Arequipa foi a última cidade a entrar em nosso roteiro no Peru, e no fim, foi a nossa preferida. A segunda maior cidade do país fica a uma altitude de 2.300 m, e não chega a causar mal de altitude; o clima costuma ser sempre agradável, com sol e brisa fresca; e o seu centro histórico é muito bem conservado, com prédios de arquitetura notadamente espanhola. Arequipa tem um charme de cidade européia.

A cidade fica em um vale rodeado por montanhas das cordilheiras dos Andes, com vista para os vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu. Chamada de “ciudad blanca”, pois a maioria das suas construções são em pedra vulcânica de cor branca, é Patrimônio Mundial da Unesco. Para ficar ainda mais completa, Arequipa tem uma das melhores gastronomias do Peru, com pratos a base de frutos do mar, quínua e alpaca.

Catedral de Arequipa
Catedral de Arequipa

Como chegar

O Aeroporto Internacional Rodríguez Ballón fica a 8 km do centro de Arequipa e recebe voos nacionais de Lima, Cusco, Juliaca, Tacna e também internacionais vindos do Chile.

Cholitas no centro de Arequipa
Peruanas com trajes típicos  no centro de Arequipa

A cidade também possui um grande terminal rodoviário, que recebe ônibus das principais cidades do país. Os ônibus de viagens no Peru, em geral, são muito confortáveis e oferecem serviços como sala de espera, refeições a bordo, comissários de bordo etc.

Nós chegamos em Arequipa vindo de Puno e depois seguimos para Cusco, em ônibus noturno.

Onde se hospedar

Arequipa é uma cidade grande, com mais de quase 1 milhão de habitantes na região metropolitana. Para ficar perto das principais atrações turísticas da cidade, o ideal é se hospedar no Centro Histórico, nas proximidades da Plaza de Armas, pois a partir daí é possível conhecer praticamente tudo a pé. Recomendo ficar no mínimo três noites na cidade.

Nosso quarto no El Albergue Español Arequipa
Nosso quarto no El Albergue Español Arequipa

Nós nos hospedamos no El Albergue Español Arequipa, em quarto privativo. O hostel fica muito bem localizado, há 5 minutos de caminhada da Plaza de Armas, perto das principais atrações, restaurantes e lojas. Como quase todos os prédios de Arequipa, o hostel é feito com sillar, um tipo de pedra vulcânica. Os funcionários são bastante prestativos, a cozinha é disponível para uso coletivo e em cima há uma terraça com mesas e cadeiras com vista para cidade e também o vulcão Misti.

O que fazer

Arequipa tem muitas opções de lugares a serem visitados, especialmente igrejas, conventos, casarões e museus. Entre os lugares mais visitados estão a Catedral e Museu (entrada: 10 soles), que ficam na Plaza de Armas, a Igreja e complexo de la Compañia (entrada gratuita) o Monastério de Santa Catalina (40 soles), o Convento e la Recoleta (10 soles), o Convento de Santa Teresa (20 soles), a Casal del Moral (10 soles) e o Museu de Santuarios Andinos de la Universidad Católica Santa Maria (20 soles).

Plaza de Armas
Plaza de Armas

Apesar de ter a entrada cara, o Monastério de Santa Catalina é uma das mais importantes atrações turísticas de Arequipa, pois a construção de 1579 é como uma pequena cidade com arquitetura do período colonial e conta muito da história da cidade.

Museu Santuários Andinos
Museu Santuários Andinos

O Museu de Santuários Andinos também recebe muitos visitantes por contar a história da civilização Inca na região, reunindo objetos com mais de 550 anos. Neste museu se encontra a famosa múmia Juanita, uma criança que foi dada como oferenda em um ritual sagrado dos Incas, e foi encontrada em 1995 na região do Vale del Colca.

Arequipa
Arequipa

A partir de Arequipa também é possível conhecer o Vale del Colca, uma região com vilas coloniais, águas termais, cânions e pontos de observação de condores. Escreverei sobre esse tour em outro post.

Gastronomia

Como disse acima, Arequipa tem uma das melhores gastronomias do Peru. A cidade conta com vários restaurantes de comidas típicas, chamados de picanterías e também restaurantes especializados em frutos do mar e ceviche, que são as cebicherias. Não deixe de provar os pratos com carne de alpaca, que é deliciosa, e tomar um bom pisco.

Ceviche
Ceviche

Comentários