Já contei aqui o que vai mudar no turismo após a pandemia de Covid-19 e uma dessas mudanças é, sem dúvida, a Transformação digital das empresas. Estamos vivendo um momento único e as empresas que ainda não estavam no meio digital, de repente, estão tendo que se inserir. O setor do turismo até o momento é o mais prejudicado com esta crise e quem quiser se manter no mercado terá que aprender a se reinventar. Pensando nisso, criei, em parceria com Delma Lopes, mentora de Comunicação, o curso online Turismo Digital, pensado especialmente para o setor do turismo. As aulas começam na segunda-feira (27) e estamos com um valor de inscrição promocional, muito acessível, até esta sexta-feira.
O curso atende a agentes de viagens, operadoras, blogueiros de viagens, profissionais da hotelaria, profissionais do setor de serviços relacionados à viagens, que precisa se preparar para atender a um consumidor mais exigente e mais conectado, em decorrência desta pandemia. Este é o momento do profissional e ou empresa do setor do turismo marcar sua presença digital, fortalecer sua marca, construir um relacionamento e ganhar novas leads.
Dentro do conteúdo do curso teremos aulas gravadas, materiais de apoio, canal VIP no Telegram, e-mail para tirar dúvidas. Iremos trabalhar os seguintes temas:
Introdução Pilares do MKT 4.0: Definição de Propósito, Meta e Posicionamento;
Dicas para gravar vídeos para as redes sociais;
Conheça o seu cliente – criando o avatar Material de apoio: exercício para fazer o avatar;
Tutorial para usar Instagram (conta comercial);
Quais redes sociais escolher?
Tutorial para criar e atualizar Fanpage no Facebook e como usar grupos para divulgar o seu conteúdo;
Como fazer seu site usando plataformas gratuitas;
WhatsApp Businnes: como usar;
Fazendo seu cadastro no Google Meu Negócio/TripAdvisor;
Tutorial para usar o Pinterest;
Como produzir conteúdo para as mídias digitais;
Tutorial para usar o Telegram;
Como criar título atrativos;
Como fazer posts patrocinados no facebook e Instagram;
Como planejar e agendar posts;
Tutorial para usar o Youtube
Aplicativos para produzir imagens/ Banco de fotos;
Apps para edição de vídeo – como escolher
Como produzir vídeos que engajam;
Blog de viagens – o que é preciso para ter um
E-mail MKT: como usar o Mailchimp
Marketing de Afiliados – como ganhar dinheiro
E ainda 5 aulas bônus ao vivo sobre:
Bônus 1: Como fazer lives atrativas
Bônus 2: Tedências para o Turismo no pós-pandemia
Bônus 3: Marketing de Influência
Bônus 4: Roteiros Personalizados
Bônus 5: conteúdo surpresa
Sobre nós:
DELMA LOPES
Jornalista com 20 anos de experiência em Comunicação. Atuou em rádio, TV, impresso e On-line. Foi editora, apresentadora, repórter e locutora em emissoras Globo e SBT no RN e Minas Gerais. Especialista com MBA em Jornalismo Digital, é mentora e instrutora de treinamentos em Comunicação, palestrante certificada pela Febracis e Digital Influencer.
KARLA LARISSA
Formada pela UFRN em Comunicação Social e especialista em Estratégias de Comunicação em Mídias Sociais da Estácio/Fatern. Atuou em jornais impressos, portais e TV no Rio Grande do Norte. Há 8 anos se dedica ao blog Compartilhe Viagens. É consultora de viagens e proprietária da Agência Compartilhe Viagens, que é totalmente digital.
A paralisação das atividades econômicas em função da pandemia do coronavírus tem atingido praticamente todos os setores da economia. Mas o turismo, sem dúvida, está entre os mais prejudicados. A maioria dos profissionais do setor está parada e sem perspectiva de quando voltarão a trabalhar. Além disso, muitos profissionais trabalham na informalidade ou como freelancers e estão enfrentando uma situação muito difícil. Para ajudar esses profissionais, algumas campanhas tem sido organizadas em alguns destinos que têm o turismo como principal fonte de renda. Os valores arrecadados são para comprar cestas básicas e kits de higiene, que serão doados para profissionais do setor que estão em situação de vulnerabilidade social.
Saiba como ajudar:
Rio Grande do Norte
O trade turístico do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, está promovendo a campanha RN + UNIDO, uma ação social destinada às famílias em vulnerabilidade social em decorrência do enfrentamento ao coronavírus.
Para isso, estão realizando uma vaquinha online, em que todo o dinheiro arrecadado será usado para a compra de cestas básicas e kits de higiene que serão entregues aos trabalhadores do turismo potiguar que estão em maior situação de vulnerabilidade devido à paralisação da atividade econômica do setor.
A Chapada Diamantina, na Bahia, também está com uma campanha para ajudar Guias e Agentes de Turismo da região.
Milhares de profissionais estão sem trabalhar desde 20 de março e sem perspectiva de quando irão poder voltar as atividades e ter a segurança de manter suas despesas familiares, em sua maioria esses profissionais são pais e mães de famílias e tendo a sua única fonte de renda paralisada estão em vulnerabilidade alimentar e social.
A campanha incentiva as pessoas a colaborar e, se puder, indicar o(a) Guia para quem quer que a doação chegue. Todos os valores arrecadados serão revertidos em cestas básicas e entregue aos guias indicados e outros da região. A meta é atingir o valor para comprar 100 cestas básicas de R$ 100 cada com produtos alimentícios, higiene e limpeza.
Os organizadores se comprometem a registrar as entregas para publicação nas redes sociais, a cada etapa, com a prestação dos demonstrativos de gastos.
A Chapada dos Veadeiros está se unindo para enfrentar um inimigo tão poderoso quanto o fogo. A fome. Estima-se que mais de 3000 pessoas já estejam em situação de vulnerabilidade social e necessitando de alimentos. Para isso, foi lançada a campanha Chapada Solidária de financiamento coletivo para, principalmente adquirir cestas básicas para a população mais carente enquanto durar a pandemia. Já são mais de 500 famílias passando dificuldades já que a base da economia local é o turismo.
AT – Alimente Trancoso é um grupo de cidadãos e empresários amigos e amantes de Trancoso que com o apoio da Associação Despertar, dos alunos do MAMA Trancoso (que fizeram esse vídeo) e do Observatorio Social, uniram-se em prol de um objetivo maior: ajudar aos que mais necessitam.
1563 cestas básicas já foram distribuídas para as comunidades de Sapirara e Coqueiro Alto e para cinco bairros de Trancoso: Trancoso Centro, Trancosinho, Condomínio 2000, Xandó e Maria Viúva.
Cada cesta foi calculada para suprir uma família de 4 pessoas por um mês.
Esse trabalho só foi possível graças à colaboração de amigos, vizinhos e pessoas de todo canto do mundo que amam este lugar e se solidarizaram com a nossa causa, sendo doadores, voluntários ou um dos 16 “Anjos da Rua” que realizam o trabalho de contatar as famílias e distribuir as cestas pessoalmente.
Faça parte você também. Para saber como participar envie uma mensagem para: info@alimentetrancoso.org
Trancoso, Bahia
AT – Alimente Trancoso é um grupo de cidadãos e empresários amigos e amantes de Trancoso que com o apoio da Associação Despertar, dos alunos do MAMA Trancoso e do Observatorio Social, que uniram-se em prol de um objetivo maior: ajudar aos que mais necessitam.
1563 cestas básicas já foram distribuídas para as comunidades de Sapirara e Coqueiro Alto e para cinco bairros de Trancoso: Trancoso Centro, Trancosinho, Condomínio 2000, Xandó e Maria Viúva. Cada cesta foi calculada para suprir uma família de 4 pessoas por um mês.
Algumas pessoas aguardam ansiosamente pelo fim do isolamento acreditando que será como o sinal (sino, sirene, campainha, chame como quiser) de fim de aula, em que todos os alunos saem correndo, só que ao invés de cada um ir para sua casa, todos sairiam para as ruas para fazer o que mais sentem falta. Mas a verdade é que o fim do isolamento está mais para uma espécie de alta, que uma mãe recebe após um parto. Ela sairá do hospital, mas a vida dela nunca mais será a mesma. Sim! A pandemia será um marco para todo o mundo. Este é um momento de ruptura em que muitas coisas irão mudar. E é claro que o turismo, que até o momento é um dos setores que mais sofreram impactos nesta pandemia, também passará por muitas mudanças. Vocês já pararam para pensar o que vai mudar no turismo/viagens após a pandemia de Covid-19?
Tenho lido e pesquisado bastante sobre este assunto até porque sou uma profissional do setor e preciso saber quais rumos tomar e algumas análises são bem semelhantes. Vou dividir em alguns pontos:
1 –Vai levar tempo
A Organização Mundial de Turismo – OMT estimava uma previsão de crescimento do turismo global entre 3 e 4% em 2020. Agora com a pandemia, a Organização calcula uma queda entre 20 a 30% nas viagens e uma perda estimada de US$ 300 a 450 bilhões nos gastos dos viajantes internacionais somente este ano.
Para a OMT, o setor, que é responsável por 1 em cada 10 empregos no planeta, vai levar entre de 5 a 7 anos para recuperar as perdas de 2020.
Mesmo que o isolamento acabe, se não houver uma vacina e um medicamento para curar a doença, as pessoas vão continuar com medo, pois o vírus continuará circulando. Então, em um primeiro momento, as pessoas tenderão a preferir o turismo regional, locais em que possam ir de carro e que não tenham grandes aglomerações. Num segundo momento, seria o turismo nacional e por último o turismo internacional.
A pesquisa PULSO TURISMO E COVID-19, realizada pelo TRVL LAB – Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens, projeto da PANROTAS com a MAPIE, divulgada na sexta-feira (03), apontou essa tendência.
Entre os viajantes, 60,48% afirmam que não pretendem voltar a viajar internacionalmente até que haja confiança no controle da pandemia, mesmo após o fim do isolamento. Este número cai para 45,36% quando se relaciona às viagens nacionais. 31,62% não conseguem decidir neste momento sobre viagens futuras.
A pesquisa apontou ainda que o Nordeste deve ser o destino escolhido pela maioria dos viajantes no pós-crise causada pela pandemia do coronavírus.
3- Viagens de experiência
A forma de viajar certamente irá mudar. Os especialistas acreditam que as viagens de experiências serão mais valorizadas de agora em diante. E os consumidores tenderão evitar o chamado “overtourism” (com grandes aglomerações) e buscar viagens mais exclusivas e autênticas, que propiciem experiências diferentes, como turismo solidário, ecológico, gastronômico, etc.
4- Sustentabilidade
Um ponto importante que deverá ser analisado pelos viajantes pós-pandemia é a questão da sustentabilidade. Destinos e viagens mais sustentáveis deverão ser uma tendência, uma vez que é esperada que uma próxima crise da humanidade seja causada pelas mudanças climáticas.
Vale lembrar que alguns destinos sofreram bastante com o overtourism, um desses exemplos é a Tailândia, que precisou proibir o acesso a famosa praia de Maya Bay.
A responsabilidade social também deve passar a ser uma das exigências desse novo viajante.
5- Segurança sanitária
Para os especialistas, assim como 11 de setembro mudou completamente as normas de segurança no setor do turismo, a pandemia tenderá a mudar as normas de segurança sanitária.
6 -Transformação digital das empresas
A pandemia tem feito praticamente todos os setores se reinventarem e buscarem uma transformação digital. Da mesma forma será para o setor do turismo. Acredita-se que cada vez mais o consumidor estará mais digitalizado e exigente, o que irá demandar mudanças das empresas que prestam serviços para o turismo neste sentido. Por outro lado, muitas pessoas tiveram que lidar com dificuldades na hora de cancelar ou remarcar uma viagem devido ao isolamento, o que poderia ser amenizado, se tivesse um consultor de viagens. O papel do especialista em viagens, chamado de consultor ou design de viagens, poderá crescer no pós-pandemia. O futuro do turismo seria aliar a praticidade das novas tecnologias com o toque humano.
O Nordeste deve ser o destino escolhido pela maioria dos viajantes no pós-crise causada pela pandemia do coronavírus. Este foi o resultado apontado pela pesquisa PULSO TURISMO E COVID-19, realizada pelo TRVL LAB – Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens, projeto da PANROTAS com a MAPIE, divulgada nesta sexta-feira (03).
Esta é a primeira de uma série de pesquisas sobre os viajantes e empresas de Turismo que será realizada pelo TRVL LAB para analisar os impactos gerados pela pandemia e as intenções para a retomada. Para esta pesquisa, foi conduzido um painel on-line com 300 viajantes brasileiros, de todas as regiões do Brasil, que fizeram pelo menos uma viagem nos últimos 12 meses e 325 empresas do Turismo nacional, predominantemente agências de viagens.
Na pesquisa feita com os viajantes foi apontada uma tendência preliminar para a retomada do turismo regional em um primeiro momento. Entre os viajantes, 60,48% afirmam que não pretendem voltar a viajar internacionalmente até que haja confiança no controle da pandemia, mesmo após o fim do isolamento. Este número cai para 45,36% quando se relaciona às viagens nacionais. 31,62% não conseguem decidir neste momento sobre viagens futuras. 22,68% dizem ter confiança total nos prestadores de serviço de Turismo para voltar a viajar assim que o isolamento acabar. 28,18% dizem ter confiança parcial e apenas 6,87% dizem não ter confiança nenhuma.
21,99% responderam que não se importam em viajar a trabalho quando o isolamento acabar, porém 21,31% discordam totalmente desta afirmação. Já 16,15% sabem que terão que viajar a trabalho quando o isolamento acabar, mas não gostariam. A pesquisa mostrou que viajar em família não parece ser uma das primeiras ações quando o isolamento acabar.
Sobre os destinos para viajar no pós-crise, o Nordeste foi apontado por 26,80% dos que responderam, 14,43% disseram querer ir para praias regionais, 11,34% Serras Gaúchas, 8,93% Rio de Janeiro.
Com relação aos destinos internacionais, a pesquisa mostrou que a Europa foi citada por 7,90% dos entrevistados, seguida de 4,81% para outra parte dos Estados Unidos, América do Sul 4,12%, Flórida 3,09%, Caribe e/ou México 2,41%.
Na pesquisa 55% dos viajantes afirmaram que tinha viagens planejadas e/ou compradas que foram impactadas pela pandemia do novo coronavírus, sendo que 45,45% ainda aguardam os próximos desdobramentos para tomar uma decisão do que fazer. Quando há a decisão, a preferência é pela alteração para data futura para 31,82%.
Outro dado analisado na pesquisa com os viajantes foi o orçamento de viagens para 2020. Para 32,65% ele permanece igual e para 19,59% ele deixou de existir.
A PULSO TURISMO E COVID-19 também ouviu 325 empresas, de todas as regiões do país. A grande maioria das empresas respondentes, ainda não realizou demissões. Apenas 3,48% demitiram mais que 50% do quadro. Além disso, 49,32% reduziram a jornada de trabalho e a remuneração das suas equipes. A maioria das empresas (28,48%) respondeu que espera a retomada das viagens já no mês de maio ou junho (22,15%). 16,46% das empresas responderam que acredita que isto só deverá acontecer em agosto.
Estou muito feliz em divulgar para vocês que o Guia Rota 84 – Natal e Rio Grande do Norte já está no ar!! O site (www.rota84.com.br) é um desdobramento do Compartilhe Viagens em parceria com o jornalista Tulius Tsangaropulos. Nele vocês vão encontrar tudo sobre as atrações turísticas do RN. O Rota 84 tem também parceria com o maior guia cultural do estado, o Solto na Cidade, e com o fotojornalista, Canindé Soares, autor do livro Natal por Canindé Soares, que reúne as fotos mais lindas da Cidade do Sol.
O lançamento do site é apenas a primeira etapa do projeto, que em breve lançará o aplicativo para plataformas móveis que irá atender o turista moderno, cada vez mais utilizador das novas tecnologias e dos novos aparelhos para pesquisar sobre cidades e seus pontos turísticos; interagir com outros usuários; ter a possibilidade de comentar, classificar e indicar atrações e estabelecimentos; e compartilhar suas preferências com outros internautas.
Modéstia a parte, o Rota 84 ficou muito lindo!! O desenvolvimento do site ficou por conta de Fred Santos e os textos são meus e de Tulius. Corre lá e saiba tudo que o RN tem a oferecer!
Dentro de 20 dias Natal e o Rio Grande do Norte ganhará um presente: o site Rota 84 (http://www.rota84.com.br), o primeiro filho do Compartilhe Viagens. A data é o dia 25 de dezembro, aniversário de Natal. O site irá apresentar aos turistas e viajantes que pretendem visitar o estado, as mais completas informações sobre as atrações turísticas do RN e lugares que vale a pena conhecer, com dicas de quem vive na cidade e ama viajar.
O trabalho será feito em parceria com o jornalista Tulius Tsangaropolus, que tem esse nome por descendência grega. Tulius é jornalista e aquariano como eu, para ser mais precisa, nascemos no mesmo dia e mês, e é também um viajante convicto.
O Compartilhe Viagens agora faz parte da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, uma comunidade que existe desde novembro de 2011 e é composta por aproximadamente 140 blogueiros que publicam sobre diferentes temas diretamente ligados a turismo e viagens (Veja o selo na barra lateral do blog). Estou muito feliz e honrada em fazer parte desse seleto grupo! E agradeço aos colaboradores e leitores que têm feito desse blog mais do que um trabalho da minha pós graduação, mas minha paixão.
A RBBV tem desde maio, um site aberto ao público para aproximar leitores, mídia e entusiastas dos diversos temas discutidos relacionados ao turismo. O site funciona também como um diretório de blogueiros viajantes e posts publicados divididos por temas.
Assim, o site da RBBV facilita a vida dos viajantes que pesquisam e buscam informações sobre determinado destino, reunindo tudo em um só lugar. E a partir dessa semana, os links para os posts do Compartilhe Viagens também vão estar lá. Com isso, as experiências dos nossos viajantes terão uma visibilidade e amplitude ainda maior.