Na Rua Luís de Camões (poeta português autor de “Os Lusíadas”), número 30, em frente ao Largo Alexandre Herculano, no Centro do Rio de Janeiro, fica um dos lugares mais impressionantes da cidade: O Real Gabinete Português de Leitura. Uma biblioteca pública, quase bicentenária, que mais parece cenário de filmes como Harry Potter ou A Bela e a Fera e já foi eleita pela revista Time (2014), a quarta biblioteca mais bonita do mundo.
A entrada é gratuita. Vale a pena dar um tempo nas praias cariocas e incluir o Real Gabinete, durante uma visita ao Centro.
Em maio de 2019, o Real Gabinete Português de Leitura completa 182 anos. Trata-se da associação mais antiga criada pelos portugueses no país após a independência do Brasil.
A sede foi inaugurada pela Princesa Isabel, no ano 1887. Antes, o Gabinete funcionou em outras 3 endereços. A sede própria foi construída em estilo neomanuelino (referência a D. Manuel I), e sua fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. A fachada traz quatro estátuas, que representam Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama. O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
O Real Gabinete dispões de cerca de 350 mil volumes, incluindo milhares de obras raras, tais como a edição “prínceps” de ” Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à Companhia de Jesus; as “Ordenações de Dom Manuel” por Jacob
Cromberger, editadas em 1521; os “Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram”, editados em 1539; além de manuscritos do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e o “Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias. E ainda mais centenas de cartas de escritores.
O acervo está à disposição para leitura e pesquisa e quem quiser ter acesso pode se associar na sede da própria instituição ou ter acesso ao acervo digitalizado através do site da instituição, neste link.
O Real Gabinete também recebe curiosos e turistas que visitam o lugar apenas para admirar a beleza do lugar, que encanta apaixonados por livros e arquitetura e surpreendeu até mesmo nossa filhinha Elis, na época com 9 meses.
O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9h às 18h.
*Com informações do site do Real Gabinete Português de Leitura.