Croquetas ou cocretas, como diz minha priminha catalã Laia. Não importa, o que importa é que as melhores do mundo estão na Bodega la Ardosa, na Calle Colón, em Madri. As croquetas de cabrales da la Ardosa estão no top 5 das coisas que sinto mais falta na Volta ao Mundo, juro!! São simplesmente deliciosas. Por isso, escolhi a Bodega la Ardosa para o segundo post da série “Sexta é dia de bar”, em que apresentarei os melhores bares do mundo (na minha opinião e que eu conheci! haha).

Bodega la Ardosa em Madri
Bodega la Ardosa em Madri

Para quem não sabe, croquetas de cabrales são croquetes de queijo Cabrales, que segundo a Wikipedia é “um queijo azul feito na tradição artesanal por produtores de leite rural no norte da Espanha (em Cabrales). Este queijo pode ser feito a partir de leite puro de vaca, não pasteurizado ou misturado na maneira tradicional de cabra e/ou leite de ovelha, o queijo que dá um sabor mais forte, mais picante. Todo o leite utilizado na produção de Cabrales deve ser  exclusivamente de rebanhos criados em uma pequena zona de produção nas montanhas das Astúrias”.

O queijo em si é feio, parece um roquefort e eu não comi apenas ele. Mas as croquetas são maravilhosas. E esse é só um dos petiscos saborosos da bodega, que nos foi apresentada por uma amiga de Madri, a Euría. Ela nos contou que o bar é tão antigo que sua avó frequentava lá na juventude.  A Bodega de la Ardosa foi fundada em 1892 como uma cadeia de bodegas. E passou por mais de uma família ao longo dos anos. Nos anos 80, ficou famosa por ganhar vários concursos de tortillas espanholas.

Fred, eu e Euría na La Ardosa
Fred, eu e Euría na La Ardosa

Além da comida saborosa, a Bodega la Ardosa tem uma vasta variedade de bebidas: cervejas, vinhos e o famoso Vermut de Reus. A decoração da bodega é bem interessante, as mesas são barris de vinhos e as pessoas podem se sentar em bancos, que são altos, ou ficar em pé. Logo no início da noite, a casa lota, muito mais por madrilleños do que por turistas.

Quando estávamos em Madri, estivemos duas vezes na Bodega. Sempre recomendamos aos amigos que viajam a Madri e todos têm adorado.

E eu continuo aqui desejando as croquetas de cabrales da la Ardosa! 🙂

Ps: Infelizmente não fiz fotos das croquetas.

Serviço:

BODEGA DE LA ARDOSA
C/ Colón, 13 – 28004 Madrid
Tel. 915 214 979
Metro Tribunal
Horários:
De segunda a sexta, das 8h30 às 2h
sábados e domingos, das 11h45 às 02h30

http://www.laardosa.es/

Leia também:

Sexta é dia de bar: Meu Barraco Boteco Bistrô meu barzinho preferido em Natal

 


Comentários