O que fazer

Nós ficamos duas noites em Arraial do Cabo, mas poderíamos ter mais dias, pois o destino oferece muito o que fazer.

Para quem pretende ficar dois dias inteiros como nós, compartilhamos o nosso roteiro:

* Dia 1

Trilha para a Praia do Forno

É uma trilha de uns 10 a 15 minutos por trecho, de nível fácil, e que vale bastante a pena pela vista. A Praia do Forno é uma das mais bonitas de Arraial, com águas tranquilas e várias barracas, que oferecem cadeiras de praia, guarda-sóis, mesas e até wifi. Também na Praia do Forno é possível alugar caiaque e prancha de Stand-up Paddle.

Praia do Forno
Praia do Forno

Para quem tem problemas para caminhadas ou quer mais comodidade, também é possível chegar na Praia do Forno de barco. No início da trilha, que fica próximo a Praia dos Anjos, vários barqueiros oferecem o trajeto, que é bem curto.

Praia dos Anjos vista da trilha para a Praia do Forno
Praia dos Anjos vista da trilha para a Praia do Forno

Praia do Forno vista da trilha
Praia do Forno vista da trilha

Praia Grande

Depois da Praia do Forno, seguimos para Praia Grande, muito linda também e um pouco diferente das demais praias de Arraial, com água de tonalidade mais azul e com ondas.

Praia Grande
Praia Grande

Praia Grande oferece uma boa estrutura de restaurantes, bares e lojinhas. Então, pode ser uma boa opção para a hora do almoço.

Mas muita gente prefere ir no fim de tarde, pois a Praia Grande é um dos lugares mais disputados para ver o pôr do sol em Arraial do Cabo.

Pontal do Atalaia

Como nós só tínhamos uma oportunidade de assistir ao pôr do sol em Arraial, pois no primeiro dia já chegamos à noite, escolhemos ver o entardecer no Pontal do Atalaia, que é, na verdade, um condomínio, mas com acesso livre. Chegamos cedo, a tarde estava nublada sem muita expectativas de pôr do sol, mas logo quando estávamos estacionando ouvimos alguém gritando “baleia!”. Paramos o carro e fomos observar o mar e tinham pelo menos três baleias jubarte se exibindo, fazendo acrobacias. Depois de zilhões de fotos (que nem ficaram tão boas), pegamos o carro e fomos até as Prainhas do Atalaia, onde fica a famosa escadaria, que sempre vemos nas fotos de Arraial.

Baleia Jubarte vista do Pontal do Atalaia
Baleia Jubarte vista do Pontal do Atalaia

No trajeto até a Prainha é possível ter uma bela vista da Praia dos Anjos e da cidade.

Arraial vista do Pontal do Atalaia
Arraial vista do Pontal do Atalaia

Depois da passada na Prainha, voltamos ao mesmo ponto do Pontal onde tínhamos visto as baleias para assistir ao pôr do sol. E que espetáculo! De um lado, as nuvens abriram alas para o sol desaparecer no mar. Do outro, as baleias continuavam “se amostrando”, como dizemos aqui no Nordeste.

Escadaria para as Prainhas do Atalaia
Escadaria para as Prainhas do Atalaia

Pôr do sol do Pontal do Atalaia
Pôr do sol do Pontal do Atalaia

Pôr do sol visto do Pontal do Atalaia
Pôr do sol visto do Pontal do Atalaia

Parecia que o nosso dia já estava mais que perfeito, quando descemos do Pontal, vimos a lua cheia surgir enorme no horizonte.

Lua cheia vista do Pontal do Atalaia
Lua cheia vista do Pontal do Atalaia

* Dia 2

Para o segundo dia, reservamos o passeio de barco. O valor tabelado para o passeio que inclui a Praia do Farol, Gruta Azul, Prainhas do Atalaia e praia do Forno é de R$ 60 por pessoa e caminhando pela orla da Praia dos Anjos, onde fica a marina, é possível conseguir desconto. Paga-se também uma taxa obrigatória de embarque de R$ 5, que é a parte.

Saveiro Don Juan na Praia do Farol
Saveiro Don Juan na Praia do Farol

Nós optamos por pagar o preço de tabela, mas ter o passeio diferenciado do Saveiro Don Juan, que já havia sido recomendado pela Carla Boechat do blog Fui, Gostei e Contei e também pela nossa pousada.

A grande sacada do Don Juan é que eles saem às 9h, 1 hora antes dos demais barcos, portanto, eles conseguem chegar às praias quando ainda estão vazias.

O barco também tem uma ótima tripulação e um repertório de boa qualidade (vimos outros barcos com música muito alta e de gosto duvidoso. =P). Não vou entrar em mais detalhes, pois depois farei um post só contando como foi o passeio. Mas só digo para não deixar de fazer o passeio, pois a Praia do Farol só é acessível de barco e é uma das mais bonitas que já vi por esse mundo.

O passeio tem entre 4 e 5 horas de duração e a equipe do Saveiro Don Juan vai buscar e deixar na pousada.

Como tínhamos que voltar ao Rio de Janeiro no dia em que fizemos o passeio, pegamos a estrada à tarde. Mas se você tiver mais uma noite em Arraial, pode aproveitar esse dia para ver o pôr do sol na Praia Grande.

Onde comer

Assim como pousadas e hotéis, Arraial tem várias opções de restaurantes, que vão de self-services no quilo até restaurantes com cozinha mais sofisticadas. O forte da gastronomia local são os pratos com peixes e frutos do mar.

Como disse, conhecemos mais os restaurantes próximos a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, dois que posso recomendar são o Saint Tropez e o Bacalhau do Tuga. Este último gostei mais, por possui um ambiente acolhedor e bem decorado, bom atendimento (como sou vegetariana, mesmo sem ter no cardápio, eles prepararam um prato especial para mim) e boa comida.

Eu deixei Arraial do Cabo já morrendo de vontade de voltar, espero que essas dicas possam ajudar a vocês a conhecerem esse paraíso brasileiro! =)

Quer viajar para o Rio de Janeiro? Confira estas promoções que encontramos para você!

Reserve sua hospedagem em Arraial do Cabo
Viaje tranquilo

Seguro viagem brasil 728x90

Read this post in English:

http://sharejourneys.net/2017/07/31/arraial-do-cabo-rj-tips-and-a-2-day-itinerary-to-get-to-know-the-paradise-of-the-atlantic/


Comentários