Iniciativa garante que nenhum estado brasileiro fique sem ligação aérea: Malha aérea essencial começa neste sábado (28)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recebeu os últimos ajustes de malha aérea das empresas Gol, Azul e Latam, nesta sexta-feira (27). Além das capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, outras 19 cidades do país serão atendidas. Os voos terão início neste sábado (28) e estão previstos até o final de abril, distribuídos em frequências semanais com: 723 voos no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-oeste e 75 voos para a região Norte.

 

A distribuição dos voos atende a preocupação do Governo Federal de manter uma malha que continue integrando o País, com ajustes para que nenhum estado fique sem pelo menos uma ligação aérea. Com a redução drástica de voos em março, em decorrência da pandemia do Coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241. 

 

O Diretor-Presidente da ANAC, Juliano Noman, reforça a importância da medida para a manutenção do transporte aéreo: “A aviação de vários países está parando por completo. O que estamos fazendo no Brasil é porque sabemos que o serviço aéreo é essencial para ajudar o País a superar esse cenário sem precedentes, permitindo o deslocamento de materiais, profissionais de saúde e das pessoas que ainda precisam viajar”. Também participam da ação o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), do Ministério da Economia, e o Ministério da Infraestrutura, que tem buscado junto aos governos estaduais apoio para a iniciativa. 

 

*Informações retiradas do site da anac.gov.br

Foto em destaque: Malha aérea semanal por estados – ANAC


Coronavírus: Saiba sobre as regras para remarcações ou cancelamentos de voos

Com as últimas medidas anunciadas por alguns países, fechando as fronteiras para estrangeiros devido a pandemia do coronavírus, muita gente tem buscado informações sobre remarcação de voos e cancelamentos. Para ajudar os nossos leitores, buscamos informações com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), conversamos com a advogada Daisy Mattos, especialista em direito administrativo e consumidor, e checamos os comunicados das principais companhias aéreas que operam no Brasil para saber qual a posição de cada uma delas.

Orientação da ANAC 

A ANAC esclarece, no site oficial, que “a alteração ou o cancelamento de passagens aéreas por iniciativa do passageiro estão sujeitos às regras contratuais da tarifa adquirida, ou seja, é possível que seja cobrada diferença de tarifa e aplicadas eventuais multas. De todo modo, o passageiro com viagem para destinos afetados pelo coronavírus pode consultar sua empresa aérea sobre a existência de eventuais políticas flexíveis de remarcação ou de reembolso das passagens aéreas”.

Já nos casos em que a própria empresa aérea tenha a iniciativa de cancelar ou alterar a passagem, o passageiro em território brasileiro faz jus a todos os direitos previstos na Resolução nº 400 da ANAC. “Qualquer alteração programada feita pela empresa aérea, em especial quanto ao horário do voo e o seu itinerário, deve ser informada ao passageiro com 72 horas de antecedência da data do voo. Nos voos internacionais, se essa informação não for repassada ao passageiro dentro do prazo ou a alteração for superior a 1 hora em relação ao horário de partida ou de chegada, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro as alternativas de reembolso integral ou reacomodação em outro voo”.

A orientação da ANAC em caso de problemas de remarcação e cancelamento é para procurar primeiramente os canais de atendimento da própria empresa. Caso o problema persista, o canal adequado para registrar manifestações é a plataforma www.consumidor.gov.br, onde todas as empresas aéreas que operam no Brasil estão cadastradas e têm o prazo de até 10 dias para responder as reclamações registradas.

Direito do Consumidor

Para entender mais sobre como proceder nesses casos de remarcação e cancelamento devido ao coronavírus, conversamos também com a advogada  Daisy Mattos, especialista em direito administrativo e consumidor.

De acordo com ela, não existe uma lei que obrigue as companhias fazerem mudanças ou cancelamentos sem custos. Porém, algumas companhias estão oferecendo esse benefício aos passageiros, enquanto outras não. “Em casos de passageiros idosos e crianças, que são grupos de risco, é necessário ajuizar uma ação com profissional para garantir o direito de remarcação ou cancelamento sem grandes prejuízos”, afirma Daisy Mattos.

A advogada ressalta ainda que, como o vírus já chegou ao Brasil, essas ações só atendem a passageiros que se enquadram em grupos de risco ou países que fecharam as fronteiras.

Comunicados das principais companhias aéreas que operam no Brasil a respeito do Coronavírus:

LATAM

A LATAM publicou nesta quarta-feira (11) as medidas tomadas pela companhia aérea para atender a passageiros que têm passagens marcadas para países com restrições devido a epidemia de coronavírus.

O Grupo LATAM Airlines também anunciou a suspensão temporária da sua operação entre São Paulo e Milão, em voos programados de 2 de março a 16 de abril de 2020. 

Leia os comunicados da LATAM aqui:

https://www.latam.com/pt_br/sala-de-imprensa/imprensa/informacao-importante-sobre-a-propagacao-do-coronavirus—covid-/

https://www.latam.com/pt_br/sala-de-imprensa/noticias/latam_estende_medidas_coronavirus_argentina_peru_colombia/ 

Azul

A Azul anunciou que clientes com destino de/para Lisboa ou Porto, voando Azul em março de 2020, poderão alterar (para voar até 30 de junho de 2020) ou cancelar seu voo (reembolso através de crédito).

Veja a nota completa: 

https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/alertas-de-viagem 

TAP

A TAP Air Portugal também publicou ontem um alerta sobre as mudanças de operações da companhia devido às determinações de países como Itália, Estados Unidos, Israel e Angola.

Leia o comunicado na íntegra aqui: 

https://www.flytap.com/pt-br/alertas-e-informacoes 

AirEuropa

A Air Europa publicou também um informativo explicando as mudanças de operações devido às restrições de viagem e circulação de passageiros anunciadas por diferentes países. 

Leia o comunicado na íntegra aqui:  

https://business.facebook.com/notes/air-europa/altera%C3%A7%C3%B5es-operacionais-nos-nossos-voos/3236037009818286/ 

Emirates

A Emirates também divulgou sobre a suspensão de voos e as medidas que a companhia está tomando em relação à epidemia do coronavírus. A companhia também está tomando medidas adicionais que vão além dos requisitos regulamentares e do setor para garantir a saúde e o conforto de seus clientes. Entre essas medidas estão a reserva de passagens sem taxas de alteração em todos os voos para compras até 31 de março. 

Leia aqui as informações completas sobre a Emirates: 

https://www.emirates.com/br/portuguese/help/travel-updates/#3515 

AirCanada

A AirCanada também está isentando da cobrança de multa para alteração de voos para as passagens compradas entre 4 e 31 de março de 2020, desde que a remarcação seja feita até 14 dias antes da viagem. Mais informações: http://www.aircanada.com.br/beta/ofertas/default.aspx?pageid=657

AirFrance

A AirFrance autorizou a remarcação sem custo extra em sua rede de voos antes de 31 de março. 

“Desde o surto do Coronavirus COVID-19, temos feito todo o possível para ajudar nossos clientes e permitir que eles adiem ou cancelem viagens planejadas para / de áreas com risco de exposição”, afirma o comunicado da companhia.

Leia na íntegra:

https://www.airfrance.com.br/BR/pt/common/page_flottante/hp/news-air-traffic-air-france.htm?_ga=2.238377984.1674057740.1584021952-1765854784.1584021952 

AlitaliaA Alitalia publicou orientações para quem tinha viagem marcada até 31 de maio, permitindo remarcação ou reembolso com voucher.

 Leia o comunicado completo:

https://www.alitalia.com/pt_br/fly-alitalia/news-and-activities/news/info-flights.html 

Avianca

A Avianca também está oferecendo a opção de mudar o itinerário sem penalização a quem tenha adquirido bilhetes ou resgatado com milhas entre 4 e 31 de março de 2020 em rotas de e para os Estados Unidos, Canadá e Europa ou entre 11 e 31 de março de 2020 em rotas de e para outras rotas internacionais operadas pela Avianca.

Veja as orientações da companhia: https://www.avianca.com/br/pt/sobre-nos/centro-de-noticias/noticias-da-avianca/medidas-de-proteccao-por-passageiros-covid19/ 

Saiba mais sobre as medidas de outras companhias aéreas que operam no Brasil:

Bristish Airways

Delta

KLM

Qatar Airways

South African Airways

Swiss

American Airlines

Royal Air Maroc

Lufthansa

Leia também:

Lista de países que proibiram entrada (momentânea) de estrangeiros para conter o coronavírus

Novo Coronavírus na Itália: Depoimento da brasileira Adja Medeiros sobre como está o país com a quarentena

Foto em destaque: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Novas regras para bagagens: tamanhos, pesos e valores cobrados por cada companhia

Atualização: A Justiça Federal em São Paulo concedeu na tarde desta segunda-feira (13) liminar contra a norma que autoriza as companhias aéreas a cobrar pelo despacho de bagagens. A decisão da 22ª Vara Cível atende pedido do Ministério Público Federal (MPF) contra a resolução 400, de 13 de dezembro de 2016, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As novas regras para o transporte aéreo de passageiros começam a valer para as passagens compradas a partir da próxima terça-feira (14). Entre as mudanças estão o fim da franquia da bagagem despachada e aumento do volume da bagagem de mão. Saiba o que será permitido com as novas regras e valores que serão cobrados pelas companhias. Continue reading Novas regras para bagagens: tamanhos, pesos e valores cobrados por cada companhia


Etiqueta de viagem: o que fazer e o que não fazer durante um voo

Nunca os brasileiros viajaram tanto de avião quanto hoje em dia. Segundo dados do Anuário Estatístico do Transporte Aéreo de 2013, divulgado no início deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de passageiros em 2013 atingiu o maior patamar da história da aviação brasileira. No total, mais de 109,2 milhões de passageiros foram transportados em 2013, no qual foram quase 90 milhões de passageiros em voos domésticos e 19,2 milhões em voos internacionais. O crescimento nos últimos 10 anos foi de 165%.  Mas com tanta gente voando, inclusive pela primeira vez, os aeroportos estão  sobrecarregados e os voos estão quase sempre lotados. E para todo mundo ter uma viagem segura e tranquila é necessário seguir algumas regrinhas de boa convivência. O que vale tanto para os passageiros de primeira viagem quanto para os mais experientes.

Já faz um bom tempo que venho observando o comportamento dos passageiros nos voos tanto nacionais, quanto internacionais. E nas oportunidades que tive, conversei com alguns comissários de bordo a respeito deste assunto. A partir dessas conversas com vários comissários reuni o que chamei neste post de etiqueta de viagem para voos.  São 5 dicas do que fazer e o que não fazer em um voo:

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