Olá viajantes!
O Compartilhe Viagens hoje está chiquérrimo! A bela jornalista e apresentadora de TV, Renata Passos, preparou para a gente um post especial sobre a região de Champagne-Ardenne, na França, que como o próprio nome diz, produz o legítmo champagne francês.
Um brinde!
Champagne-Ardenne por Renata Passos
Como não participar deste blog, se o que eu mais gosto nesta vida é viajar. E quando eu falo em viagens não interessa o destino, pois cada um deles tem o seu encanto, e nos proporciona conhecimentos e sensações diferentes. O roteiro que escolhi para compartilhar com vocês é especial porque nos remete a um ritual que conservamos para celebrar nossas conquistas ao lado de pessoas que amamos: um brinde entre taças de champagne.
Se apenas a degustação dessa bebida já é algo nobre o que dizer da visita a bela região que dá o nome a esse vinho frisante?
O mês escolhido foi maio. O ano 2010. Nesse período o clima não poderia estar mais propício o que quer dizer principalmente climaticamente agradável! A viagem inicialmente, contemplava o roteiro Paris-Londres. Mas, por sugestão do meu marido, Henrique Muniz, achamos por bem alugar um carro e passar três dos quinze dias da viagem para visitar duas das principais cidades que integram a região Champagne-Ardenne: Reims e Epernay.
O trajeto de aproximadamente 145km contempla pequenas e bucólicas cidades onde muitas delas ainda conservam o estilo medieval. A chegada a Reims reserva a surpresa de se deparar com a mistura harmônica entre o antigo e o contemporâneo. Um exemplo? Ao lado da mais antiga catedral de Notre-Dame da França, datada de 1211 (a de Paris só foi concluída em 1345), passa uma linha moderna e complexa dos veículos leves sob trilhos, que tanto almejamos para a nossa cidade (Natal).
Belezas, curiosidades e monumentos históricos não faltam. Mas, as atrações principais são mesmo as “caves” de rótulos conhecidos como Veuve Cliquot Ponsardin, Mumm, entre outros. O tour guiado pelos diversos túneis subterrâneos, passando por todas as etapas de produção do champagne é uma experiência tão magnífica quanto a degustação que aguarda os visitantes ao final.