Já escrevi aqui que o jeito mais tradicional de viajar pela Austrália é de campervan ou motorhome. Nós fizemos mais de 3 mil km pela costa leste do país, sendo que quase 1 mil km de Sydney a Birsbane, seguindo toda a rota da legendária Pacific Highway.

A Pacific Highway é a rodovia número 1 da Austrália. São 960 quilômetros de extensão e liga Sydney, capital da Nova Gales do Sul, para Brisbane, a capital de Queensland, ao longo da costa.

Ao longo da rodovia, as paisagens são muito bonitas, mas ao contrário de Highway 1 americana e da Great Ocean Road, no sul da Austrália, não é possível ter uma visão do mar pelo caminho. Então, é preciso fazer a viagem com tempo de sobra para ir parando nas cidades. Nós fizemos em quatro dias e recomendo, se possível, fazer em um dia a mais.

Como já expliquei como é viajar pelas estradas do país e como se planejar, neste post, vou falar das cidades onde paramos ao longo da Pacific Highway da Austrália e o que visitar.

Compare preços de aluguel de carros na Austrália e faça sua reserva pela Rentalcars

Morisset (B)

Nossa primeira parada na Highway 1 depois de Sydney foi em Morisset, onde passamos a primeira noite, e no dia seguinte, fomos vê os cangurus no Hospital Psiquiátrico. Já falei sobre isso no post  “Onde encontrar cangurus e coalas na costa leste da Austrália”. Além dos cangurus, Morisset não tem muito o que se vê, então, faça apenas uma breve parada.

Canguru no Hospital Psiquiátrico de Morisset

Port Stephens (C)

Depois seguimos para Port Stephens. A 2h30 de carro ao norte de Sydney. Trata-se de um grande porto natural de aproximadamente 134 quilômetros quadrados que fica dentro do Parque Marinho Grandes Lagos. São 26 belas praias, águas cristalinas, com baleias e golfinhos. Por lá, há muitas casas de verão. Uma cidadezinha linda. Como fomos no inverno estava mais tranquilo, mas no verão imagino que seja bem badalado.

Port Stephens

Para quem quiser observar baleias, o período ideal é do  final de maio ao início de novembro, quando as baleias jubarte fazem a migração. Cruzeiros de observação de baleias partem de Nelson Bay. Fingal Bay e Anna Bay  também são ótimos pontos de visualização.

Nós fomos observar os pelicanos no Soldier Point, onde está a marina. Os animais são bem grandes e o voo é gracioso, vale a pena.

Pelicanos no Soldier Point

Port Stephens oferece ainda opções de ecoturismo e passeios por reservas aborígenes.

Port Macquarie (D)

Port Macquarie também tem um bonito litoral, inclusive, ficamos em um campground de frente para o mar. As praias tem costões rochosos e são vizinhas às margens do estuário do rio Hastings . A cidade também tem edifícios históricos e bem próximo do centro, apenas a 30 minutos a sul de Port Macquarie está Kendall, onde estão as aldeias e vilas do deslumbrante Camden Haven com cursos de água calmas, pesca abundante e parques nacionais lindos. Nos arredores de Port Macquarie há vários Parques Nacionais e Florestas Estaduais. S Ellenborough Falls, uma cachoeira única gota 200 metros , a mais alta da Austrália também fica próximo a Port Macquarie.

Praia em Port Macquarie em frente ao nosso campground

Como era inverno e o clima não estava para praia nem cachoeira, fomos até a cidade para visitar o Hospital de Coalas, que também já falei sobre ele no post “Onde encontrar cangurus e coalas na costa leste da Austrália”

Coala do Hospital de Coalas, em Port Macquarie

Nimbin (E)

De Port Macquarie até Nimbin é um longo caminho. Então, paramos para dormir em Lismore. Nimbin é  uma aldeia na região de Northern Rivers, ainda no estado de Nova Gales do Sul, cerca de 30 km ao norte de Lismore, 33 km a sudeste de Kyogle, e 70 km  a oeste de Byron Bay .

Rua de Nimbin
Mensagem em Nimbin
Nimbin

O caminho até Nimbin é lindíssimo, paisagens naturais intocadas, com muitas montanhas e verde. A cidadezinha é uma comunidade hippie conhecida por suas iniciativas ambientais, de sustentabilidade, auto-suficiência, e também por ser “a capital de drogas da Austrália”.

Em 1973 , foi realizado em Nimbin o Aquarius Festival, um grande encontro de estudantes universitários , profissionais de estilos de vida alternativos e ‘ hippies ‘.

Hoje a cidade recebe muitos turistas curiosos sobre a vida dos hippies. As principais atrações giram em torno da maconha, que tem direito a museu e embaixada.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada com Nimbin, esperava algo mais colorido, vivo, mas o que vi foram muitas pessoas em situação deprimente pelo uso de drogas. Nos ofereceram de tudo, mas como não curtimos esse tipo de coisa, fizemos algumas fotos e partimos logo. E na região encontramos uma lindo parque, o Nightcap National Park, onde está a Minyon Falls, uma deslumbrante cachoeira de 100 m de altura. Paramos no parque para almoçar. Lá tem mesas para piquinique e churrasqueira.

Minyon Falls

Byron Bay (F)

Uma das praias mais lindas que visitamos ao longo da Pacific Highway foi Byron Bay. O cabo Byron é o ponto mais oriental da Austrália. Com suas inúmeras praias, paisagens e estilo de vida descontraído, Byron Bay é um destino turístico popular.
Byron Bay
Aproveitamos para visitar o farol do Cabo Byron, que fica no alto de um penhasco de aproximadamente 100 m.
Farol de Byron Bay

Devido à elevação do local , uma estrutura de altura não era necessária, por isso, o farol é baixinho. A construção começou em 1899. Do farol dá para ter uma panorâmica das praias de Byron Bay. É o melhor lugar para apreciar o pôr do sol.

Em Byron Bay há muitas opções de passeios, inclusive, passeio de balão e helicóptero. A praia também recebe muitos eventos. Quando fomos, estava acontecendo um mega festival de música eletrônica, muitas pessoas de outros estados viajavam para lá. Por isso, não tinha mais hospedagem e não pudemos ficar mais tempo por lá.

Byron Bay

Gold Coast (G)

A cidade de Gold Coast é a mais famosa da Pacif Highway 1. São 57 quilômetros de litoral. A praias com ondas fazem da Gold Coast um dos destino turísticos favoritos da Austrália, atraindo 12 milhões de visitantes a cada ano. A praia mais famosa é Surfers Paradise. Mas vou falar o que acho, apesar de toda a estrutura da orla e da cidade ser muito bonita e desenvolvida, as praias não fazem jus a fama. Achei muito mais bonitas as praias de Port Stephens e Byron Bay.

Gold Coast
Surfers Paradise

Brisbane (H)

Brisbane é a capital do estado de Queensland e terceira maior cidade da Austrália. Mas não se anime, não chega a ser uma grande cidade. Tem pouco mais de 2 milhões de habitantes. A cidade tem um bonito skyline, parque e opções de entretenimento, inclusive, muitas gratuitas. Apesar disso, não é uma cidade que me encantou. O lugar mais interessante é a praia artificial que fica ao lado do rio em Southbank, já que não é uma cidade litorânea. No fim de semana, a praia lota. O local possui uma ótima infra-estrutura com vestiários e chuveiros públicos grátis, além de guarda vidas de plantão. Nesta mesma área, tem museu, centro de artes, diversos restaurantes, além de um mercado à céu aberto, onde encontram-se todos os tipos de artesanatos.

Praia artificial de Brisbane

Um dia em Brisbane é suficiente para conhecer a cidade. Mas depois da viagem ao longo da Pacific Highway provavelmente você precisará de mais um dia para descanso.

Para quem não quiser continuar a viagem de carro, de Brisbane saem vários tours para outras cidades e atrações de Queensland, como Fraser Islands, Airlie Beach e Cairns.

Mas nós continuamos a nossa viagem na hippie van até Airlie Beach, mais 1 mil km.