Olá viajantes!

O Compartilhe Viagens hoje está chiquérrimo! A bela jornalista e apresentadora de TV, Renata Passos, preparou para a gente um post especial sobre a região de Champagne-Ardenne, na França, que como o próprio nome diz, produz o legítmo champagne francês.

Um brinde!

Champagne-Ardenne por Renata Passos

Como não participar deste blog, se o que eu mais gosto nesta vida é viajar. E quando eu falo em viagens não interessa o destino, pois cada um deles tem o seu encanto, e nos proporciona conhecimentos e sensações diferentes. O roteiro que escolhi para compartilhar com vocês é especial porque nos remete a um ritual que conservamos para celebrar nossas conquistas ao lado de pessoas que amamos: um brinde entre taças de champagne.

Se apenas a degustação dessa bebida já é algo nobre o que dizer da visita a bela região que dá o nome a esse vinho frisante?

Cidade de Reims
Cidade de Reims: história e modernidade lado a lado

O mês escolhido foi maio. O ano 2010. Nesse período o clima não poderia estar mais propício o que quer dizer principalmente climaticamente agradável! A viagem inicialmente, contemplava o roteiro Paris-Londres. Mas, por sugestão do meu marido, Henrique Muniz, achamos por bem alugar um carro e passar três dos quinze dias da viagem para visitar duas das principais cidades que integram a região Champagne-Ardenne: Reims e Epernay.

O trajeto de aproximadamente 145km contempla pequenas e bucólicas cidades onde muitas delas ainda conservam o estilo medieval. A chegada a Reims reserva a surpresa de se deparar com a mistura harmônica entre o antigo e o contemporâneo. Um exemplo? Ao lado da mais antiga catedral de Notre-Dame da França, datada de 1211 (a de Paris só foi concluída em 1345), passa uma linha moderna e complexa dos veículos leves sob trilhos, que tanto almejamos para a nossa cidade (Natal).

Belezas, curiosidades e monumentos históricos não faltam. Mas, as atrações principais são mesmo as “caves” de rótulos conhecidos como Veuve Cliquot Ponsardin, Mumm, entre outros.  O tour guiado pelos diversos túneis subterrâneos, passando por todas as etapas de produção do champagne é uma experiência tão magnífica quanto a degustação que aguarda os visitantes ao final.

Interior da Cave Moet Et Chandon

A visita pode ser feita em diversos idiomas, precisando ser agendada com certa antecedência, porque os horários são pré determinados e limitados, assim como o número de pessoas. A nossa decidimos fazer na cave da Moet Et Chandon (que também produz o champagne Dom Perignon), na cidade de Epernay. O tour dura 2 horas e tem um custo que varia entre 14 e 21 euros, dependendo do tipo de champagne que deseja degustar. Pessoalmente, aconselho não economizar e experimentar o Gran Vintage, branco e rosé. Deliciosamente inesquecível!!

Renata Passos, brindando com Gran Vintage, branco e rosé
Renata Passos, brindando com Gran Vintage, branco e rosé

 

A hospedagem foi outro capítulo a parte. A região de Champagne-Ardenne é adornada por diversos chateaus. Todos belos e imponentes. Não há como comparar e eleger o melhor. Mas, se pudéssemos, o Château de Fére, situado na vila de Fére-en-Tardenois, 50km distante de Reims, seria um forte candidato.

Renata e Henrique Muniz em frente ao Château de Fére
Renata e Henrique Muniz em frente ao Château de Fére

Muito pela paisagem que o acolhe, por suas dependências suntuosas, por sua gastronomia irretocável acompanhada do melhor champagne nacional, mas, principalmente por ser circundado pelas belas ruínas do castelo medieval construído em 1206 pelo neto de Luís VI. Segundo contam, séculos mais tarde, hospedou-se no palácio ninguém menos do que o imperador Napoleão Bonaparte.

Com um cenário assim, impossível não se sentir uma verdadeira cinderela. O pôr do sol no terraço do Château, com as ruínas de fundo é algo que vou lembrar por toda vida…

Poderia falar muito mais… não só do local, como da volta a Paris que incluiu uma parada na cidade de Sedan, onde estava acontecendo um dos mais tradicionais festivais medievais, ou ainda da visita ao Castelo de Chantily (que dá nome ao creme e sim, onde Daniela Cicarelli casou com Ronaldinho). Mas, tudo isso não é de para se contar. É para viver!!! Bon voyage…

Que sonho! Eu estou sem palavras, e vocês? Comente, deixe sua opinião e sugestões, faça perguntas!


Comentários