Como organizar uma viagem independente e econômica

Já escrevi aqui no blog, Como e em que economizo para viajar, mas o que muita gente me pergunta é como organizar uma viagem independente sem gastar muito. Para isso preparei um post com oito dicas que considero importantes no planejamento de uma viagem, usando como base o que fazemos e fontes de informações e pesquisas que usamos para organizar as nossas próprias viagens, inclusive a Volta ao Mundo.

1 – A escolha do destino

mafalda2Acredito que todo mundo, seja um viajante mais experiente ou iniciante, tem uma listinha de lugares que sonha conhecer. Mas na hora de definir o destino daquelas férias ou feriadão que há muito esperamos, surgem as dúvidas. Para onde ir desta vez? Será que é o melhor período para conhecer este lugar? Será que cabe no meu orçamento?

Antes de “bater o martelo” sobre o destino da vez, recomendo fazer muitas pesquisas. Aqui no blog, temos diversos posts sobre os países que visitamos (23 no total) e que recebemos de colaboradores.

Mas recomendo também duas fontes  de pesquisas riquíssimas, que são os sites da RBBV e ABBV, que reúnem os posts de todos os blogs de viagens integrantes, inclusive o CV. Com a ajuda dos blogs de viagem, conseguimos dar a Volta ao Mundo sem precisar comprar nenhum guia impresso (nada contra os guias impressos, mas em uma viagem longa como a nossa, eles seriam um peso e um gasto a mais). Continuar lendo Como organizar uma viagem independente e econômica


Planejando um roteiro de viagem

Olá viajantes,

Logo no post de apresentação do blog, em fevereiro, prometi a vocês que o Compartilhe Viagens traria, além de histórias de viajantes, dicas minhas. Bem, o CV está com mais de um mês e até então não havia publicado nenhum post com dicas. Então, chegou a hora! E para começar, decidi ajudar a vocês a preparar seus roteiros de viagens.

Bem, quem costuma comprar pacotes prontos em agências de viagens, não tem que se preocupar com isso. É mais seguro e mais cômodo. Em compensação, tem que seguir o que está definido no roteiro da agência. Já quem viaja por conta própria, tem a oportunidade de escolher os lugares que irá visitar, os restaurantes, pontos turísticos etc. Só que isso dá um trabalho danado! Mas é muito gostoso de fazer!

Como já disse irei viajar para Europa no próximo mês de maio. No entanto, essa viagem começou bem antes, desde outubro quando comecei a planejá-la e tenho certeza que esse planejamento só irá acabar na hora do embarque!

Então, quer saber como organizar um roteiro de viagem?

Continuar lendo Planejando um roteiro de viagem


Roteiros: 4 dias em Paris

Olá viajantes!

Hoje vamos inaugurar uma nova seção no blog: Roteiros. Serão dicas de como organizar uma plano de viagens, sugerindo os lugares a serem visitados, os transportes utilizados, hospedagem, entre outros detalhes. Ideal para quem viaja por conta própria. E para começar a nova seção com pé direito, o primeiro post será sobre a Cidade Luz.

O roteiro foi feito pelo Engenheiro de Telecomunicações, Davi Bibiano, de Arapiraca (AL) que viveu por dois anos em Paris, durante o doutorado. Está organizadíssimo, e tem dicas preciosas de quem viveu lá.

Para quem vai a Paris, como eu, que estou a meses tentando esboçar um roteiro, em dúvida com tantos lugares para visitar, o roteiro é uma “mão na roda”.

O roteiro foi feito para 4 dias.

Boa viagem!

Continuar lendo Roteiros: 4 dias em Paris