Roteiro – Dia 1 

Puerta del Sol

Puerta del Sol
Puerta del Sol

A Puerta del Sol é uma das principais praças da cidade, um local de encontro dos madrilenhos, e também de manifestações e protestos. Ela era em suas origens,  um dos acessos do muro que rodeava Madrid no século 15. O nome da porta provém de um sol que adornava a entrada, colocado ali pelo fato de a porta estar orientada ao leste. Desde 1950, é  neste local que se encontra o quilômetro zero das estradas espanholas. Lá também está a estátua do Oso y el Madroño (O urso e a árvore) que é o símbolo da cidade.

O edifício mais antigo da Puerta del Sol é a Real Casa de Coreos. Neste prédio,  o destaque é para o relógio da torre, construído e doado no séc. 19 por José Rodriguez de Losada. É este relógio que faz tradicionalmente a contagem para a entrada do Ano Novo.

Oso y el Madroño
Oso y el Madroño

Plaza Mayor

A poucos metros da Puerta del Sol está a Plaza Mayor (Praça Maior), também um dos principais cartões postais de Madri.  A praça retangular está rodeada de todos os lados de edifícios de três andares, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos. Tem 129 metros de comprimento e 94 de largura.

Ao longo da praça existem ao todo 237 varandas. O seu pórtico mais conhecido é o Arco de Cuchilleros, que fica na esquina sudoeste. Ao redor da praça estão a  Casa de la Panadería e a Casa de la Carnicería. Debaixo dos pórticos, nas suas arcadas, estão várias lojas e restaurantes.

A Plaza Mayor data do século 17,  quando a corte de Filipe II mudou-se para Madrid. Em 1617 , o arquiteto Juan Gómez de Mora foi contratado para criar uma maior uniformidade entre os edifícios no local, onde estava a antiga Plaza del Arrabal.

A Plaza Mayor, durante séculos, recebeu de entretenimentos populares, touradas, beatificações e coroações.

 Mercado de San Miguel

Plaza Mayor
Plaza Mayor

O Mercado de San Miguel fica no coração da parte antiga de Madri, a poucos passos da Plaza Mayor.  É um centro de culinária da cidade, onde é possível encontrar produtos tipicamente espanhóis e madrilenhos, como Jámon (presunto espanhol delicioso, parece mais salame), vinhos, tortillas.

Originalmente instalado ao ar livre, em 1835, teve sua versão final construída em 1911, coberto por uma estrutura metálica.

O mercado abre a partir das 10h e segue até meia noite na segunda, terça, quarta e domingo e 2h na quinta, sexta e sábado.

A visita ao mercado é gratuita. Mas você pode aproveitar o dinheiro economizado com o roteiro e aproveitar para “tapear”.

Palácio Real de Madri

Palácio Real de Madri, vista do alto da Catedral
Palácio Real de Madri, vista do alto da Catedral

O Palácio Real de Madri ou Palácio do Oriente é a residência oficial do Rei de Espanha. E é considerado o maior palácio real da Europa, com uma área de 135.000 m² e 4318 quartos.

Apesar de ser a residência oficial, o Rei da Espanha utiliza o palácio somente para ocasiões de gala, almoços, recepções oficiais, entregas de prêmios e audiências, pois  a Família Real optou por viver no Palácio da Zarzuela, mais modesto do que o Palácio Oriente.

O Palácio Real de Madri teve sua construção iniciada em  6 de Abril de 1738, no  local onde se encontrava um outro palácio, o Real Alcázar de Madrid, destruído por um incêndio que durou três dias, no ano de 1734.

Em seu interior, o palácio é ricamente decorado por artistas como Goya, Velázquez, El Greco, Rubens, Tiepolo, Mengs e Caravaggio. Diversas coleções reais, incluindo a  a maior coleção mundial de Stradivarius, as coleções de tapeçarias, porcelana, mobiliário e outras obras de arte de grande importância histórica, são mantidas no palácio.

Atenção: Estrangeiros pagam €11 pelo tour (paga-se só €1 a mais para fazer o tour guiado). De segunda a quinta-feira das 16 às 18 horas (outubro a março) e das 18 às 20 horas (abril a setembro), entrada gratuita para cidadãos da União Europeia, residentes e portadores de licença de trabalho neste âmbito e cidadãos latino-americanos, com prévia acreditação de nacionalidade (documento de identidade nacional, passaporte ou carta de condução) ou licença de residência ou de trabalho. A oferta de gratuidade é limitada à visita livre. Durante este horário, não é permitida a visita de grupos guiados.

Mesmo que você não faça a visita, vale ir até o Palácio para observar a fachada e os jardins.

Mais informações: https://entradas.patrimonionacional.es/pt-PT/informacion-recinto/6/palacio-real-de-madrid 

Catedral Almudena

Catedral Almudena
Catedral Almudena

A Catedral de Almudena é a principal igreja da Arquidiocese de Madri, consagrada a Santa Maria de la Almudena, a padroeira da cidade.  É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma. A consagração aconteceu em 15 de Junho de 1993, na quarta visita de João Paulo II a Espanha.

Horário de funcionamento: De Segunda a Domingo, das 10h às 21.

A entrada na Catedral é gratuita, mas pede-se um donativo de 1 euro.

Se tiver interesse em visitar o Museu, a Sacristia, a Sala Capitular e a Cúpula da Catedral paga-se 6 euros. O Museu não é tão interessante, mas da cúpula da Catedral têm-se uma bonita vista panorâmica da cidade.

Mais informações: http://www.catedraldelaalmudena.es/

Campo del Moro e Jardines de Sabatini

Nos arredores do Palácio Real de Madri estão o Campo del Moro e os Jardines de Sabatini.  O Campo del Moro é uma área de cerca de vinte hectares de jardins. Foram desenhados em 1844 pelo arquiteto Narciso Pascual y Colomer.

O Campo del Moro tem muitas fontes, estátuas e bonitos jardins.  Dentro da área do parque estão mais de  70 especies de árvores, algumas com mais de 150 anos e também animais como pavão e o faisão. 

O Jardins Sabatini também fazem parte do Palácio Real e foram abertos ao público pelo Rei Juan Carlos I, em 1978. O nome dos jardins é uma homenagem a Francesco Sabatini (1722-1797), um arquiteto italiano do século 18 que projetou, entre outras obras no palácio, os estábulos reais.

Os jardins têm um estilo neoclássico formal, constituído por sebes bem cortadas, em padrões geométricos simétricos, adornados com uma piscina, estátuas e fontes, com árvores também dispostos em uma forma geométrica simétrica. As estátuas são dos reis espanhóis.

Horário: O Campo del Moro pode ser visitado todos os dias, das 10h às 18h (outubro a março) e das 10h às 20h (abil a setembro). Os Jardins de Sabatini podem ser visitados todos os dias das 9h às 21h (de outubro a abril) e das 09h às 22h (de maio a setembro). A entrada para ambos é gratuita.

Plaza de Oriente

Em uma das laterais do Palácio Real está a Plaza de Oriente, projeto de 1844 do arquiteto Narciso Pascual y Colomer.  Outro edifício  importante que fica na praça é  o Teatro Real. A praça é muito bonita e abriga uma coleção de esculturas, em especial a de Filipe IV, trabalho do século 17 de Pietro Tacca, que fica bem no centro da praça.

Templo Debod

Madri guarda um pedacinho do Egito. O Templo de Debod é um dos poucos testemunhos arquitetônicos núbio-egípcios completos que podem ser vistos fora do Egito. Construído no século IV a.C. pelo rei Cuche Adijalamani para reverenciar o Deus Amun, até há  algumas décadas situava-se 15 km ao sul de Assuão, no Egito, muito próximo da primeira catarata do Nilo e do grande centro religioso da deusa Ísis.

Segundo a Wikipedia, originalmente as paredes do templo eram decoradas com ilustrações mostrando o rei Adijalamani como um faraó egípcio doando oferendas aos deuses. Estas pinturas perderam muito de seu brilho natural quando o templo ficou submerso no rio de Assuão.

Em 1968, o templo foi doado a Espanha pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel. Na Espanha,  o templo passou por  um complicado trabalho de reconstrução e restauração.  O templo foi inaugurado a 20 de Julho de 1972.

Essa foi uma das atrações que acabei perdendo em Madri, por falta de tempo e pesquisa. Mas gostaria muito de ir em uma próxima vez.

Horário:

De 1 Abril a 30 de Setembro (exceto Agosto):

Terça a Sexta, das 10 às 14h e de 18 a 20 horas.

Sábados, domingos e feriados de 9:30 às 20h.

De 01º de outubro a 31 de março:

De terça a sexta, das 10 às 14h e das 16 às 18h.
Sábados domingos e feriados, das 09h30 às 20h.
Fechado às segundas e nos dias 1º e 6 de janeiro, 1º de maio, 24, 25 e 31 de dezembro.

A entrada é gratuita. A última entrada é feita 15 minutos antes de fechar.

Continue lendo este post:

Post atualizado em 31 de julho de 2017

Quer viajar para Madri? Confira estas promoções que encontramos para você!

Reserve seu hotel em Madri

Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Madri e não perca tempo em filas

Viaje tranquilo! Para isso, é imprescindível fazer um seguro viagem. Faça sua cotação com a Mondial Assistance

Viaje com internet ilimitada com o plano de dados da EasySim4u, que funciona em até 140 países.

Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!

* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.

Comentários