Dicas para fazer home office durante a quarentena

Desde 2014, ano seguinte a nossa Volta ao Mundo, eu e Fred, meu marido e desenvolvedor de sistemas deste blog, trabalhamos de home office. E, desde então, tenho que explicar às pessoas como posso trabalhar se nem saio de casa. Para a maioria das pessoas, dizer que eu fazia home office era o mesmo que dizer que tinha um hobby ou um nome bonito para dona de casa. Mas parece que o jogo virou (querendo ser engraçadinha uma hora dessas?) e, nesta quarentena de enfrentamento ao coronavírus, milhares de pessoas ou seriam milhões estão tendo que fazer home office pela primeira vez e muitos nem sabem como se faz isso. Pois bem, reuni aqui algumas dicas para facilitar, nem que seja um pouco, a vida dessas pessoas porque, na verdade, não está fácil para ninguém.

1) Estabeleça um horário

As pessoas têm uma ideia de que fazendo home office você trabalha quando bem entende. Na verdade, é preciso ter bastante disciplina para trabalhar de casa. Pois, podem acontecer duas coisas: você procrastinar e acabar não produzindo nada ou você trabalhar sem hora para parar.

O ideal é que você estabeleça um horário e cumpra ele para garantir a sua produtividade e também o seu bem estar físico e mental.

2) Prepare um local

Para levar o trabalho a sério e se manter produtivo também é importante escolher um local de trabalho e prepará-lo para isso. Não precisa montar um escritório todo agora. Mas não funciona muito bem uma hora trabalhar na cama, outra no sofá, outra na mesa da sala. Se tiver outras pessoas em casa, especialmente crianças, escolha preferencialmente um local em que você possa fechar a porta. Também leve logo para a mesa um copo de água, xícara de café, chá para não ficar levantando o tempo todo e sendo tentado a procrastinar.

3) Vista-se para trabalhar

Muita gente considera esta dica uma bobagem e acha tranquilo trabalhar de pijama. Mas é fato que se vestir para trabalhar ajuda a “ativar” no cérebro o modo trabalho. Não precisa ser um look todo combinadinho, como as blogueiras de moda sugerem, mas também não dá para ficar de pijama o tempo todo. Além do mais, alguns trabalhos necessitam de reuniões por vídeo conferência ou gravar vídeos para as redes sociais. Esteja pronto para encarar o dia!

4) Defina suas tarefas

Antes de começar o trabalho, defina as tarefas do dia (Você também pode fazer isso no dia anterior). Para quem é funcionário de uma empresa, provavelmente, essas tarefas serão passadas. Quem é autônomo, microempreendedor ou tem outro tipo de contrato, o ideal é definir as próprias tarefas antes de dar início ao trabalho. Já quem trabalha em equipe, alguns aplicativos, como o TrelloMonday.com e o Slack, podem ajudar na organização das tarefas.

5) Evite procrastinar

A maior parte dos trabalhos de home office ganha-se por produtividade e não por tempo de trabalho. Ou pelo menos você pode tentar negociar isso com o seu/sua superior para este período de quarentena.

Para aumentar a produtividade um ponto importante é evitar a procrastinação. Algumas dicas são:

– Avise aos familiares e amigos do seu horário de trabalho para evitar contatos naquele período;

– Coloque o celular distante ou pelo menos no modo avião ou não perturbe;

– Você também pode baixar extensões para navegadores que bloqueiam sites e que possam te ajudar a se manter focado. Veja algumas delas: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2017/04/extensao-do-chrome-bloqueia-sites-para-focar-nos-estudos.html 

https://www.spyzie.com/br/parental-controls/website-blocker.html

Também evite ser seduzido pela TV ou a geladeira!

6) Faça reuniões de vídeo com colegas de trabalho

Para manter a sanidade mental é importante manter contato com outras pessoas além das que estão confinadas com você. Por isso, as reuniões, que antes eram tidas como chatas, podem ser uma boa oportunidade para discutir melhor as tarefas de trabalho, mas também bater um papo e aliviar um pouco as tensões da quarentena. Vários aplicativos oferecem a opção de vídeos chamadas, mas alguns mais usados, como o WhatsApp, estão travando mais diante do grande número de acessos. Algumas opções de Apps eficientes são o Zoom, Google meetings e o próprio Slack.

Deu para ver com essas dicas que fazer home office não é esse mundo encantado do trabalho que muita gente pinta. É preciso ter bastante disciplina e foco. Mas o trabalho remoto já nos proporcionou experiências que seriam impossíveis em um trabalho convencional, como a viagem de 5 meses que fizemos pelo continente americano – Sul, Central e Norte – ao mesmo tempo em que trabalhávamos.

Essas dicas são bem gerais e atendem as pessoas em condições favoráveis de “temperatura e pressão”. Mas escrevi este post também para as mães que estão vivenciando a loucura de fazer home office com crianças pequenas enfurnadas em casa:

Para as mães: Dicas para o home office não se transformar em hell´s office nesta quarentena

O que vocês acharam destas dicas? Têm alguma para acrescentar? Deixe aqui nos comentários.

Foto em destaque: Photo by Alexa Williams on Unsplash


Para as mães: Dicas para o home office não se transformar em hell´s office nesta quarentena

Boa parte do mundo, incluindo o Brasil, entrou em “quarentena” ou confinamento diante da pandemia do coronavírus (covid-19). E, de repente, muitos trabalhadores estão tendo que lidar com uma nova realidade: o home office. Este tipo de trabalho remoto demanda muita disciplina e foco para ser produtivo. Agora, imaginem a realidade das mães, em especial de crianças pequenas, que estão se vendo em casa, tendo que trabalhar, executar tarefas domésticas e cuidar das crias, tudo junto e ao mesmo tempo. Isso pode ser uma verdadeira loucura, por isso, algumas mães na internet já estão chamando o home office de “hell´s office (escritório do inferno, em tradução livre)”. 

Imagem de hell´s office que tem feito sucesso na internet esses dias
Imagem de hell´s office que tem feito sucesso na internet esses dias

Faço home office desde 2014, mas o grande desafio veio quando Elis nasceu, em junho de 2018. A produtividade despencou e foi difícil me manter trabalhando até ela entrar em uma “brinquedoteca/creche”, espaço onde ela passa a manhã e eu, devagar, consegui retomar o ritmo de trabalho. Agora, com o confinamento, tive que me reorganizar para conseguir trabalhar e não pirar com uma bebê de 1 ano e 8 meses, em casa, e que ainda mama. Confesso que a primeira semana foi um caos, mas agora já consegui me planejar melhor e vou  compartilhar com vocês algumas dicas que podem ajudar o home office não se transformar em hell´s office. Ah! Este post é dedicado às mães porque normalmente são elas que acumulam todos esses papeis, mas pode atender a qualquer cuidador que se veja nesta situação neste momento.

1) Chame o parceiro (a) para assumir sua responsabilidade

Tentando trabalhar com Elis, fazendo tudo ao contrário do que compartilhei aqui
Tentando trabalhar com Elis, fazendo tudo ao contrário do que compartilhei aqui

A primeira coisa a se fazer é chamar o (a) parceiro (a) para uma conversa. Falar da necessidade de cada um organizar o seu tempo e dividir as tarefas. Aqui em casa, por exemplo, Fred faz home office com horário mais ou menos definido (tem que fazer 8h por dia, preferencialmente, pela manhã e tarde). Então, combinamos que ele começaria mais cedo do que o habitual e eu trabalharia no final da tarde para o início da noite.  Se você é mãe solo e mora sozinha com a cria e ainda tem que fazer home office, deixo o meu abraço, pois não sei muito o que dizer. Mas recomendo focar nas prioridades, se naquele momento é o trabalho, deixa a casa pra depois e não se culpe por deixar seu filho (a) mais tempo na tv do que você gostaria.

2) Defina uma rotina

Para tentar manter um mínimo de ordem e sanidade é importante definir rotinas no dia dia: do trabalho, da casa e das crianças, que como todo mundo sabe, se dão melhor com previsibilidade.

Se possível coloque tudo por escrito e visível para cada um saber das suas tarefas e horários e evitar a carga mental de ficar lembrando quem tem que fazer o que e a que horas.

3) Escolha um local de trabalho em que possa fechar a porta

Como falei no post “Dicas para fazer home office durante a quarentena” é importante ter um local de trabalho e, no caso das mães, é importante que seja um local em que possa fechar a porta. Se possível trabalhe com fone de ouvido para ignorar as batidinhas e os chamadinhos de “mãeee”. Deixe claro para todos da casa que só irá abrir a porta em caso de real necessidade.

4) Converse com as crianças sobre a nova realidade

Crianças, mesmo as pequenas, têm uma capacidade de entendimento muito maior do que normalmente supomos. Então, converse com os filhos para explicar sobre seu novo esquema de trabalho. Diga que você terá horário para brincar, cuidar da casa e também para trabalhar. Sempre que necessário, repita todo o discurso.

5) Cumpra a sua parte no combinado

Sabe quando trabalhar em casa se torna um verdadeiro inferno? Quando você tenta fazer tudo ao mesmo tempo. Almoço no fogão, criança no colo e olho no celular para responder alguma demanda no trabalho. É bem comum o almoço queimar, a criança começar a chorar ou fazer uma birra e você acabar cometendo um erro no trabalho. Então, se possível, cumpra o combinado, obedeça a rotina e tire um tempinho pra cada coisa. Nessa primeira semana eu estava cometendo esse erro e levei umas duas mordidas de Elis (que está chegando aos maravilhosos 2 anos) que queria atenção enquanto eu resolvia coisas do trabalho e de casa. 

6) Não fique tentada a parar tudo para arrumar a casa

Um dos maiores problemas para as mulheres, mães, donas de casa que precisam fazer home office é se sentir tentada a parar o trabalho para arrumar a casa. Nesse caso, volto a repetir, tente cumprir a rotina. A parte boa de estar confinada é que não vai aparecer nenhuma visita surpresa, então, você pode deixar a casa para depois. Tenha em mente suas prioridades do dia.

7) Converse com seu/sua superior para trabalhar por produtividade

Se você trabalha para alguma empresa e está tendo que fazer home office, excepcionalmente, neste período de quarentena, tente negociar trabalhar por produtividade e não com horário estabelecido. Argumente que tem as crianças em casa e que cumprir o horário comercial não é muito viável.

8) Procrastine!

Essa dica é oposta a que dei no post “Dicas para fazer home office durante a quarentena. Mas no caso das mães de crianças pequenas é totalmente necessário. Aproveite o seu horário de trabalho, trancada em um cômodo, para tirar uns minutinhos para descansar e procrastinar, garantindo assim um pouco da sua sanidade.

9) Não se culpe!

O último conselho é: não se culpe. Não se culpe se você tem que deixar seu filho mais tempo nas telas do que gostaria, se tem que fazer uma comida mais simples, se a casa está bagunçada ou se não está no auge da sua produtividade. Estamos vivendo uma situação única, estamos todos vivendo uma pressão absurda e mais culpa materna não vai nos ajudar em nada.

As demais dicas sobre home office, você pode ler no post já citado: 

Dicas para fazer home office durante a quarentena

Dicas para fazer home office durante a quarentena.

Espero que este post ajude você a aliviar um pouco da tensão do hell´s office.  Essas são algumas dicas e não regras que você têm que se apegar a ela. Ah! Queria dizer que este blog é mantido por duas mães de bebês que fazem home office, eu (@karlalarissa) e Carla Uyara (@carlauyara), é uma loucura, mas a gente se vira! =)

Se você tem outra dica, coloca aqui nos comentários, ou então compartilha com a gente como está sendo a situação aí neste período de confinamento. Estamos juntas!