Morar Fora: Sydney, Austrália, por Polyana Moura

Começamos, na semana passada aqui no blog, a série “Morar Fora”, com entrevistas com brasileiros que moram em outros países, que publicarei a cada semana. A primeira, com Mara Nogueira, residente de Amsterdã, foi um sucesso de visualizações e compartilhamentos.

E para esta semana, vamos para o outro lado do mundo, com Polyana Moura, que há quase 3 anos vive em Sydney, Austrália. O país é hoje o terceiro mais procurado por brasileiros para intercâmbio, segundo pesquisa da Belta (Associação de Agências de Intercâmbio).

Foi através do intercâmbio que Polyana se mudou para a Austrália e depois acabou estendendo o período no país, que é considerado também um dos mais receptivos para imigrantes.

Nesta entrevista, Polyana nos contou como foi a escolha de morar na Austrália, como foi a adaptação ao país, as diferenças culturais e os aprendizados que tem ganhado com essa experiência.

Polyana Moura vive na Austrália há quase 3 anos
Polyana Moura vive na Austrália há quase 3 anos

Continuar lendo Morar Fora: Sydney, Austrália, por Polyana Moura


Morar Fora: Amsterdã, Holanda, por Mara Nogueira

Cerca de 3 milhões de brasileiros vivem fora do Brasil, de acordo com a última estimativa do Ministério de Relações Exteriores, relativa a 2014. Isso é quase a população inteira do meu estado, o Rio Grande do Norte (3,4 milhões). Mas o próprio Itamaraty reconhece que o número pode ser bem maior, considerando que vários brasileiros que vivem no exterior ainda são imigrantes ilegais e evitam participar de pesquisas e censos.

Seja para estudar, trabalhar, pela própria experiência de morar em outro país ou por motivos do “coração”, morar fora do Brasil tem sido uma opção para muitos brasileiros e tantos outros ainda sonham com isso.

Pensando sobre o assunto, me dei conta de quantos amigos e familiares tenho vivendo no exterior, alguns há muitos anos, inclusive. E pensei em criar essa série “Morar Fora”. A cada semana, publicarei entrevistas com pessoas que vivem em outros países, contando suas histórias, as experiências de adaptação, burocracia para imigração, do que sentem falta no Brasil, e com conselhos para quem pretende morar fora, entre outras curiosidades que eu mesma tinha.

Para começar, fiz uma entrevista com Mara Nogueira, residente em Amsterdã desde 2011, e que tem colaborado com o Compartilhe Viagens, enviando posts sobre a Holanda.

Continuar lendo Morar Fora: Amsterdã, Holanda, por Mara Nogueira