Olá viajantes,
Esta semana, recebemos tanta colaboração de viajantes, que nos apresentaram destinos encantadores, que pensei que ia ficar de fora. Mas, reservei para esta sexta-feira, um post especial sobre uma das viagens mais inesquecíveis que já fiz. Hoje lhes apresento: Armação de Búzios, no Rio de Janeiro, que esta semana foi eleita o melhor destino turístico de sol e praia do mundo em votação realizada pelo Salão Internacional de Turismo, Arte e Cultura (Euroal), desbancando Ibiza (ESP) e Cancun (MEX). O prêmio levou em consideração os atrativos arquitetônicos, culturais e belezas naturais.
Boa viagem!
Búzios (RJ) por Karla Larissa
Dois dias que mais pareceram um sonho. Foi assim minha estadia em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro. Estive por lá, em setembro de 2011, na semana que separava os dois finais de semana de shows do Rock in Rio (depois conto aqui como foi). Mas antes, passei dois dias em Angra dos Reis. Assim, ao invés de viajar 182 km, que é a distância do Rio para Búzios, rodei 341 km, praticamente cruzando todo o estado, em mais de 6 horas de viagem que fizemos de ônibus (a passagem do Rio para Búzios saiu por R$ 35,15)!
Mas todo esse esforço valeu muito a pena! Búzios reúne em um só lugar, beleza, tranquilidade, diversão, noitada, gente bonita, compras e boa gastronomia. Tudo que é necessário para garantir dias inesquecíveis!
Ficamos hospedados na Pousada Villa Baobá, na Ferradura, que teve um ótimo custo benefício. Muito confortável e bonita por um preço bem acessível. Aliás, Búzios é muito bem servida de hotéis e pousadas e oferece hospedagem para todos os gostos e bolsos. No nosso caso, fizemos a reserva pelo Booking.com e deu tudo certo.
Como a pousada ficava bem pertinho da famosa Rua das Pedras, começamos nosso passeio por lá. A Rua das Pedras nada mais é a rua que concentra as melhores lojas das mais variadas marcas e grifes e restaurantes de Búzios. Como lá não é permitido trânsito de carros, você pode passear tranquilamente, olhar as vitrines (no meu caso só olhar, pois a maioria das lojas é caríssima), parar para comer num bom restaurante, e, claro, tirar muitas fotos. À noite a Rua ferve com muitos barzinhos e boates, opções não faltam.
De lá, seguimos para a Orla Bardot, que nada mais uma continuação da Rua das Pedras. A Orla ganhou esse nome em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que certa vez visitou Búzios, e que ganhou uma escultura de bronze na orla, assim como o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
É em volta da orla que ficam aqueles barquinhos coloridos que vimos em novelas e filmes que mostram Búzios. Ao longo do calçadão, estão decks de madeira e banquinhos. Lá também estão os principais restaurantes, bares e pousadas de Búzios. Escolhemos um para tomar uma cervejinha e aproveitar um poético fim da tarde.
À noite, era dia de amistoso de Brasil e Argentina, e Búzios é repleta de Hermanos. Escolhemos um badalado bar, Chez Michou Crêperie, na Rua das Pedras para assistir ao jogo. E ainda bem, que deu Brasil: 2 X 0! À meia noite, cantamos o primeiro parabéns para o meu marido, Fred Santos, que completava 25 aninhos e aquele foi só o começou das comemorações.
Começamos o dia seguinte, com um passeio de barco, que custou apenas R$ 30 com direito a caipirinha e refrigerante! No passeio que levou a manhã toda passamos por muitas das belas praias da Armação. Aliás, dizem que na península são mais de 20 praias no total. Algumas delas que me lembro dos nomes foram: Canto, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes, João Fernandinho, Virgens e Tartaruga. Fizemos duas paradas de banho naquelas belíssimas águas azuis. O que não sabíamos, ao pular do barco, é que a água de Búzios parece mais, segundo a definição de Fred, “água de isopor depois do gelo derreter”. Isso porque as praias de lá recebem correntes marítimas do pólo sul. Mas mesmo batendo os queixos, o banho foi delicioso.
À tarde, praticamente sem pausa para descanso, apenas para banho, alugamos um buggy, e desbravamos Búzios, em busca dos mirantes. Do alto, podemos paisagens que pareciam mais pinturas de Deus. Entre as praias que observamos estavam: a praia Brava, Olho de Boi, Foca, Forno, Ferradura e Ferradurinha.
E foi na praia da Ferradura que pude apreciar o pôr do sol mais lindo da minha vida. A praia mais parece um lago, tamanha tranquilidade das águas de águas azuis. A Ferradura estrutura de quiosques e opções de passeios, de banana-boat, de caiaque e de lancha. Mas como era finalzinho de tarde da um dia de baixa estação não tinha quase ninguém na praia, além de nós e os garçons do restaurante em que entramos quando já estava fechando, mas que mesmo assim nos atendeu.
Depois do tour de buggy, resolvemos partir para uma disputa de kart! Isso mesmo! A corrida foi entre eu, Fred, meu primo, Arthur Henrique, e a então namorada, atual noiva, Taíza Duarte. Nem preciso dizer que fiquei em último e fiquei fora do pódio! A mim só restou fazer a foto dos vencedores: em 1º lugar, Arthur, 2º Fred e 3º Taíza. =)
Para encerrar a noite, e já com trajes descentes, resolvemos comemorar o aniversário de Fred em um restaurante de comida japonesa na Rua das Pedras. Mas antes, consegui comprar sem que o aniversariante soubesse, um bolo para cantar os parabéns!
No restaurante tinha uma banda ótima, tocando música de ótima qualidade, resolvemos ficar na parte de cima com vista para a praia e para a Rua. Depois de nos empanturrarmos de sushi e afins no rodízio, cantamos parabéns, acompanhados pela banda.
Para encerrar o dia maravilhoso, fizemos nosso último passeio de buggy para devolvê-lo, no vento gelado da noite de Búzios.
No dia seguinte, partimos cedo para o Rio de Janeiro, onde tínhamos um show a noite.
Búzios deixou saudades, mas em breve pretendo voltar lá! E quem sabe da próxima vez, curtir a balada! =)