Dicas para fazer home office durante a quarentena

Desde 2014, ano seguinte a nossa Volta ao Mundo, eu e Fred, meu marido e desenvolvedor de sistemas deste blog, trabalhamos de home office. E, desde então, tenho que explicar às pessoas como posso trabalhar se nem saio de casa. Para a maioria das pessoas, dizer que eu fazia home office era o mesmo que dizer que tinha um hobby ou um nome bonito para dona de casa. Mas parece que o jogo virou (querendo ser engraçadinha uma hora dessas?) e, nesta quarentena de enfrentamento ao coronavírus, milhares de pessoas ou seriam milhões estão tendo que fazer home office pela primeira vez e muitos nem sabem como se faz isso. Pois bem, reuni aqui algumas dicas para facilitar, nem que seja um pouco, a vida dessas pessoas porque, na verdade, não está fácil para ninguém.

1) Estabeleça um horário

As pessoas têm uma ideia de que fazendo home office você trabalha quando bem entende. Na verdade, é preciso ter bastante disciplina para trabalhar de casa. Pois, podem acontecer duas coisas: você procrastinar e acabar não produzindo nada ou você trabalhar sem hora para parar.

O ideal é que você estabeleça um horário e cumpra ele para garantir a sua produtividade e também o seu bem estar físico e mental.

2) Prepare um local

Para levar o trabalho a sério e se manter produtivo também é importante escolher um local de trabalho e prepará-lo para isso. Não precisa montar um escritório todo agora. Mas não funciona muito bem uma hora trabalhar na cama, outra no sofá, outra na mesa da sala. Se tiver outras pessoas em casa, especialmente crianças, escolha preferencialmente um local em que você possa fechar a porta. Também leve logo para a mesa um copo de água, xícara de café, chá para não ficar levantando o tempo todo e sendo tentado a procrastinar.

3) Vista-se para trabalhar

Muita gente considera esta dica uma bobagem e acha tranquilo trabalhar de pijama. Mas é fato que se vestir para trabalhar ajuda a “ativar” no cérebro o modo trabalho. Não precisa ser um look todo combinadinho, como as blogueiras de moda sugerem, mas também não dá para ficar de pijama o tempo todo. Além do mais, alguns trabalhos necessitam de reuniões por vídeo conferência ou gravar vídeos para as redes sociais. Esteja pronto para encarar o dia!

4) Defina suas tarefas

Antes de começar o trabalho, defina as tarefas do dia (Você também pode fazer isso no dia anterior). Para quem é funcionário de uma empresa, provavelmente, essas tarefas serão passadas. Quem é autônomo, microempreendedor ou tem outro tipo de contrato, o ideal é definir as próprias tarefas antes de dar início ao trabalho. Já quem trabalha em equipe, alguns aplicativos, como o TrelloMonday.com e o Slack, podem ajudar na organização das tarefas.

5) Evite procrastinar

A maior parte dos trabalhos de home office ganha-se por produtividade e não por tempo de trabalho. Ou pelo menos você pode tentar negociar isso com o seu/sua superior para este período de quarentena.

Para aumentar a produtividade um ponto importante é evitar a procrastinação. Algumas dicas são:

– Avise aos familiares e amigos do seu horário de trabalho para evitar contatos naquele período;

– Coloque o celular distante ou pelo menos no modo avião ou não perturbe;

– Você também pode baixar extensões para navegadores que bloqueiam sites e que possam te ajudar a se manter focado. Veja algumas delas: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2017/04/extensao-do-chrome-bloqueia-sites-para-focar-nos-estudos.html 

https://www.spyzie.com/br/parental-controls/website-blocker.html

Também evite ser seduzido pela TV ou a geladeira!

6) Faça reuniões de vídeo com colegas de trabalho

Para manter a sanidade mental é importante manter contato com outras pessoas além das que estão confinadas com você. Por isso, as reuniões, que antes eram tidas como chatas, podem ser uma boa oportunidade para discutir melhor as tarefas de trabalho, mas também bater um papo e aliviar um pouco as tensões da quarentena. Vários aplicativos oferecem a opção de vídeos chamadas, mas alguns mais usados, como o WhatsApp, estão travando mais diante do grande número de acessos. Algumas opções de Apps eficientes são o Zoom, Google meetings e o próprio Slack.

Deu para ver com essas dicas que fazer home office não é esse mundo encantado do trabalho que muita gente pinta. É preciso ter bastante disciplina e foco. Mas o trabalho remoto já nos proporcionou experiências que seriam impossíveis em um trabalho convencional, como a viagem de 5 meses que fizemos pelo continente americano – Sul, Central e Norte – ao mesmo tempo em que trabalhávamos.

Essas dicas são bem gerais e atendem as pessoas em condições favoráveis de “temperatura e pressão”. Mas escrevi este post também para as mães que estão vivenciando a loucura de fazer home office com crianças pequenas enfurnadas em casa:

Para as mães: Dicas para o home office não se transformar em hell´s office nesta quarentena

O que vocês acharam destas dicas? Têm alguma para acrescentar? Deixe aqui nos comentários.

Foto em destaque: Photo by Alexa Williams on Unsplash