Valle Calchaquies – De Cafayate a Cachi
De Cafayate seguimos pela Ruta 40 até Cachi. Este trecho é cheio de curvas e boa parte dele é de estrada de barro. São cerca de 160 km que levam cerca de 3h30, sem considerar as paradas. Então, recomendo não sair muito tarde de Cafayate.
Neste trecho fica a “Quebrada de las Flechas”, que tem uma paisagem muito peculiar. As rochas, esculpidas pelo vento e pelas fortes chuvas de verão, lembram flechas fincadas no chão.
Uma parada obrigatória é o Mirador El Ventisqueiro em Angastaco, de onde é possível ter uma vista panorâmica de las Flechas.
Esse trecho é ainda mais desértico do que a Quebrada de las Flechas, com pouquíssimos visitantes, pelo menos, no período que visitamos, que foi o inverno. No caminho quase não há nada. então, lembre-se de levar água e comida para a viagem.
A cidade em que passamos a segunda noite, Cachi fica aos pés do Nevado de Cachi, uma cadeia montanhosa formada por 9 picos, que atraem montanhistas de todo o mundo. O pico mais alto é o Liberador Gral San Martin com 6.380 msnm.
Cachi fica a 2.280 metros de altitude e é um pouco menor que Cafayate com aproximadamente 7 mil habitantes. A maioria descendente da cultura Diaguita-Calchaqui com influência incaica.
Conhecemos apenas a praça principal de Cachi e a igreja de San José, Monumento Histórico Nacional, construído no século 18. Além da igreja, na praça principal da cidade fica o Museu Arqueológico Pío Pablo Díaz, que não chegamos a visitar, e também restaurantes e lojinhas.