Roteiro – Dia 2


Gran Vía

Metrópolis, na Gran Vía
Metrópolis, na Gran Vía

A Gran Vía  é  uma das principais avenidas da cidade. É  conhecida como a Broadway espanhola, pois nela estão os teatros onde são apresentados os principais espetáculos da Espanha. Além dos teatros, a avenida tem ainda muitas salas de cinema, restaurantes e bares. A Gran Vía é uma a rua que nunca dorme. Durante o dia, é dedicada ao comércio de luxo. Mas nela também é possível encontrar lojas mais populares.

Uma dica é hospedar-se em uma das inúmeras ruas perpendiculares da Gran Vía, onde há muitos “hostals”, com bons preços. A localização não pode ser melhor.

 

Reserve sua hospedagem em Madri

Plaza e Palácio de Cibeles

Plaza e Palácio de Cibeles
Plaza e Palácio de Cibeles

A praça de Cibeles (Plaza de Cibeles) fica bem nos limites dos bairros Centro, Retiro e Salamanca. A praça leva este nome devido a fonte que fica em seu centro, esculpida no ano de 1782, a partir de um desenho de Ventura Rodríguez. Em cada uma das quatro esquinas pra praça estão edifícios importantes de Madri, construídos entre o final do século 18 e o início do século 20: o Palácio de Buenavista ou Quartel General do Exército, que data de 1777; o Palácio de Linares ou Casa de América;  o Palácio de Comunicaciones (Palácio de Cibeles- CentroCentro), sede da Prefeitura de Madri; e o Banco de Espanha.

O Palácio de Cibeles (Centro-Centro) é um jóia arquitetônica,  construída em 1904.  Dentro do edifício funciona um  espaço cultural, onde são abordados temas como cidadania,  gestão criativa de espaços públicos,  sustentabilidade , entre outros, através de plataformas de debate e exploração artística e empresarial .

O espaço de exposição está aberto de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Puerta de Alcalá

Puerta del Alcalá
Puerta del Alcalá

A Porta de Alcalá é um dos principais símbolos de Madri. O monumento fica na  Praça da Independência e éconstituído por duas portas retangulares e três arcos.  A construção data de 1778 e foi feita a pedido do rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade. O projetista da obra foi Francisco Sabatini e as esculturas nela existentes são de autoria de Roberto Michel e Francisco Gutiérrez.

 Parque del Retiro

Palácio de Cristal, Parque del Retiro
Palácio de Cristal, Parque del Retiro

Um dos lugares mais lindos de Madri é, sem dúvida, o Parque del Retiro, consuderado o  “pulmão da cidade”. Criado entre 1630 e 1640, o parque  tem uma área de 118 hectares, onde reúne uma infinidade de estátuas, fontes e monumentos comemorativos,  que  o transformaram num museu de escultura ao ar livre.  Dentro do Parque del Retiro estão o Palácio de Valázquez e o Palácio de Cristal. Este último é belíssimo.

O parque está sempre cheio de artistas, cantores, músicos e pintores. Dentro da área do parque também há restaurantes e lanchonetes.

 Museu do Prado

Museu do Prado
Museu do Prado

Se você tivesse que visitar apenas um único museu em toda Espanha, provavelmente, seria o Museu do Prado. É atração número 1 da capital espanhola. E entre as obras mais importantes estão “Anunciação” de Fra Angelico,  “A Lavagem de pés” de Tintoretto, “Descida da Cruz” de Rogier van der Weyden, “O Jardim das Delícias Terrenas” de Bosch ou “As Três Graças” de Rubens; juntamente com obras de importantes pintores espanhóis como “Las Meninas” de Velázquez, “Sonho de Jacob” de Ribera e  “O Terceiro”, de Goya.

O edifício onde funciona o Museu do Prado foi projetado pelo arquiteto Juan de Villanueva em 1785, como um Gabinete de Ciências Naturais. Só em 1819 que o prédio veio ser utilizado como museu, incialmente como Museu Real de Pintura e Escultura. Desde a fundação do Museu, foram reunidas mais de duas mil e trezentas pinturas e muitas esculturas, gravuras, desenhos e peças de artes decorativas por novas aquisições, principalmente donativos, legados e aquisições .

O Museu do Prado está aberto à visitação de segunda a sábado, das 10h às 20h e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. Fechado 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Horário reduzido em 6 de janeiro, 24 e 31 de dezembro, das 10h às 14h.

A entrada custa 15 euros.

Horário gratuito, de segunda a sábado, das 18h às 20h. E domingos e feriados, das 17h às 19h. Nas últimas duas horas de abertura, tem também 50% de desconto no preço da entrada nas exposições temporárias.

Mais informações: https://www.museodelprado.es/visita-el-museo

 

Com dois dias de viagem e sem desembolsar nenhum tostão é possível conhecer muitos dos principais atrativos de Madri. Mas a capital espanhola tem opções para pelo menos mais dois dias de viagem. Entre as atrações pagas, destaco o Museu da Reina Sofia, que guarda obras de gênios das artes como  Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró  e Andy Warhol.  O ingresso custa 10 euros. Mas vale a pena.

Mais informações: http://www.museoreinasofia.es/visita

Outros passeios pagos que você pode fazer são: o tour pelo estádio do Real Madrid (compre o ingresso antecipado e fure fila), o passeio pelo teleférico de Madri (compre o ingresso antecipado e fure fila), assistir a um show de Flamenco (compre o ingresso antecipado e fure fila).

Post atualizado em 31 de julho de 2017

Quer viajar para Madri? Confira estas promoções que encontramos para você!

Reserve seu hotel em Madri

Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Madri e não perca tempo em filas

Viaje tranquilo! Para isso, é imprescindível fazer um seguro viagem. Faça sua cotação com a Mondial Assistance

Viaje com internet ilimitada com o plano de dados da EasySim4u, que funciona em até 140 países.

Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!

* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.

Comentários