Bogotá é uma cidade enorme, com cerca de 8 milhões de habitantes. Mas para se ter a dimensão da grandiosidade da capital Colombiana, só mesmo vendo do alto. O Cerro de Monserrate, em La Candelaria, é opção mais conhecida para se ter uma vista panorâmica da cidade, pois lá está a Basílica Santuario del Señor de Monserrate. Porém, o lado Norte da cidade só pode ser visto do alto de La Calera.
Do centro de Bogotá é possível ver a montanha e o santuário de Monserrate, que ficam ao leste, e servem como orientação para os bogotanos para se localizarem na cidade.
A basílica atual é de 1925 e é dedicada ao Senhor Caído de Monserrate, em homenagem à obra de Pedro de Lugo Albarracín, esculpido em madeira que se encontra no centro da igreja. A imagem da santa de Monserrate está em uma capela dentro da basílica.
Além da igreja, no Cerro Monserrate há alguns restaurantes, cafés e feirinha de artesanato. A vista panorâmica de parte de Bogotá é um dos grandes atrativos do Cerro.
La Calera
No mesmo dia que fomos ao Cerro Monserrate, tivemos a sorte de conhecer La Calera, levados por duas amigas colombianas, Maria Paula e Paola (Gracías, chicas!). Fomos à noite, então pudemos ver o lado Norte da cidade todo iluminado.
Para chegar lá só é possível de ônibus, carro ou táxi. La Calera é, na verdade, uma estrada (Vía La Calera) e lá não há nenhum santuário ou coisa parecida, mas restaurantes, bares e barraquinhas que vendem bebidas e petiscos.
A vista também é muito bonita. E depois de ver os dois lados da cidade do alto é possível ter a real noção de quão grande é Bogotá.