Roteiro – Dias 11 e 12
Hoje, você terá que dirigir um longo caminho do Uluru-Kata Tjuta National Park (ou dependendo talvez do Curtain Springs) até Coober Pedy.
Nós decidimos dirigir já os primeiros 100km até Coober Pedy depois do nosso último por do sol no Uluru Car Park, então, nós podíamos dirigir menos horas no dia seguinte. No nosso caminho, nós vimos pela primeira vez, camelos selvagens! Foi um choque tão grande que paramos em frente a ele! Ele ficou apenas nos seus cascos da pata de trás e encarou a gente. Nós estávamos assustados que ele começasse a pular no nosso carro! Ao invés disso, o camelo decidiu voltar e passear pelas dunas. Nós precisamos de um minuto para nos acalmar antes que eu pudesse continuar dirigindo. Um camelo é tãoooooo alto! Graças a Deus, ele não subiu em cima do carro!
Abasteça o carro em Curtain Springs ou mais a frente a Stuart Highway, encha o tanque mais tarde. Fica mais barato quanto mais longe você fica de Uluru.
Principais atrações ao longo do caminho:
Pegue um desvio ao longo da bonita estrada através do Painted Desert. São tantas cores! De branco-amarelo-laranja a vermelho-verde-azul-roxo! Apenas todas as cores inimagináveis de um arco-íris. Como usual o Outback, nesta estrada não tinha ninguém dirigindo exceto por 2 ou 3 caminhões que vimos. Nós normalmente parávamos no meio da estrada para tirar fotos. Uma vez, quando estávamos parados no meio da estrada, um caminhão passou por nós, mas não sem antes parar para perguntar a nós, duas garotas, se estávamos bem. Essa é a reação típica no Outback quando você ver pessoas andando em volta. ^^
- The Dog fence: Você pode visitar a “Dog Fence” que foi construída cruzando o país de Leste a Oeste da Austrália para manter os dingoes (cães selvagens australianos) longe do “país das ovelhas”, no Sul da Austrália. As ovelhas foram levadas para a Austrália depois do assentamento inglês e claro os dingoes acharam que eles estavam no paraíso no começo com toda “aquela comida gratuita que levaram diretamente para eles”. Para evitar que os dingoes comecem todas as ovelhas, eles construíram a cerca cruzando todo o país.
- Você irá cruzar outra divisa para o Sul da Austrália. Como tem uma área de descanso é muito fácil parar e descansar e, talvez, fazer algumas fotos.
Coober Pedy
Que cidade fascinantes! Cheia de rochas, poeira, calor, suor e buracos! Até as pessoas vivem no subsolo nos chamados “dug-outs”. Tudo neste estilo de vida resulta das descobertas de opal em 1916 por uma expedição que, na verdade, foi em busca de ouro. Não apenas um pouco de opal alguns anos atrás, mas ainda 90% do opal do mundo vem de Coober Pedy! O nome vem dos aborígenes que chamavam o lugar estranho de “Kupa piti” (Buraco do homem branco). Quando você entra em Coober Pedy, você logo irá ver de longe as pilhas de pedras, areia e poeira. Muitas máquinas no topo e parece que a cidade é de outro século e que todas as criaturas estão mortas…. para uma cidade muito pobre. Entretanto, Coober Pedy é muito rica devido às descobertas de opal! Mas nem todo mundo tem sorte…mas você nunca sabe, talvez, você encontre um prêmio?! Apenas deitado no chão?! Eu encontrei algumas pedras de opala que acho que são lindas. Especialmente porque eu encontrei por minha conta! ^^ Meu parceiro de viagem preferiu comprar ótimas pedras de opala na cidade pagando muito pouco. Eles tem tanto opala lá, que eles não sabem mais o que fazer! 😉 Com a grande descoberta de opal, Coober Pedy está no Livro dos Recordes Guiness Book. Acredito que Coober Pedy é uma cidade muito louca, como nosso guia de turismo disse, você nunca sabe, se você vai achar no dia seguinte sua opal de 1 milhão de dólares! Também, quando ela senta na sala de estar em um das dug-outs, ela pensa que talvez, apenas talvez por trás da parede de tv, esteja a maior opa…você nunca sabe?!!
Hospedagem: Nós ficamos no Bill´s campground. Se você vier para a cidade de Coober Pedy, fica no Norte, os proprietários são um adorável casal inglês que, infelizmente, quer vender o lugar para se mudar para Adelaide. Espero que o campground continue existindo por muito tempo porque foi um dos meus favoritos durante minhas viagens! O campground é pequeno, muito familiar e as pessoas são incrivelmente legais! Bill vai explicar e dividir todo conhecimento que ele tem. O adorável casal de idosos pode convidar você para uma ótima xícara de café pela manhã e contar a experiência deles sobre mineração, Coober Pedy e o mundo. Que lugar adorável! =) O chuveiro e o banheiro foi um dos mais limpos que eu tive em campgrounds na Austrália! Procure no chão por opal no campground também. Turistas podem jogar alguma opala porque encontraram peças melhores ou não querem levar com eles. 😉
Principais atrações:
-
- Para visitar uma dug-out especial para ver como as pessoas vivem no subsolo: Crocodile Harry´s é o lugar! Ele tem uma casa em frente a mina dele onde ele trabalha todo dia. Ele cavou no primeiro lugares onde encontrou opala e decidiu morar nele. De lá, ele fez o caminho dele até a montanha e encontrou mais opala para ganhar a vida. Harry ganhou este nome porque ele foi um caçador de crocodilos até a lei australiana proibir caçar crocodilos. Como ele perdeu o emprego, ele decidiu ir a Coober Pedy e se tornar um mineiro de opa. Desde o começo dos anos 80, ele recebe visitantes na sua casa e fala para eles e eles podem projetar sua casa junto com ele. Harry morreu em 2006, mas a casa dele mostra como ele era uma pessoa divertida, criativa e interessante!
- Para se tornar um minerador de opala, na verdade, é bem fácil: você tira uma licença por apenas 70 AUD$, arrenda um pedaço de terra por um ano por 110 AUD4 e se você quiser escavar à mão, você já pode começar a mineiração na sua terra! Se você quiser ter alguma máquina, fica mais caro. Sua escolha e boa sorte para encontrar opala! Nós escutamos histórias de pessoas que não encontraram nada por 2 anos e outros que ganharam milhões em poucos meses…
- Visite a Mina de Opala Oomouna que tem um museu gratuito sobre opala muito bom (ótima informação da descoberta de fósseis na mina, como a área em volta de Coober Pedy era a milhões de anos atrás, a história dos aborígenes na área e a história do início de Coober Pedy´s) e um interessante tour na antiga mina de opala por 10 AUD$ por adulto (incluindo um filme sobre opala). Tem uma possibilidade GRATUITA de ter uma conversa com um antigo mineiro Rudy, às 11h15. Rudy veio da Áustria para Coober Pedy como um viajante e ficou preso lá, se apaixonou pela primeira mulher Hanni da Alemanha Oriental. Que ótima pessoa com uma história adorável! Caso você tenha a chance de conhecê-lo, cumprimente ele por mim, Julie de Berlim! =)
- No caso de você não ter feito no caminho do North até Coober Pedy, vale a pena, dirigir para ver o pôr do sol no Breakaways. Areia colorida e um cenário de deserto brilhando em cores loucas da luz do sol à medida que o sol se põe.
- No caso de você decidir comprar sua opala na loja: primeiro dê uma olhada em todas as lojas e depois pechinche na loja que tenha a opala que você mais gostou! Várias lojas tema a mesma, mas os preços são muito diferentes! Você pode conseguir uma opala por 50% menos, se você barganhar bem.
Continue lendo este post:
Tradução para o português por Karla Larissa. Texto escrito originalmente em inglês por Juliane Boll.
Read this post in English:
http://sharejourneys.net/2017/07/12/outback-itinerary-australia-from-cairns-to-adelaide-in-2-weeks/