Passo a passo para tirar o visto americano do bebê

Uma dúvida recorrente dos pais que pretendem viajar com seus filhos para os Estados Unidos é como tirar o visto americano. Sabemos que este processo costuma ser um pouco burocrático. Por isso, resolvemos fazer um passo a passo para te ajudar nesta missão.

O texto é da amiga Taís Ribeiro que tirou o visto para o filho Nicolas, de 10 meses, e que viajou para o Canadá com escala nos Estados Unidos.

Passo a passo para tirar o visto americano do bebê por Taís Ribeiro:

Nicolas com o seu visto americano
Nicolas com o seu visto americano

O primeiro passo da sua preparação é tirar o passaporte do seu bebê, mas antes você precisa se programar para tirar e imprimir a foto 5×7.

Eu mesma fiz a foto. Escolhi um bom horário, depois da soneca, deitei o bebê num fundo completamente branco (toalha, lençol) de frente para uma janela com uma boa iluminação natural e tirei várias fotos. Não se preocupe com o tamanho, apenas tire uma foto nítida com o bebê olhando para a câmera.

Recorte a foto no tamanho 5×7 usando sites ou aplicativos específicos, como esse do site do governo americano e  o background burner para fazer o fundo ficar completamente branco.

Você pode usar a mesma foto para o passaporte e para o visto desde que a foto seja recente (tirada até 3 meses), no site diz que a foto do visto deve ser 5×5 mas eles aceitaram a 5×7. Tenha atenção pois quando for tirar o visto eles fazem uma foto da foto impressa que você levar e por isso ela não pode estar amassada ou riscada. O papel da foto precisa estar novinho (o que pode ser um tanto desafiador se você é uma mãe que está sempre com um bebê no colo fazendo tudo com uma mão só). Acesse este link e tire suas dúvidas sobre as fotos.

Com a foto em mãos e o passaporte válido é hora de preencher o formulário de requerimento de visto, que para turismo é o DS-160 (que custa U$160, automaticamente convertidos em reais na hora do pagamento, cerca de R$670 não reembolsáveis no caso de visto negado).  É preciso preencher o formulário e fazer o pagamento antes de agendar a entrevista, mas você pode ver a primeira data disponível, logo que fizer o preenchimento. Para isso, precisa fazer o login com sua conta no site da Central de Atendimento ao Solicitante do Visto.

Para preencher o formulário você precisa acessar este site do governo americano e selecionar qual consulado você vai.  Anote o número do formulário e a pergunta de segurança para você poder ter acesso ao site posteriormente ou caso não consiga preencher tudo de uma vez. O site e o formulário são em inglês mas tem a tradução automática e existem vários guias na internet para te ajudar caso você não saiba como responder alguma pergunta.

Após preencher o formulário e efetuar o pagamento você precisa ter em mãos a página de confirmação da solicitação (com o código de barra e o número do formulário em boa qualidade) e depois acessar um outro site, o site da central do solicitante de visto CSVA para fazer o agendamento da foto/digitais e da e entrevista.

Atenção para a pegadinha: você precisa agendar a visita ao CASV no dia anterior a visita do consulado, mas o primeiro agendamento para você escolher é o do consulado. Veja a disponibilidade do consulado e agende um dia antes no CASV. Também tive problema com meu CEP, o serviço de entrega não estava disponível no meu bairro mas coloquei endereço de familiares e deu certo.

Tudo pronto? Dia de ir no CASV:

Pode levar celular mas ele precisa ficar desligado. Em Recife, o CASV, fica bem pertinho do Riomar Shopping, no bairro  do Pina. Tem um estacionamento privativo a 7 reais na mesma rua, ou você pode ir de Uber/táxi.

No dia seguinte, entrevista no consulado:

Não pode entrar com celular. Como eu estava de carro deixei tudo lá dentro, no estacionamento, por 15 reais (bem na frente, foi o primeiro que achei). A fila é na rua, no descoberto, mas é organizada e vai rápido.

Leve TUDO que puder impresso, especialmente a declaração do Imposto de Renda, vínculos de trabalho, inscrição caso possua algum imóvel, extratos bancários seus ou de seu cônjuge/pais. Eles começam a entrevista em português e pode ser que perguntem se você fala inglês, mas você pode dizer que está tentando aprender para praticar na viagem (responda em português se falar inglês for te deixar mais nervoso).

Na hora eles já te dizem se o visto foi aprovado. E você recebe o passaporte em casa logo depois, dependendo do tempo de processamento. Para saber mais informações como o tempo de processamento do visto acesse:

https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/visa_wait_times

Boa sorte!

Comece a planejar sua viagem através dos links abaixo: 

 Reserve sua hospedagem em Recife através do Booking 

 Reserve sua hospedagem nos Estados Unidos através do Booking 

Faça o seu Seguro Viagem com 10% de desconto. Ele é obrigatório nas viagens para a Europa e pros Estados Unidos é recomendado que você também tenha.

 Alugue um carro na RentCars.com com o melhor preço

Compre seu chip com internet ilimitada em mais de 165 países

Inscreva-se no nosso canal no Youtube e acompanhe as nossas dicas de viagens:


Como tirar o passaporte do bebê

Elis hoje completou 10 meses e, por coincidência, recebeu o seu primeiro passaporte. Demos entrada agora, pois iremos fazer a primeira viagem internacional com ela no próximo mês de maio. Iremos para Portugal e Espanha, que assim como todos os países que não fazem parte do Mercosul, exigem passaporte, mesmo para bebês. O processo todo levou 20 dias e foi bem simples, mas tem vários detalhes diferentes do passaporte de adulto. Neste post, irei explicar a vocês tudinho.

Elis conferindo os dados do passaporte
Elis conferindo os dados do passaporte

Passo a passo

*A primeira coisa a ser feita é acessar o site da Polícia Federal no link passaporte  e clicar em Requerer Passaporte (para brasileiros).  

*Depois de preenchido os dados, será emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União) e um PDF com o documento para Autorização para Menores de 18 anos. Neste momento, os pais ou responsáveis legais deverão fazer uma autorização expressa, que deve ser levada no dia do atendimento. São 3 opções de autorização e apenas uma delas deve ser escolhida. São elas:

Opção 1) Inclusão de autorização de viagem internacional na página de identificação do passaporte comum autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores, indistintamente.

Veja o formulário padrão para esta opção

Opção 2) Inclusão de autorização de viagem internacional na página de identificação do passaporte comum, autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores ou desacompanhado.

Veja o formulário padrão para esta opção  

Opção 3) A autorização de viagem não será impressa no passaporte. Nesse caso, a autorização dos pais para obter passaporte não supre a autorização para o menor viajar para o exterior com apenas um dos cônjuges ou desacompanhado, devendo ser apresentada a autorização de viagem, juntamente com o passaporte no controle migratório de saída do menor do País.

Veja o formulário padrão para esta opção 

Nós escolhemos a “Opção 3”, o que significa que Elis só pode viajar com nós dois, ou caso precise viajar apenas com um de nós ou outra pessoa, será necessário apresentar a autorização no controle migratório. Como ela ainda é um bebê, achamos esta a opção mais segura.

Muito importante: No momento do requerimento na sede da Polícia Federal na data agendada é necessário a presença de ambos os pais ou responsável legal e da criança.

Caso algum dos pais não possa estar presente é necessário apresentar: formulário próprio ou procuração particular com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório brasileiro por autenticidade ou em consulado brasileiro no exterior; ou formulário próprio ou procuração particular com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório estrangeiro,desde que o documento seja consularizado ou apostilado, se o país fizer parte da Convenção da Apostila; (genitores não brasileiros terão apenas esta opção fora do Brasil); ou procuração pública, autorizando a emissão de passaporte ao menor, outorgada por um genitor ao outro, lavrada em cartório  brasileiro ou em consulado brasileiro. Em caso de óbito de um dos pais, apresentar a Certidão de Óbito original. As procurações devem ter menos de 1 ano.

*Após o preenchimento dos dados, deve ser feito o pagamento da GRU. O processamento do pagamento leva alguns dias, em torno de 3, e só após isso, deve ser feito o agendamento para o atendimento na PF, neste link.

Ela quis até sentir o gostinho do passaporte
Ela quis até sentir o gostinho do passaporte

Documentação necessária

Na data agendada deverão ser apresentados os seguintes documentos:

*Formulários de requerimento preenchido;

*Formulário de Autorização de expedição de passaporte para menores (com 1 das 3 opções acima)

* GRU com comprovante de pagamento;

* O menor de 12 anos pode apresentar certidão de nascimento original ou RG (no caso de Elis, levamos o RG).

* Para crianças menores de 3 anos de idade, deverá ser apresentada 1 (uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco (que pode ser feita em qualquer estúdio de fotos 3×4). O rosto da criança não pode ser coberto, ainda que parcialmente, por apetrechos (como chupetas e óculos) ou adornos.

*O menor alfabetizado obrigatoriamente deverá assinar o passaporte na presença do servidor do DPF.

* Para crianças não alfabetizadas é carimbado no passaporte “Menor não alfabetizado”.

Após o atendimento é dado um prazo entre 7 e 10 dias para a entrega do passaporte. Um comunicado é enviado para o email de um dos responsáveis para avisar que o documento está pronto.

No ato da entrega do passaporte, o menor deverá estar presente e acompanhado de um dos genitores, do responsável legal ou do procurador. Também será necessário apresentar documentação com foto do responsável e documentação da criança (certidão de nascimento ou RG).

Validade

Para  menores de 4 anos de idade, o passaporte não tem validade de 10 anos, como para maiores de 18 anos. A validade segue a seguinte tabela:

IDADE VALIDADE
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

Por essa razão, a nossa primeira intenção era tirar o passaporte apenas após 1 ano, porém surgiu a oportunidade de viajarmos antes.

Apesar de valer por menos tempo, a taxa de confecção é a mesma para todos, R$ 257,25.

Recebemos o passaporte de Elis após 10 dias corridos da data de atendimento, mesmo tendo sido na semana de feriado da Semana Santa.

O passaporte de Elis já veio com a nova capa, que teve início no dia 11 de abril deste ano, com o retorno do brasão da República do Brasil. O nosso, por exemplo, que refizemos há 2 anos, trazia na capa o Cruzeiro do Sul.

Mais informações no site da PF:
http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/passaporte

Leia também:

Passo a passo para tirar o visto americano do bebê