No nosso 5º dia durante a nossa viagem por Dinamarca e Suécia, nos levantamos cedo para desfrutar de um dia inteiro na capital da Dinamarca, Copenhague.
No dia em que visitamos, houve competição de triatlo do IRONMAN de Copenhague e a cidade estava cheia de pessoas literalmente correndo e muitas ruas estavam fechadas para o trânsito, o que tornou mais agradável caminhar. Nós visitamos Copenhague em um domingo, o que tornou muito mais barato o estacionamento, pois em feriados e domingos o estacionamento é gratuito em toda a cidade. Caso contrário, dependendo da zona de estacionamento na cidade (o mais barato é Amarelo, então Azul, Verde e o mais caro é o Vermelho) e o tempo de estacionamento (hora noturna ou pico) custa entre 2-35 DKK por hora! Você pode ver os preços aqui.
Quando encontramos um bom local de estacionamento no centro da cidade, começamos a caminhar até Nyhavn para ver as famosas casas coloridas de Copenhague. É muito bonito com o sol, mas é bastante lotado com todos os turistas tentando encontrar a foto perfeita.
A partir daqui, caminhe ao longo da orla marítima até o Estado livre autônomo da Christiania. Christiania foi fundada em 1971, quando era uma antiga área militar não utilizada, onde ninguém mais estava morando. Como não havia espaço suficiente em Copenhague para alugar que fosse possível pagar, as pessoas ultrapassaram essa área e construíram suas próprias casas lá. Caminhe por estas ruas especiais enquanto você ainda pode, porque o governo dinamarquês está planejando mudá-las.
A partir daqui, você pode visitar a Royal Danish Opera House, que recebeu o Outstanding Structure Award em 2008 por sua fantástica arquitetura. Ela está localizada na Ilha de Holmen. Talvez você possa comprar ingressos aqui para um show em uma das mais modernas Casas da Ópera do mundo.
Depois de visitar a Royal Danish Opera House, você pode atravessar a ponte novamente, caminhar ao longo do cais até o Castelo de Amalienborg. No castelo de Amalienborg, você pode dar uma olhada se a Família Real está em casa nesse momento, pois é a residência oficial deles. Se a Família Real estiver em casa, todos os dias às 12 horas você pode testemunhar a troca da guarda. O castelo foi construído com mais 3 palácios em volta, formando uma praça octogonal. Historicamente, os quatro palácios foram construídos para as quatro diferentes famílias da aristocracia dinamarquesa.
Se você caminhar em direção ao Castelo de Amalienborg, você já verá o belo edifício da igreja de Frederik lá atrás. Muitas vezes, também é chamada de Igreja de Mármore, que foi construído em estilo barroco tardio. Você pode visitar a igreja de 15 de junho a 31 de agosto, todos os dias, às 13 horas, para adultos 35 DKK e crianças menores de 18 anos 3,00 euros. Eu recomendo visitar a igreja, pois é um edifício impressionante e ao visitar isso me lembrou o mesmo sentimento que eu tive ao visitar o Panteão em Roma.
Depois da Igreja de Frederiks, visitamos o Design Museum Denmark (https://designmuseum.dk/en/), que tem entrada GRATUITA para pessoas com menos de 26 anos e estudantes. Para adultos custa 100 DKK. Não ficamos desapontados porque eles exibem uma enorme variedade de design diferente de todo o mundo e séculos diferentes. É um prédio muito grande com um jardim e também um bom restaurante.
Horário de funcionamento Design Museum Dinamarca
Terça-feira – domingo das 10h às 18h e quarta-feira até às 21h; fechado em feriados públicos.
Depois, fomos mais longe para ver a Gefion Fountain, onde você pode fazer um desejo. É uma fonte impressionante no meio do porto de Copenhague.
Bem ao lado da fonte, você verá a bela Igreja branca de St. Alban’s Church, também chamada de Igreja Inglesa. Ela é do século 19 e tem estilo neogótico. Você pode descobrir quando a igreja está aberta e seus serviços, aqui.
Se você atravessar a ponte próxima da Fonte de Gefion e continuar andando direto, você chegará ao ícone de Copenhague, a Little Mermaid (Pequena Sereia), uma pequena estátua de bronze de 1,25 m de altura, baseada no conto de fadas do autor dinamarquês Hans Christian Anderson.
Você caminhará ao longo da muralha do Castelo de Copenhague. Você pode caminhar ao redor e, em seguida, entrar pelas entradas Norueguesa ou de Pinneberg. Dentro, você encontrará a casa do comandante, uma igreja e um antigo moinho de vento em cima do bastião de Kongens. As horas de abertura são diariamente das 6h até o pôr do sol e a admissão é GRATUITA.
Depois de toda essa caminhada pela cidade, você pode relaxar no Jardim Botânico. Há um belo café onde você pode se sentar, descansar e apreciar a visão perfeita e a natureza deslumbrante ao seu redor. Para saber os preços, você pode dar uma olhada com antecedência aqui.
Outra possibilidade é aproveitar a natureza em Copenhague é o King’s Garden ou Rosenborg Castle Garden (Kongens Have). Aqui também é um bom café no Pavilhão Hércules com uma excelente vista do Castelo de Rosenborg. É o parque mais antigo de Copenhague. Ambos os jardins estão abertos durante o horário de verão (01.04 – 30.09.) Diariamente das 8h30 às 18h e durante o horário de inverno das 8h30 às 16h. A entrada é GRATUITA.
O castelo de Rosenborg, que é do século 17, está aberto aos visitantes das terças a domingos, das 10h às 14 horas. Dentro funciona um museu com a coleção cronológica de reis e rainhas dinamarqueses, incluindo a coroa real.
Como um final perfeito para o dia, sugerimos visitar Rundetaarn (torre redonda) e subir no topo para uma visão incrível da cidade. Dependendo da sua visita, você poderá pegar o pôr do sol. A torre foi construído no século 17, como um observatório astronômico da Universidade de Copenhague.
Horário de funcionamento Rundetaarn
Temporada de Verão: 01.05 – 30.09, diariamente, das 10h às 20h
Temporada de Inverno: 01.10 – 30.04. segunda-feira, quinta-feira a domingo: 10h às 18h e terça-feira e quarta-feira, das 10h às 21h (fechado 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Entrada:
Adultos: 25 DKK
Crianças (5 a 15 anos): 5 DKK
Abaixo o mapa da nossa sugestão de passeio:
Escrito originalmente em inglês por Juliane Boll. Tradução para o português por Karla Larissa.