Por Thyago Macedo*
Para quem vai a Buenos Aires uma das maneiras diferentes de conhecer alguns pontos turísticos da cidade é o City Tour Bikes. A modalidade de passeio é nova e nos foi apresentada dentro da Press Trip da GOL e CVC. Fizemos o pedal com a empresa La Bicicleta Naranja.
O passeio completo dura mais de duas horas, passando por alguns bairros e parando em pontos turísticos. A nossa volta foi um pouco mais curta. Saímos do bairro de San Telmo e fomos até o bairro La Boca. É lá onde está o estádio La Bobonera, do time de futebol Boca Juniors, mas também é onde fica o Caminito.
Caminito é uma espécie de complexo cultural, na verdade, os argentinos os chamam de museu de arte ao ar livre. Isso porque artistas locais montam barracas para vender suas obras aos turistas, como artesanatos e pinturas. O local é cheio de prédios coloridos. Em um deles, tem uma escultura do Papa Francisco, com a qual o turista pode tirar fotos.
Ainda em Caminito, é possível encontrar restaurantes e cafeterias. O City Tour Bikes que fizemos é bem tranquilo, seguro e, com o clima ameno em Buenos Aires, torna-se bem confortável e prazeroso. Sem dúvida, é uma dica interessante.
Após o passeio de bicicleta, fomos almoçar em um barco. O Humberto M. Ele fica no Rio de la Plata e, durante o almoço, leva seus clientes para um passeio pelas águas do rio, proporcionando uma outra vista de Buenos Aires. São quase duas horas de almoço e passeio e é permito, inclusive, tirar fotos na cabine do comandante da embarcação.
Na volta desse passeio, fomos até o centro de Buenos Aires e demos uma parada no Café Tortoni. Muito mais que uma cafeteria, o local é um ponto turístico. Chegamos a encontrar fila na porta de entrada, com pessoas de vários lugares do mundo. O Tortoni foi fundado em 1858.
Também aproveitamos para conhecer o espetáculo que é a livraria Ateneo, um teatro que foi transformado em livraria no início dos anos 2000. Não por acaso, a Ateneo é tida por muitos como a mais bonita do mundo. A beleza e grandiosidade da livraria estão em todos os detalhes, como na pintura do teto, nos camarotes do teatro que foram transformados em salas de leituras e na arquitetura do prédio.
*Thyago Macedo foi enviado pelo Compartilhe Viagens para viagem a convite da CVC e GOL, com apoio da Travel Ace.
Compre na Livraria do Compartilhe Viagens: