Um estudo inédito — realizado pela ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de
Viagem (www.abbv.net.br), da qual o Compartilhe Viagens faz parte, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação (www.idealispesquisa.com.br) — mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro. A sondagem confirma a importância do
segmento na tomada de decisão do viajante e mapeia o perfil dos leitores
que acompanham os relatos diários dos blogueiros.
Segundo a pesquisa, feita através de 40 blogs associados à ABBV, 70% dos
leitores utilizam os blogs de viagem como fonte de consulta para a escolha
do destino. Os leitores destes canais são viajantes independentes e
experientes. Eles planejam sozinhos o roteiro e usam a internet como fonte
de informação e meio para contratar serviços, como hospedagem e
passagens aéreas.
A indicação de amigos vem em segundo lugar com 46% da preferência dos
leitores e as reportagens em revistas e jornais especializados aparecem, em
seguida, com 37%. A minoria dos leitores, 12%, escolhe para onde vai nas
férias através de pacotes de agências de viagens.