Compartilhe Viagens

Roterdã: a cidade dos prédios modernos e futuristas na Holanda

Por Mara Nogueira
(Residente em Amsterdã desde 2011)
Roterdã é a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos, situada na província da Holanda do Sul, às margens do rio Mosa. Por seu porto marítimo, que por muito tempo foi o maior do mundo, hoje o maior e mais importante da Europa, Roterdã é considerada a “Porta da Europa”. A cidade leva este nome devido a uma represa, ligada ao Rio Mosa, de nome Rotte, onde a cidade foi fundada.
Mara Nogueira no Markthal, em Roterdã
Em maio de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de invadir a França, os nazistas invadiram Roterdã e bombardearam a cidade, a deixando praticamente devastada. Vários prédios históricos e o antigo centro foram destruídos. Por este motivo, Roterdã não possui centro histórico, e após a guerra ela começou a se reconstruir e se reinventar. Hoje, totalmente renascida, é repleta de prédios modernos e futuristas. Os mais conhecidos são as casas cúbicas, a Ponte Erasmo e o Markthal, um grande mercado inaugurado em outubro de 2014, onde funciona uma espécie de feira, possuindo também restaurantes e lojas variadas.
As Casas Cúbicas, ao fundo
Conhecida também por ser a cidade do teólogo e humanista Erasmo, Roterdã esbanja cultura, arte, design, estilo, e uma arquitetura de referência mundial, misturando o novo com o velho, ao mesmo tempo que oferece muitas áreas verdes e parques.
Em 2001, Roterdã, juntamente com a cidade portuguesa do Porto, foi eleita a Capital Europeia da Cultura.

A cidade tem uma gama de bares, cafés, restaurantes, “biergartens”, e uma grande variedade de pontos gastronômicos voltados para o público vegan ou para os que preferem uma alimentação saudável em geral.

A melhor maneira de chegar a Roterdã, saindo de Amsterdã, é de trem. O trajeto dura cerca de 45 minutos, sendo uma ótima opção para quem deseja conhecer outra grande metrópole holandesa, além de Amsterdã.

Rio Mosa e ponte Erasmus, ao fundo
Ao longo do ano, Roterdã é palco de uma série de festivais. Um deles é o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, realizado no final de janeiro, sendo um dos maiores festivais da Europa. E outro importante festival que acontece anualmente é o Festival Internacional de Poesia, um dos eventos literários mais prestigiados do mundo, que acontece em meados de junho.
Os principais pontos turísticos de Roterdã são:
O NAI (Netherlands Architecture Institute) para quem gosta de arquitetura é mais que um museu. É um acervo, museu, biblioteca e espaço cultural num mesmo local. O NAI mantém um acervo e coleções de arquitetos holandeses de a partir do ano de 1800.
O Wereldmuseum (literalmente “Museu do Mundo”)  que é um museu etnográfico, fundado em 1883, que abriga um acervo de mais de 1800 objetos de várias culturas da Ásia, Oceania, África, América e da herança islâmica.
A Torre Euromast, um observatório de 185 metros, de onde pode-se ter a melhor vista da cidade. Nesta torre funciona além de um restaurante, um hotel de duas suítes de luxo.
A Witte Huis (literalmente “Casa Branca”) é um prédio e monumento nacional que foi, por um longo período, o mais alto edifício de escritórios da Europa. É um dos poucos edifícios do centro de Roterdã que sobreviveu ao bombardeio.
Wittehuis, em Roterdã
O Museu Marítimo, que mostra a história do porto de Roterdã, possuindo mais de um milhão de peças marítimas e uma diversidade de experiências interativas. Ele também permite a visita a um navio de 1868.
Igreja de St Laurens
O Arboretum Trompenburg, o parque botânico de Roterdã, indicado não só para quem gosta de plantas, mas um excelente lugar para um passeio tranquilo ao ar livre.

Leia também:

Amsterdã: Roteiro para 3 dias

Conheça Deventer, uma boa opção de bate-volta saindo de Amsterdã

Viaje Tranquilo

Compre ingressos em Amsterdã e fure filas!

https://compartilheviagens.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-amsterdam/#TopProducts

Quer viajar para Roterdã? Confira estas promoções que encontramos para você!