Série Volta ao Mundo no Youtube – Como se planejar

Começamos hoje no nosso canal no Youtube uma série sobre Volta ao Mundo. No primeiro vídeo falo sobre “Como se planejar” para esta viagem. Resolvi fazer esta série, pois quando viajamos em 2013, as redes sociais ainda não tinham tanta força quanto hoje e muitos dos nossos vídeos e fotos não foram divulgados. O intuito é contar sobre a viagem, os países, mas também dar dicas para quem sonha em fazer uma Volta ao Mundo ou conhecer alguns dos 20 países que visitamos.

Assista ao primeiro vídeo:

Inscreva-se no nosso canal para acompanhar a série e nos ajudar a chegar aos 1.000 inscritos.

Leia também:

5 formas de ganhar dinheiro com suas viagens


Morretes, uma cidade colonial na serra paranaense

Um dos primeiros passeios que fiz quando morei em Curitiba foi conhecer Morretes, uma cidade colonial, que fica em uma região privilegiada, pois está localizada entre a serra e o litoral do Paraná, e apenas 1h30 da capital, Curitiba.

A cidade é uma graça! Nos casarões tradicionais você encontra restaurantes, pousadas e comércio. O centro da cidade é pequeno e acessível a pé. Aliás, vale super a pena conhecer a cidade caminhando.

Se você deseja passar as próximas férias na serra paranaense não deixe de fazer este passeio. Muitos turistas brasileiros desconhecem este destino, e para aqueles que visitam a cidade, a surpresa é garantida.

Como chegar

Para chegar em Morretes, vindo de Curitiba, é fácil. A cidade possui rodoviária local e recebe linhas viárias de vários lugares – inclusive partindo da Rodoviária de Curitiba.

De carro, partindo da capital, que possui o aeroporto mais próximo de Morretes, o Aeroporto Afonso Pena, basta optar pela BR-277. A viagem dura em torno de 1h30, mas o passeio pela Estrada da Graciosa é tão maravilhoso que, muitos turistas, assim como eu, param para poder tirar fotos, comer um pastel com caldo de cana e admirar nossa linda mata atlântica. A viagem acaba durando um pouco mais, mas vale super a pena. Dica: opte por parar na ida. Morretes costuma ser uma cidade quente com muito o que fazer e você pode ficar cansado na volta. Principalmente se estiver com criança como foi o meu caso.

O que comer

Além de uma cidade com forte herança colonial e natureza para todos os lados, Morretes também é conhecido pela sua gastronomia local. Um destaque é a farinha de mandioca, que possui eventos dedicados à valorização da farinha como referência geográfica e cultural do Paraná, e o famoso barreado, um delicioso cozido de carne bovina, servido com farinha de mandioca, temperos e banana. A carne desmancha na boca e é um dos pratos mais pedidos por lá.

Você também encontra cachaça artesanal, com produção local, bem como os doces, a famosíssima bala de banana e sorveteria. Aliás, Morretes costuma ter um clima bem quente, portanto, um sorvetinho de sobremesa vai super bem.

Há muitos restaurantes, bares e pousadas em toda a região, para todos os gostos e preços. Inclusive os restaurantes são um ponto alto de Morretes.

O que fazer

O Rio Nhundiaquara corta a cidade, e nesta região se concentram os restaurantes e bares, além do comércio local. E para quem curte esportes, o rio oferece ainda a prática de boia cross, com passeios a apenas 6 km do centro da cidade. Ele é oferecido por algumas empresas especializadas e tem em média o preço de R$ 90,00 por pessoa.

Um dos pontos altos do passeio por Morretes é o Pico do Marumbi, com 1.539 metros de altura na sua parte mais alta. Você encontra passeios com trilhas pelas montanhas muito bem preservadas e área para camping.

A cidade é perfeita para um passeio de fim de semana ou feriadão e para quem busca descanso longe da agitação.

Passeio de trem até Morretes

Este é um dos passeios até Morretes mais procurados para quem está ‘turistando’ por Curitiba: o passeio de Trem, Serra Verde Express, que está entre os 10 passeios de trem mais sofisticados do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian.

O passeio passa por paredões de pedra e penhascos, com vista espetacular, por meio da Mata Atlântica, túneis e cachoeiras. Para se ter uma ideia, a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, que atualmente só vai até Morretes – PR, foi inaugurada em 1885 pela Princesa Isabel. Nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, há saídas diárias da Rodoferroviária de Curitiba, mas é preciso fazer reservas.

Um destaque é que, durante o passeio, o turista pode provar doces e pratos típicos. Há opções de preços conforme o tipo de classe dos vagões – Turística, Camarote ou Imperial e Trem de Luxo.

Você pode conhecer melhor o passeio de trem de Curitiba a Morretes pelo site oficial do Serra Verde Express e comprar o ticket diretamente no site.

Comece a planejar sua viagem através dos links abaixo:

Reserve o seu hotel  em Morretes

Alugue um carro na RentCars.com com o melhor preço


Mahila – Expedição Feminina à Índia

Mahila - Expedição Femina à Índia
Mahila – Expedição Femina à Índia

Um dos grandes propósitos da Compartilhe Viagens – blog e agência – e meu pessoalmente em 2020 é o Mahila – Expedição Feminina à Índia. “Mahila” significa “Mulher” em híndi, língua oficial da Índia, e não poderia ter nome mais simbólico para este projeto, que terá como o ponto alto uma viagem apenas para mulheres brasileiras ao norte da Índia, que realizaremos em outubro deste ano. Nesta quinta-feira (9/01), faremos em Natal, o lançamento do projeto, com a exposição fotográfica Mulheres da Índia, prática de yoga e depoimentos de mulheres que já visitaram o país. O evento acontece a partir das 18h, no Mahalila Café & Livros, em Potilândia, e tem entrada gratuita.

Fotos da exposição Mulheres da Índia, do evento Mahila. Foto: Filipe Aires
Fotos da exposição Mulheres da Índia, do evento Mahila. Foto: Filipe Aires

A Índia  tem a segunda maior população feminina do mundo, atrás apenas da China. São mais de 600 milhões de mulheres no país, três vezes mais do que toda a população brasileira. Em diversas pesquisas, o país é apontado como um dos países em que as mulheres mais sofrem com a desigualdade no mundo. Por outro lado, têm surgido lá diversos projetos que têm atuado no apoio às mulheres, através da educação, empreendedorismo entre outros meios, para que elas possam ascender economicamente e também serem mais respeitadas.

O  projeto Mahila é uma parceria da Compartilhe Viagens com a Marquise Art Media (empresa com atuação na Índia). A ideia é que a viagem de outubro (o grupo sairá de Garulhos – SP, então, podemos levar mulheres de todo Brasil) seja mais do que uma viagem de turismo. Será uma imersão pelo universo feminino. Iremos sim visitar os pontos turísticos famosos como o Taj Mahal, mas nossa intenção maior é visitar e conhecer projetos sociais e de empreendedorismo que atuem diretamente com as mulheres indianas. Também devemos realizar um jantar de networking com empresárias e personalidades indianas.

A minha grande parceira neste projeto é uma das diretoras da Marquise Art Mídia, Karen D´Paula, que vive entre Brasil e Índia. Segundo ela, as mulheres indianas são desvalorizadas desde antes de nascerem. “Na Índia é até proíbido por lei fazer ultrassom, pois se a família descobre que é menina, as chances de um aborto são grandes”, explica e continua “porém nos anos em que vivi no país conheci muitos projetos incríveis que têm mudado a realidade dessas mulheres. Nossa ideia é apresentar às brasileiras essas iniciativas e promover essa troca entre as mulheres brasileiras e as indianas. Inclusive, o roteiro da viagem é baseado nas experiências que vivi lá”.

A exposição

A exposição Mulheres da Índia é assinada pelo designer gráfico e fotógrafo natalense Filipe Aires. Serão dez fotos, feitas entre 2016 e 2019, que mostram mulheres indianas em suas diversas representações. São pastoras no campo, joguinises, meninas muçulmanas, artistas, trabalhadoras têxteis. “A exposição é um pequeno recorte de uma experiência de 2 anos e meio, por diferentes regiões, onde se pode constatar que embora sendo tão desvalorizadas e subjugada por seu próprio povo e mesmo diante de todo caos e dificuldade, a mulher indiana consegue ainda revelar sua beleza e virtude, toda sua força e inteligência, suas cores e alegria”, destaca Filipe.

Yoga e depoimentos

O evento Mahila terá ainda prática de yoga com a instrutora Maíra Ramos e depoimentos de mulheres que já viajaram à Índia, entre elas, a jornalista Glácia Marillac, a psicóloga Taciana Chiquetti e uma das organizadoras do evento, a diretora da Marquise, Karen D´Paula.

Espero vocês lá!

Serviço

Mahila – Expedição Feminina à Índia
Quando? 9 de janeiro (quinta-feira), a partir das 19h
Onde? Mahalila Café & Livros
Rua Doutora Nívia Madruga, 19, Potilândia
Entrada gratuita – aberto à mulheres e homens


Canal do Youtube: Conheça Martins- destino serrano do Rio Grande do Norte

No mais novo vídeo do nosso canal no Youtube, apresentamos Martins, destino serrano do do Rio Grande do Norte, famoso pelo festival gastronômico, que acontece nos meses de inverno. Falei um pouco dos principais atrativos da cidade, do hotel onde nos hospedamos com Elis (Chalé Lagoa dos Ingás) e sobre a esticadinha que fizemos até o município de Portalegre.

As imagens feitas por Fred Santos com o drone estão incríveis.

Assista:

Leia também nosso post sobre a Martins-RN:

Serra de Martins: destino para aproveitar o inverno no Rio Grande do Norte

E, se você ainda não viu os outros vídeos do canal, confira aqui:


Canal no Youtube: “Descubra Ponta do Mel, no RN”

No nosso mais novo vídeo no canal no Youtube apresentamos um destino pouco conhecido no Rio Grande do Norte: “Conheça Ponta do Mel” . No vídeo, mostrei porquê Ponta do Mel é um destino único no mundo, seus atrativos e belezas naturais.

Assista:

Leia também o nosso post sobre Ponta do Mel:

Descubra Ponta do Mel, no Rio Grande do Norte: o único lugar no mundo onde o sertão encontra o mar

E, se você ainda não viu os outros vídeos do canal, confira aqui:

 

 

Os vídeos do nosso canal são publicados quinzenalmente. Iremos  mostrar um pouco das nossas viagens, dar dicas de como viajar sem gastar muito, viagens com crianças, destinos potiguares, entre outros assuntos.

Nos ajude a chegar aos 1.000 inscritos. Inscreva-se no canal para receber a atualização dos próximos vídeos. E se gostou, dá o seu “like”, deixa seu comentário e compartilha com os amigos. =)


Novo vídeo no canal no Youtube: “Primeira Viagem do Bebê”

Saiuu o nosso segundo vídeo no nosso canal no Youtube. O tema é o nosso assunto da vez: “Primeira Viagem do Bebê”. No vídeo, contei um pouco sobre como têm sido as viagens com Elis, dei algumas dicas e falei sobre o lançamento do nosso e-book gratuito “Primeira Viagem do Bebê”.

Assista ao vídeo:

E, se você ainda não viu o primeiro vídeo, nele contei sobre “Como conheci 38 países em 7 anos”, explicando minha trajetória de viajante, e você pode assistí-lo aqui:

Os vídeos do nosso canal são publicados quinzenalmente (quintas-feiras). Iremos  mostrar um pouco das nossas viagens, dar dicas de como viajar sem gastar muito, viagens com crianças, destinos potiguares, entre outros assuntos.

Nos ajude a chegar aos 1.000 inscritos. Inscreva-se no canal para receber a atualização dos próximos vídeos. E se gostou, dá o seu “like”, deixa seu comentário e compartilha com os amigos. =)


E-book “Primeira Viagem do Bebê” – Baixe o seu gratuitamente

“Aproveite para viajar porque quando chegarem os filhos…”. Qual casal de viajantes nunca ouviu essa frase? Nós ouvimos dezenas de vezes antes da minha gravidez. Tanto que, por um tempo, acreditamos nisso e fomos ano a ano adiando o sonho de ter filhos. E assim viajamos por cinco continentes, 38 países e centenas de cidades antes de decidir que era hora de ter um bebê. Agora, nossa filha Elis tem 1 ano e 2 meses e desde os quatro viaja com a gente. E a cada viagem tem se revelado a melhor companheirinha de viagem que poderíamos ter. A partir da nossa experiência com ela, decidi escrever o e-book “Primeira Viagem do Bebê”, que estamos lançando hoje, será distribuído gratuitamente entre os assinantes da newsletter do blog Compartilhe Viagens. Baixe o seu aqui!

Nele, dou dicas sobre o planejamento, a documentação necessária, as regras dos voos, as mudanças na rotina, a alimentação, o que levar, entre outras coisas para as primeiras viagens do bebê (zero a dois anos). Tudo o que fui pesquisando e descobrindo com ela está aqui registrado.

Para não ficar resumido apenas a nossa vivência e visando dar mais segurança e informações a vocês, convidei para participar do e-book especialistas que mostram em suas profissões os benefícios de viajar com as crianças, os cuidados a serem tomados e outras dicas em suas áreas de atuação. São elas: a pediatra Dra Kallydya Fonseca, a nutricionista Flor Martinez e as psicólogas Anna Lygia Bezerra e Marília Rocha, autoras do livro “País das Emoções”. Também tem texto com colaboração de Taís Ribeiro. A revisão é de João Bezerra. A capa linda tem arte de Jackie Monteiro e a diagramação de César Augusto. As fotos são minhas e de Fred Santos.

Estou muito feliz com o lançamendo do e-book e espero, de verdade, que ele possa a ajudar muitas famílias a construir maravilhosas memórias afetivas com seus bebês, viajando mais. <3

Baixe o seu, gratuitamente, assinando nossa newsletter aqui.

Assista ao nosso vídeo “Primeira Viagem do Bebê”:


#Novidade Agora temos Canal no Youtube

O Compartilhe Viagens agora também está no Youtube. Resolvi perder a vergonha de aparecer nos vídeos e encarei o desafio de atualizar o nosso canal no Youtube quinzenalmente (o canal já existia, mas tínhamos poucos vídeos postados). A partir de hoje, iremos postar a cada quinze dias (quartas-feiras), um vídeo mostrando nossas viagens, dando dicas de como viajar sem gastar muito, viagens com crianças, destinos potiguares, entre outros assuntos.

O primeiro vídeo acabou de ser publicado. Nele contei “Como conheci 38 países em 7 anos”, explicando minha trajetória de viajante, e você pode assistí-lo aqui:

Inscreva-se no canal para receber a atualização dos próximos vídeos. E se gostou, dá o seu “like”, deixa seu comentário e compartilha com os amigos. =)