No post Estrada Real: Ouro Preto e Mariana em 1 dia comentei que tinha feito o trajeto entre Ouro Preto e Mariana no Trem da Vale. O passeio de 1h é bem interessante, especialmente para quem viaja com crianças, e no caminho é possível observar a paisagem rural das duas cidades, ter uma panorâmica delas a distância, passar por cachoeiras, riachos, túneis e também ver (de longe) a Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo (que infelizmente não pude visitar).
O passeio entre Ouro Preto e Mariana é feito normalmente em uma Maria-Fumaça, mas está em manutenção, então por enquanto está sendo feito em uma locomotiva a diesel G8. O que tira um pouco do charme, mas não da diversão. O trem comporta 240 pessoas por viagem. Os vagões mantêm mesmo desenho dos antigos trens, com interiores em madeira.
O trem parte da estação de Ouro Preto ou Mariana, dependendo do trecho escolhido. As estações são um pouquinho afastadas dos centros históricos, mas nada mais que 10 minutos de caminhada.
Os vagões podem ser comuns ou panorâmicos. Eu escolhi o panorâmico e foi ótimo porque dá para ver tudo e dos dois lados. As crianças ficam loucas nesse vagão. Dica importantíssima: se for no sentido Ouro Preto- Mariana, sente-se do lado direito. Chegue com antecedência a estação para escolher um bom lugar.
As viagens turísticas de trem acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados. Para saber os horários é preciso consultar o calendário dos trens.
Os preços dos bilhetes são os seguintes:
Inteira:
R$ 40,00 ida
R$ 56,00 ida e volta.
Meia:
R$ 20,00 somente ida
R$ 28,00 ida e volta
Vagão Panorâmico – Tarifa Promocional
R$ 60,00 ida
R$ 80,00 ida e volta.
Os bilhetes podem ser comprados nas estações de trem ou nos Centros de Atendimento ao Turista das duas cidades. Eu comprei o meu no andar de baixo do CAT de Ouro Preto.
História
A construção da ferrovia Ouro Preto e Mariana foi iniciada em 1883 e concluída somente em 1914. Foram anos de espera e prodigiosas obras de engenharia, tamanhas eram as barreiras impostas pelas condições dos terrenos e da topografia da região.
A ferrovia é um capítulo importante na trajetória das duas cidades. Foi a partir de sua construção que se delineou o novo rumo do desenvolvimento econômico da região, tanto em relação à industrialização quanto ao aproveitamento das suas riquezas minerais, velho sonho dos mineiros que já não podiam contar mais com o ouro.
Vagões Museográficos
Nas estações de Ouro Preto e Mariana há também os vagões museográficos. São eles: Vagão Café de Ouro Preto, Vagão dos Sentidos, Vagão Sala de Histórias, o Vagão Sonoro Ambiental, Vagão Oficina e o Vagão Biblioteca da Estação de Ouro Preto. Todos abertos a visitação.
Fonte: Trem da Vale