duas piscinas de água mineral, sempre corrente. Tem espaço para piqueniques e churrasco à sombra de árvores, além de passeios e trilhas nas matas. Uma excelente opção de lazer em Brasília.

Horário de Funcionamento: Todos os dias de 08h às 16h com permanência permitida até as 17h.

*O valor da entrada é R$14,00. Crianças de até 12 anos incompletos e idosos não pagam.

Endereço: Estrada Parque Indústria e Abastecimento – Via EPIA.

Site: http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/213-parque-nacional-de-brasilia.html

 


Comentários