A Austrália é um país único, uma verdadeira terra de Oz, como é chamada. Um continente-ilha, banhado por diversos mares, com uma fauna e flora exclusivas e quase 75% do seu território formado por deserto. Um oriente que se parece com o ocidente, mas o mesmo tempo é tão incomum. Até a língua do país, que é o inglês, é falado de uma forma totalmente peculiar, cheio de gírias com sotaque bem marcado, e dizem que é um dos mais difíceis de se compreender.

Por tudo isso, viajar pela Austrália é vivenciar experiências que jamais seriam possíveis em qualquer outro país. E uma viagem apenas não é suficiente diante da imensidão deste, que é o sexto maior país do Mundo.

Em nossos 30 dias em Oz, viajamos de norte a sul pela costa Leste, não necessariamente nesta ordem, e estivemos em três dos seis estados.

Antes de viajar para Austrália é importante ter algumas informações que  compartilho aqui:

Capital: Camberra

Fuso horário: UTC +8 a +10,5; no verão, UTC +9 a +11,5. Confira que horas são agora na Austrália: http://www.timeanddate.com/worldclock/city.html?n=240

Moeda: Dólar Australiano (AUD). Veja aqui a cotação atual em real.

Código de discagem: + 61

Idioma: Inglês.

Nosso roteiro: SydneyPacific HighwayBrisbaneArlie BeachWithsundaysMelbourne – Great Ocean Road

Nosso tempo de viagem: 30 dias

Nossa média de gastos:  Alta. Tivemos muita dificuldade em manter a média de 45 dólares (USD) por pessoa, dia. Uma cama de hostel em quarto compartilhado, por exemplo, saia em média 30 dólares (USD). Também tivemos gastos com aluguel de van e o passeio para Withsundays. Sydney e Melbourne, por exemplo, estão entre as cidades mais caras do Mundo.

Alta temporada: De dezembro a fevereiro, período do verão. Nós viajamos no inverno entre julho e agosto. A temperatura mínima que pegamos foi 4°C.

Exigências para visitar o país: Para brasileiros é necessário tirar visto, que é feito pela internet. Saiba como tirar o seu aqui. A vacinação contra a febre amarela não é um requisito para a análise de vistos, mas o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, no qual deve constar comprovante de vacinação contra a febre amarela, poderá ser solicitado pelos Oficiais de Imigração na Austrália. Veja como tirar seu comprovante aqui.

Tempo máximo de permanência: 1 ano.

Segurança: A Austrália é um dos países mais seguros para viajar. Além de ser extremamente organizado e propício para o turismo.

Religião: Maioria cristã

Política: A Austrália é uma monarquia constitucional com uma divisão de poder federal. O país tem um sistema de governo parlamentarista com a rainha Elizabeth II  como a Rainha da Austrália. Como a rainha reside no Reino Unido, os poderes executivos investidos nela pela Constituição são normalmente exercidos pelos seus representantes na Austrália (o Governador-Geral, em nível federal e os governadores, em nível estadual).

Gastronomia: A Austrália é um país de imigrantes, por isso, tem uma gastronomia diversa. Tem fama de fazer um bom churrasco. Um dos mais deliciosos que já provamos! A refeição principal é o jantar e não o almoço. O prato mais popular é o fish and chips. Mas também fazem parte do menu aussie animais exóticos como crocodilo, canguru ou búfalo.

Vinhos: A Austrália é um dos principais países produtores de vinho no mundo, com algumas das vinícolas mais antigas. No país são mais de 60 regiões de vinhos, cada uma com suas variedades e características únicas. Acredite, vinho na Austrália pode ser a bebida mais barata, até mesmo que água, mesmo sendo de boa qualidade.

Como viajar: A Austrália é apenas um pouco menor do que o Brasil, então, para grandes distâncias, o mais indicado é viajar de avião. No entanto, no país há uma forte cultura rodoviária, e nada mais típico do que viajar de Campervan ou Motorhome. Foi o que fizemos por mais de 2 mil km de Sydney até Arlie Beach. Já de Brisbane a Melbourne, fomos de avião. Há também linhas de trens e ônibus, mas não experimentamos.

Nos próximos dias, irei escrever sobre as cidades que visitamos e sobre as experiências incríveis que vivemos em Oz.

Reserve seu hotel na Austrália


Comentários