Pôr do sol no Rio Potengi. Foto: Canindé Soares
Pôr do sol no Rio Potengi. Foto: Canindé Soares

Praias e Lagoas

Quem vem a Natal, é claro, quer curtir uma praia! E mais famosa de todas elas é a Praia de Ponta Negra e o seu Morro do Careca. Reserve um dia ou pelo menos uma manhã para curtir o sol e o mar da praia, uma cerveja geladinha ou um coco verde e, obviamente, não deixe de fotografar o morro!

Ponta Negra. Foto:Canindé Soares
Ponta Negra e Morro do Careca. Foto:Canindé Soares

As demais praias urbanas de Natal, na verdade, não são muito frequentadas pelos turistas e as mais famosas, no entanto, são praias que pertencem a municípios vizinhos: como a Praia de Genipabú, que fica em Extremoz, a 20 km do centro de Natal. E a melhor forma de conhecê-la é sem dúvida, fazendo o passeio de buggy.

O passeio de buggy dura em média 7 horas e passa, na verdade, por oito praias: Redinha, Santa Rita, Genipabú, Graçandú, Porto Mirim, Pitangui, Jacumã e Muriú; três lagoas: Lagoa de Genipabú, Lagoa de Jacumã e Lagoa de Pintangui, onde é feita a pausa para banho. Na Lagoa de Jacumã tem umas brincadeiras legais que são o esquibunda, uma prancha, onde a pessoa desce sentada sobre as dunas, caindo na lagoa; e o aerobunda, uma espécie de tirolesa que vai de cima da duna até cair na água.

Lagoa de Genipabú. Foto: Canindé Soares
Dunas e Lagoa de Genipabú. Foto: Canindé Soares

Genipabú. Foto Canindé Soares
Genipabú. Foto Canindé Soares

Logo no início do passeio, na praia da Redinha, tem uma parada no Aquário Natal, que possui animais de várias espécies marinhas, inclusive tubarão lixa. E é claro, que no passeio de buggy tem as manobras nas famosas dunas de Genipabú. São elas: Fim do Mundo, Túnel, Hollywood ao Sucesso, Caldeirão do Diabo e muitas outras. Também são visitadas as Dunas Douradas, onde foram gravadas as últimas cenas da novela global “O Clone”. Todo o passeio pode ser feito sem emoção ou com emoção! =)

Dunas Douradas. Foto: Canindé Soares
Dunas Douradas. Foto: Canindé Soares

Em Genipabú, também tem os dromedários e sempre o bugueiro dá uma paradinha para quem quer fazer o passeio ou tirar fotos. Atenção! Na hora de contratar um bugueiro, verifique se ele é credenciado na Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O passeio de buggy sai em torno de R$ 320 para até 4 pessoas.

Outra praia próxima a Natal que não pode deixar de ser visitada é Pirangi do Norte, onde está o maior Cajueiro do Mundo, com uma copa de 8,4 mil m², e de onde sai também o passeio de barco para as piscinas naturais, feito pela Marina Badauê.

Cajuero de Pirangi. Foto: Canindé Soares
Cajuero de Pirangi. Foto: Canindé SoaresCajuero de Pirangi. Foto: Canindé Soares

No caminho para Pirangi, na Rota do Sol, é bacana fazer uma parada no Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno, construída pelos americanos 1965. A parte interna da Barreira do Inferno é aberta a visitação, mediante agendamento. Para quem não puder fazer a visita, pode fazer fotos na frente do Centro, onde há o museu aeroespacial, um foguete sonda, uma antena tríplice em espiral, e um avião Xavante, com suas devidas explicações.

A 84 km de Natal, pela BR 101 sul, a praia de Pipa é uma das mais famosas do Rio Grande do Norte e é a queridinha dos estrangeiros. A entrada é pelo município de Goianinha até o município de Tibau do Sul, que reúne complexo de praias: Praia do Madeiro, Cacimbinhas, das Minas, Afogados, Moleque, do Amor e Pipa.

Chapadão, Praia do Amor. Foto: Canindé Soares
Chapadão, Praia do Amor. Foto: Canindé Soares

Lá, são muitas as opções de passeios: passeio de lancha até a Baía dos Golfinhos, com parada para banho com os golfinhos (na Baía também dá para chegar a pé, na maré baixa, com uma caminhada pela orla de cerca de 30 min); passeio de “tratrem”, uma mistura de trator com trem, que leva até o Chapadão com mais de 50 metros de altura com uma bonita vista da Praia do Amor e a pedra que deu origem ao nome Pipa, além das falésias na horizontal e vertical; e passeio de barco pelas praias do complexo.

Para quem gosta de caminhar e não quer gastar, é possível fazer uma caminhada, de cerca de 40 min, saindo da Pipa pela beira mar até a Praia do Amor, subindo por trilhas pelas falésias com formação de pedras com características curiosas, como mapa da América do Sul. Siga pelas dunas até chegar a Boca da Baleia, que é o atrativo principal do passeio, onde é possível fazer uma trilha sob a vegetação e descer todo o percurso feito na subida. Ao final da descida, estão as piscinas naturais, entre Pipa e a Praia do Amor.

Pipa também tem um centro comercial bastante movimentado, com muitas lojas, bares, boates e restaurantes. Mas o agito mesmo é à noite!

A gastronomia também é um dos pontos altos da praia, que conta com chefs de todo mundo e opções desde a comida regional até a internacional. Entre os locais, a mais famosa é a Help e sua cocada! Uma dica do meu pai é o restaurante Marupiara, em Cacimbinhas.

Maracajaú é um vilarejo de pescadores que está a 70 km de Natal, indo pela BR 101 norte. É lá que está o Manoa Park, um parque aquático a beira mar com toboáguas, piscinas, cascatas, hidromassagem e brinquedos aquáticos, além de estrutura de bar e restaurante. Vale à pena a visita, principalmente, para quem viaja acompanhado de crianças.

É do Manoa Park, que também sai o catamarã ou lancha até os parrachos de Maracajaú, que ficam a 7 km mar a dentro. Em alto mar, há uma plataforma com estrutura para mergulho com cilindro ou snorkell e máscara. Já fiz o com cilindro e adorei!! No mergulho é possível ver peixinhos de várias espécies, corais e outros animais marinhos. A água é cristalina, propícia para fotos subaquáticas (quem quiser, o passeio também oferece o serviço).

Barra do Cunhaú é sem dúvida uma das praias mais bonitas do estado. Há 90 km de Natal, pela BR 101 sul com entrada em Canguaretama, é o encontro do rio com o mar. É lá, onde está concentrada a maior quantidade de fazendas de viveiros de camarão do estado, sendo o RN um dos maiores produtores do país.

Barra do Cunhaú, vista do Restaurante Bela Vista. Foto: Karla Larissa
Barra do Cunhaú, vista do Restaurante Bela Vista. Foto: Karla Larissa

O Passeio de barco é praticamente obrigatório para quem visita o luar. O passeio é feito pelo rio, passando pelo mangue com parada para captura de caranguejo com as mãos, até a ilha da Restinga, onde de um lado é possível tomar banho de mar e do outro de rio.

Ilha da Restinga, Barra do Cunhaú. Foto: Karla Larissa
Ilha da Restinga, Barra do Cunhaú. Foto: Karla Larissa

Barra do Cunhaú é um dos destinos preferidos de praticantes de kitesurf, onde acontece uma das etapas do Circuito Mundial.

A gastronomia de lá também é sensacional, com a mariscada na barraca do baiano ou a moqueca na barraca do Tonho. Quando tiverem lá peçam, a Banana do Tonho!kkkk Isso mesmo, é uma sobremesa deliciosa.  Outro restaurante que indico é o Bela Vista, que fica no alto da cidade e tem uma das vistas mais lindas do lugar. Bem, Barra do Cunhaú é tão linda que mais tarde dedicarei um post especial a ela.

Baía Formosa, a 96 km de Natal, é o paraíso dos surfistas. É na baía, onde os cardumes de tainhas e os golfinhos se alimentam e é possível vê-los com facilidade. De lá sai também um passeio de buggy até a praia de Sagi, a última do estado, na divisa com a Paraíba, com parada para banho e visita a um parque de energia eólica. No caminho, há uma cachaçaria na beira mar, com degustação gratuita. As cachaças produzidas em Baía Forma e cidades vizinhas e são de diversos sabores.

Praia do Sagi, divisa do RN e a Paraíba. Foto: Karla Larissa
Praia do Sagi, divisa do RN e a Paraíba. Foto: Karla Larissa

De buggy, também dá para conhecer a Mata Estrela, com quase 5mil hectares de Mata Atlântica nativa e variada fauna e flora. Lá também está a Lagoa da Coca Cola, que ganhou esse nome devido a coloração escura da água, mas apesar da cor, o banho é maravilhoso e a água é limpinha, brotando do solo numa temperatura média de 26º.

Continue lendo este post:

 

 

Reserve seu hotel em Natal

Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!

* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.

Comentários