Boa parte do mundo, incluindo o Brasil, entrou em “quarentena” ou confinamento diante da pandemia do coronavírus (covid-19). E, de repente, muitos trabalhadores estão tendo que lidar com uma nova realidade: o home office. Este tipo de trabalho remoto demanda muita disciplina e foco para ser produtivo. Agora, imaginem a realidade das mães, em especial de crianças pequenas, que estão se vendo em casa, tendo que trabalhar, executar tarefas domésticas e cuidar das crias, tudo junto e ao mesmo tempo. Isso pode ser uma verdadeira loucura, por isso, algumas mães na internet já estão chamando o home office de “hell´s office (escritório do inferno, em tradução livre)”.
Faço home office desde 2014, mas o grande desafio veio quando Elis nasceu, em junho de 2018. A produtividade despencou e foi difícil me manter trabalhando até ela entrar em uma “brinquedoteca/creche”, espaço onde ela passa a manhã e eu, devagar, consegui retomar o ritmo de trabalho. Agora, com o confinamento, tive que me reorganizar para conseguir trabalhar e não pirar com uma bebê de 1 ano e 8 meses, em casa, e que ainda mama. Confesso que a primeira semana foi um caos, mas agora já consegui me planejar melhor e vou compartilhar com vocês algumas dicas que podem ajudar o home office não se transformar em hell´s office. Ah! Este post é dedicado às mães porque normalmente são elas que acumulam todos esses papeis, mas pode atender a qualquer cuidador que se veja nesta situação neste momento.
1) Chame o parceiro (a) para assumir sua responsabilidade
A primeira coisa a se fazer é chamar o (a) parceiro (a) para uma conversa. Falar da necessidade de cada um organizar o seu tempo e dividir as tarefas. Aqui em casa, por exemplo, Fred faz home office com horário mais ou menos definido (tem que fazer 8h por dia, preferencialmente, pela manhã e tarde). Então, combinamos que ele começaria mais cedo do que o habitual e eu trabalharia no final da tarde para o início da noite. Se você é mãe solo e mora sozinha com a cria e ainda tem que fazer home office, deixo o meu abraço, pois não sei muito o que dizer. Mas recomendo focar nas prioridades, se naquele momento é o trabalho, deixa a casa pra depois e não se culpe por deixar seu filho (a) mais tempo na tv do que você gostaria.
2) Defina uma rotina
Para tentar manter um mínimo de ordem e sanidade é importante definir rotinas no dia dia: do trabalho, da casa e das crianças, que como todo mundo sabe, se dão melhor com previsibilidade.
Se possível coloque tudo por escrito e visível para cada um saber das suas tarefas e horários e evitar a carga mental de ficar lembrando quem tem que fazer o que e a que horas.
3) Escolha um local de trabalho em que possa fechar a porta
Como falei no post “Dicas para fazer home office durante a quarentena” é importante ter um local de trabalho e, no caso das mães, é importante que seja um local em que possa fechar a porta. Se possível trabalhe com fone de ouvido para ignorar as batidinhas e os chamadinhos de “mãeee”. Deixe claro para todos da casa que só irá abrir a porta em caso de real necessidade.
4) Converse com as crianças sobre a nova realidade
Crianças, mesmo as pequenas, têm uma capacidade de entendimento muito maior do que normalmente supomos. Então, converse com os filhos para explicar sobre seu novo esquema de trabalho. Diga que você terá horário para brincar, cuidar da casa e também para trabalhar. Sempre que necessário, repita todo o discurso.
5) Cumpra a sua parte no combinado
Sabe quando trabalhar em casa se torna um verdadeiro inferno? Quando você tenta fazer tudo ao mesmo tempo. Almoço no fogão, criança no colo e olho no celular para responder alguma demanda no trabalho. É bem comum o almoço queimar, a criança começar a chorar ou fazer uma birra e você acabar cometendo um erro no trabalho. Então, se possível, cumpra o combinado, obedeça a rotina e tire um tempinho pra cada coisa. Nessa primeira semana eu estava cometendo esse erro e levei umas duas mordidas de Elis (que está chegando aos maravilhosos 2 anos) que queria atenção enquanto eu resolvia coisas do trabalho e de casa.
6) Não fique tentada a parar tudo para arrumar a casa
Um dos maiores problemas para as mulheres, mães, donas de casa que precisam fazer home office é se sentir tentada a parar o trabalho para arrumar a casa. Nesse caso, volto a repetir, tente cumprir a rotina. A parte boa de estar confinada é que não vai aparecer nenhuma visita surpresa, então, você pode deixar a casa para depois. Tenha em mente suas prioridades do dia.
7) Converse com seu/sua superior para trabalhar por produtividade
Se você trabalha para alguma empresa e está tendo que fazer home office, excepcionalmente, neste período de quarentena, tente negociar trabalhar por produtividade e não com horário estabelecido. Argumente que tem as crianças em casa e que cumprir o horário comercial não é muito viável.
8) Procrastine!
Essa dica é oposta a que dei no post “Dicas para fazer home office durante a quarentena”. Mas no caso das mães de crianças pequenas é totalmente necessário. Aproveite o seu horário de trabalho, trancada em um cômodo, para tirar uns minutinhos para descansar e procrastinar, garantindo assim um pouco da sua sanidade.
9) Não se culpe!
O último conselho é: não se culpe. Não se culpe se você tem que deixar seu filho mais tempo nas telas do que gostaria, se tem que fazer uma comida mais simples, se a casa está bagunçada ou se não está no auge da sua produtividade. Estamos vivendo uma situação única, estamos todos vivendo uma pressão absurda e mais culpa materna não vai nos ajudar em nada.
As demais dicas sobre home office, você pode ler no post já citado:
Dicas para fazer home office durante a quarentena.
Espero que este post ajude você a aliviar um pouco da tensão do hell´s office. Essas são algumas dicas e não regras que você têm que se apegar a ela. Ah! Queria dizer que este blog é mantido por duas mães de bebês que fazem home office, eu (@karlalarissa) e Carla Uyara (@carlauyara), é uma loucura, mas a gente se vira! =)
Se você tem outra dica, coloca aqui nos comentários, ou então compartilha com a gente como está sendo a situação aí neste período de confinamento. Estamos juntas!