Olá viajantes!

Começo a semana trazendo para vocês um post especialíssimo com dicas muito bacanas do que fazer e o que conhecer na maior cidade do Brasil. Afinal, já estava na hora do blog trazer um roteiro de São Paulo. O texto é da diretora do Portal da Revista Deguste Gastronomia, Cláudia Andrade. Mas lembro a vocês viajantes, que São Paulo, assim como todas as grandes cidades, é impossível de se conhecer de uma só vez, talvez nem em uma vida morando lá, e merece muitas e muitas visitas. E em cada uma delas, serão muitas descobertas.

Boa viagem!

 

São Paulo por Cláudia Andrade

Conhecer os encantos da maior metrópole da América do Sul em menos de vinte dias foi uma tarefa prazerosa, mas nada fácil. Cheguei  a São Paulo na primeira semana de julho, e junto comigo, uma massa de ar frio que deixou o sul e o sudeste com temperaturas na casa dos 10 graus por uns quinze dias. A dimensão da cidade e a beleza cosmopolita de São Paulo me encantaram de cara.

Chuva e muito frio em São Paulo
Chuva e muito frio em São Paulo

Nos primeiros dias ficamos hospedados no Higienópolis Hotel & Suítes, na Avenida Angélica,  no bairro de Higienópolis, zona Oeste de São Paulo. O hotel é uma excelente dica para quem está na capital a trabalho ou mesmo a passeio, pois a localização é bem central e a estrutura é confortável e moderna.

Duo Paulista: pastel e caldo de cana
Duo Paulista: pastel e caldo de cana
James Botura no Mercado Central
James Botura no Mercado Central

Cheguei num sábado à noite e saímos, meu marido e eu, direto do aeroproto de Guarulhos para o Outback , tradicional bar australiano e que é febre em São Paulo. Além da comida, que é extraordinária, principalmente a famosa costelinha com molho barbecue, o que mais me encantou foi o atendimento impecável, prática que se repetiu durante toda a minha estadia, e em todos os restaurantes que fui.  Percebi que, apesar de amar o Nordeste, ainda temos muito o que aprender em matéria de prestação de serviço.

Cláudia Andrade e James Botura no Outback
Cláudia Andrade e James Botura no Outback
Outback: batata com cheader e bacon
Outback: batata com cheader e bacon

No domingo, percorri alguns shoppings da capital em busca de roupas de frio, pois claro, uma cearense vinda diretamente da capital potiguar, no Rio Grande do Norte, nem imagina o que é frio! Kkkk. E o que não falta em São Paulo é shopping. Uns mais populares e sem muito charme e alguns mais atraentes e sofisticados, como o Shopping  Bourbon, no bairro Pompéia. O Bourbon oferece uma grande variedade de marcas e uma boa variedade gastronômica para todos os bolsos, desde restaurantes mais sofisticados como o Almanara, uma das mais tradicionais casas de culinária Árabe de São Paulo, até o bom e tradicional fast food. Pra quem, como eu, adora cinema, o shopping oferece algumas das salas mais modernas e confortáveis da cidade, o espaço Unibanco de cinema e o Imax.  Os preços do Espaço Unibanco não são muito diferentes dos praticados em Natal, mas as salas Imax, que são maiores e , segundo eles, mais confortáveis, custam o dobro, cerca de 36,00 o ingresso adulto.

Outro programa bem tradicional é caminhar no Parque Ibirapuera. Conheci o Parque numa segunda-feira que era  feriado na capital paulista. O clima não tava dos melhores, cerca de 8 graus, muito frio mesmo, mas nada que tirasse a beleza do local. Lindo e enorme, nos finais de semana o Ibirapuera recebe tantos visitantes que fica até um pouco complicado caminhar por lá.  Além da natureza exuberante,o Parque ainda oferece o Museu Afro Brasil, Teatro, Auditórios  e uma vasta programação de atividades culturais. A entrada no Parque é gratuita.

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera
No Ibiparuera
No Ibiparuera

Apesar da paisagem predominante de São Paulo ser composta pelos altos prédios comercias, existem bairros extremamente arborizados e com prédios residenciais antigos, o que dar um ar bucólico e aconchegante há muitos pontos da cidade. Muitos deles ficam na zona Norte, como Santana, Perdizes, Pompéia, entre outros.

Na segunda semana em São Paulo, ficamos hospedados no Plaza inn Hotel, atrás do Shopping Bourboun. Ótima dica para quem precisa passar uma temporada maior na cidade. O hotel funciona como um flat, e ainda disponibiliza uma estrutura melhor nos quartos de microondas, frezzer e fogão, para quem precisa passar muitos dias e não quer depender de restaurante para todas as refeições.

Voltando a gastronomia, não poderia deixar de experimentar uma bela pizza paulistana. No dia da Pizza, 10 de julho, fomos comemorar a data numa bonita e tradicional pizzaria chamada Quintal do Braz, que apesar do nome, fica localizada na Vila Mariana. Um espaço belíssimo, com dois fornos gigantes no salão principal. O cardápio traz uma  boa variedade de sabores, desde os mais tradicionais como Portuguesa, até criações da casa.

Quintal do Braz
Quintal do Braz
Quintal do Braz
Quintal do Braz

Outra pizzaria que gostei muito é a Bora Bora, localizada na  rua Henrique  Schaumann,  em Pinheiros . A casa oferece uma pizza frita maravilhosa e que não se encontra facilmente em outro restaurante.

A vida noturna da cidade é algo sem comparação. Milhares de barzinhos, restaurantes, boates….O bairro de Santana é conhecido pelos barzinhos de rua, são centenas que ficam lotados aos finais de semana. Um dos que mais gostei foi o Morro Paulicéia, um aconchegante bar-restaurante no alto do bairro de Santana e que tem um chopp escuro maravilhoso, aliás, minha nova paixão!

Morro Pauliceia
Morro Pauliceia
Morro Pulicéia e meu chopp escuro
Morro Pulicéia e meu chopp escuro

Bom, foram 19 dias maravilhosos na capital paulista, onde pude provar um pouquinho do que essa cidade, também Maravilhosa, pode oferecer. Fica a dica!


Comentários

  • Essa cidade é sempre fascinante. Gostei da matéria.
    Abçs……Damares/keviagem.com

  • BOA NOITE.FALANDO EM SÃO PAULO.AGENTE AINDA TEM HÁ MUITO DESCUBRIR.O QUE ESSA ESPANTOSA CIDADE TEM A OFEREÇER.SÃO PAULO PODE ULTRAPASSAR GRANDES CIDADES DA AMÉRICA DO SUL.COM ARGENTINA.CHILE.MÉXICO.NOVA IORY.EU NA VERDADE NUNCA FUI A SÃO PAULO EM 1979 EU SEMPRE DESEJA IR A ESSA CIDADE.MAIS NÃO OBTIVE EXITO.HOJE MORO EM ARACAJÚ.ANTES EU MORAVA EM MACEÍO.MIM MUDEI COM MEUS PAIS PRA CAPITAL DE SERJIPE EM 1984.TENHO 3IRMÃOS QUE MORAM NA CAPITAL PAULISTA.EU ADMIRO SÃUO PAULO.MAIS PREFIRO FICAR POR AQUI MESMO.NA MINHA PEQUENA CIDADE DE ARACAJU.