Terminei o ano de 2013, dizendo que tinha sido “O melhor ano de nossas vidas“, mas ressaltei que o melhor até ali. Escrevi também que em 2014, eu poderia simplesmente não pedir mais nada, mas como sou movida a sonhos, continuaria correndo atrás deles e realizando um por um. Tinha estabelecido como metas para 2014,  fazer as coisas que mais gosto: escrever, viajar e ajudar as pessoas.  O fato é que 2014, teve um começo difícil, ainda estávamos muito ligados a Volta ao Mundo, cheio de saudades, tentando nos adaptar a nova vida. Mas logo, ele foi mostrando que é justamente quando não colocamos grandes expectativas é que as surpresas vem e 2014, sem dúvida, foi o ano que nos surpreendeu.

No Parque da Cidade, em Niterói
No Parque da Cidade, em Niterói

Para começar 2014, foi um ano de muita festa. E eu adoro festas! Teve Carnaval no Rio de Janeiro, aproveitamos muito a Copa do Mundo, em Natal, em Fortaleza, assistindo ao jogo do Brasil e e estando novamente no Rio de Janeiro, para acompanhar de perto a final da Copa, mesmo não estando no estádio.

No Castelão assistindo Brasil X Colômbia
No Castelão assistindo Brasil X Colômbia

Em 2014, também tive uma experiência nova, a de viajar sozinha. Como Fred ainda estava preso ao outro trabalho acabei viajando sem ele para alguns destinos. Foi assim na primeira viagem do ano, quando estreei o Viagem com Yoga em Galinhos; em Paraty, antes dele me encontrar no Rio; para Argentina e Uruguai; para Manaus, quando fiz a minha experiência levando um grupo, e para São Paulo e Minas Gerais. Com essas novas experiências, cheguei a uma conclusão: Fred é definitivamente meu melhor companheiro de viagens.

 

Em Presidente Figueiredo, Amazonas
Em Presidente Figueiredo, Amazonas
Paraty foi um destinos riscados da Bucket List Brasil
Paraty foi um destinos riscados da Bucket List Brasil
Nos Andes, Argentina
Nos Andes, Argentina

 

Com apenas um novo carimbo no passaporte, o do Uruguai, 2014 foi um ano dedicado a conhecer o Brasil, o que eu já desejava fazer há um bom tempo. Conhecer o “quintal de casa”, como eu costumo falar. Consegui riscar 3 dos 10 lugares da minha Bucket List Brasil: a Floresta Amazônica, Paraty e cidades históricas de Minas Gerais. Do último item, que é o sertão nordestino, consegui em partes, com a escalada ao Pico do Cabugi, mas ainda considero um destino em aberto.

Também viajamos no Brasil para Porto de Galinhas, na primeira edição do Vale Viagem com os sobrinhos, e terminamos o ano em uma temporada em Pipa, paraíso a 85 km de Natal, que apesar de adorarmos, vínhamos poucas vezes.

E está justamente aí a maior surpresa de 2014. Começamos o ano sem casa, pois nosso apê estava alugado, e terminamos com duas, uma em Natal e outra aqui em Pipa (mesmo alugada); começamos o ano achando que não íamos poder mais fazer grandes viagens por um longo tempo; e terminamos o ano, livres para viajarmos quando e para onde quisermos; começamos o ano no vermelho, com contas da Volta ao Mundo para pagar e terminaremos 2014, no azul; começamos o ano, eu meio sem saber o que iria fazer, experimentando; e terminamos o ano realizados, como nômades digitais, como sonhamos ser um dia, durante a Volta ao Mundo.

 

 

Em Pipa
Em Pipa

E terminamos o ano de 2014, vivendo o presente. Diferente de 2012, quando encerramos ansiosos pelo futuro e de 2013, saudosos pelo passado. E para 2015, desejo isso, viver o presente intensamente, aproveitando cada dia, cada lugar novo que conhecer, cada experiência nova, cada aprendizado.

Nos próximos dias, divulgarei a Bucket List 2015.

 


Comentários