Iniciativa garante que nenhum estado brasileiro fique sem ligação aérea: Malha aérea essencial começa neste sábado (28)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recebeu os últimos ajustes de malha aérea das empresas Gol, Azul e Latam, nesta sexta-feira (27). Além das capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, outras 19 cidades do país serão atendidas. Os voos terão início neste sábado (28) e estão previstos até o final de abril, distribuídos em frequências semanais com: 723 voos no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-oeste e 75 voos para a região Norte.

 

A distribuição dos voos atende a preocupação do Governo Federal de manter uma malha que continue integrando o País, com ajustes para que nenhum estado fique sem pelo menos uma ligação aérea. Com a redução drástica de voos em março, em decorrência da pandemia do Coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241. 

 

O Diretor-Presidente da ANAC, Juliano Noman, reforça a importância da medida para a manutenção do transporte aéreo: “A aviação de vários países está parando por completo. O que estamos fazendo no Brasil é porque sabemos que o serviço aéreo é essencial para ajudar o País a superar esse cenário sem precedentes, permitindo o deslocamento de materiais, profissionais de saúde e das pessoas que ainda precisam viajar”. Também participam da ação o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), do Ministério da Economia, e o Ministério da Infraestrutura, que tem buscado junto aos governos estaduais apoio para a iniciativa. 

 

*Informações retiradas do site da anac.gov.br

Foto em destaque: Malha aérea semanal por estados – ANAC


Etiqueta de viagem: o que fazer e o que não fazer durante um voo

Nunca os brasileiros viajaram tanto de avião quanto hoje em dia. Segundo dados do Anuário Estatístico do Transporte Aéreo de 2013, divulgado no início deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de passageiros em 2013 atingiu o maior patamar da história da aviação brasileira. No total, mais de 109,2 milhões de passageiros foram transportados em 2013, no qual foram quase 90 milhões de passageiros em voos domésticos e 19,2 milhões em voos internacionais. O crescimento nos últimos 10 anos foi de 165%.  Mas com tanta gente voando, inclusive pela primeira vez, os aeroportos estão  sobrecarregados e os voos estão quase sempre lotados. E para todo mundo ter uma viagem segura e tranquila é necessário seguir algumas regrinhas de boa convivência. O que vale tanto para os passageiros de primeira viagem quanto para os mais experientes.

Já faz um bom tempo que venho observando o comportamento dos passageiros nos voos tanto nacionais, quanto internacionais. E nas oportunidades que tive, conversei com alguns comissários de bordo a respeito deste assunto. A partir dessas conversas com vários comissários reuni o que chamei neste post de etiqueta de viagem para voos.  São 5 dicas do que fazer e o que não fazer em um voo:

Continue reading Etiqueta de viagem: o que fazer e o que não fazer durante um voo