Bogotá é uma cidade enorme, com cerca de 8 milhões de habitantes. Mas para se ter a dimensão da grandiosidade da capital Colombiana, só mesmo vendo do alto. O Cerro de Monserrate, em La Candelaria, é opção mais conhecida para se ter uma vista panorâmica da cidade, pois lá está a Basílica Santuario del Señor de Monserrate. Porém, o lado Norte da cidade só pode ser visto do alto de La Calera.

Bogotá vista de Monserrate
Bogotá vista de Monserrate

Do centro de Bogotá é possível ver a montanha e o santuário de Monserrate, que ficam ao leste, e servem como orientação para os bogotanos para se localizarem na cidade.

Subida de teleférico
Subida de teleférico

O cerro foi batizado em homenagem à virgem negra de Montserrat, santa da Catalúnia, para a qual também foi oferecida a primeira capela construída na montanha, em 1657.

A basílica atual é de 1925 e é dedicada ao Senhor Caído de Monserrate, em homenagem à obra de Pedro de Lugo Albarracín, esculpido em madeira que se encontra no centro da igreja. A imagem da santa de Monserrate está em uma capela dentro da basílica.

Lateral da Basílica
Lateral da Basílica

Além da igreja, no Cerro Monserrate há alguns restaurantes, cafés e feirinha de artesanato. A vista panorâmica de parte de Bogotá é um dos grandes atrativos do Cerro.

Feirinha de artesanato
Feirinha de artesanato

Para subir ao Cerro é possível ir a pé ou optar entre o teleférico ou funicular. O funicular está em funcionamento desde 1929 e o teleférico desde 1955 e a partir dele já é possível ter uma vista da cidade. Os dois custam o mesmo preço, 17.000 COP para subida e descida. No entanto, o funicular só funciona pela manhã. A nossa opção foi o teleférico e o trajeto é bem tranquilo.

Poço dos desejos
Poço dos desejos

O teleférico e o funicular partem do prédio que serve como base para o Santuário, que fica na Carrera 2, 21-48, Paseo Bolívar, a poucos minutos do centro da cidade.

Natureza no Cerro Monserrate
Natureza no Cerro Monserrate
Estação de chegada do funicular
Estação de chegada do funicular

La Calera

No mesmo dia que fomos ao Cerro Monserrate, tivemos a sorte de conhecer La Calera, levados por duas amigas colombianas, Maria Paula e Paola (Gracías, chicas!). Fomos à noite, então pudemos ver o lado Norte da cidade todo iluminado.

Eu e Fred com Maria Paula em La Calera
Eu e Fred com Maria Paula em La Calera

Para chegar lá só é possível de ônibus, carro ou táxi. La Calera é, na verdade, uma estrada (Vía La Calera) e lá não há nenhum santuário ou coisa parecida, mas restaurantes, bares e barraquinhas que vendem bebidas e petiscos.

A vista também é muito bonita. E depois de ver os dois lados da cidade do alto é possível ter a real noção de quão grande é Bogotá.


Comentários