Passados dois meses desde que publiquei o post 8 lugares perfeitos para casar ou renovar votos, no qual disse que eu e Fred estávamos procurando um destino para renovar votos matrimoniais em janeiro de 2015, quando completaremos 5 anos de casados, finalmente tomamos a nossa decisão. E o vencedor é: Fernando de Noronha. Sim, o arquipélago era um dos meus preferidos na disputa. Mas devido ao alto custo em relação a outros destinos, quase desistimos. Porém, de tanto pesquisar e de tanto desejar, acabamos encontrando passagens pela metade do preço, em plena altíssima estação, e aí, não pensamos duas vezes. Desde então, estamos organizando cada detalhe da renovação e, agora, irei contar para vocês como andam os preparativos.
Passagens
Para maioria dos destinos, recorrer a pacotes de agências de viagens nem sempre é a opção mais barata. Mas no caso de Fernando de Noronha, acabei descobrindo que sim. As agências oferecem pacotes com passagens, acomodação, taxas de preservação e outros benefícios a preços, normalmente, bem mais competitivos do que se reservados separadamente, principalmente, para o período de baixa estação. Descobri isso depois de muita pesquisa. Pesquisava diretamente no site das companhias aéreas e nunca encontrava preços viáveis. Foi quando resolvi pesquisar em sites de agências e acabei comprando a passagem aérea pela metade do preço que estava no site da mesma companhia.
Teríamos conseguido diminuir ainda mais o custo se tivéssemos fechado o pacote completo com acomodação. Só que normalmente esses pacotes incluem acomodação em pousadas domiciliares de Noronha, que em geral, são bem simples. E a ocasião, além de renovação de casamento, também é meu aniversário, pedia uma hospedagem um pouco melhor. Por isso, fizemos a reserva separadamente.
Pousada
A escolha da pousada foi a mais demorada de todo o processo. Como disse, nós queríamos um ambiente bem aconchegante para aproveitar a nossa segunda lua de mel. Mas Noronha é um destino caro. Então, não adianta ficar comparando com outros destinos do Brasil. Lá boas pousadas saem pelo preço de hotéis, especialmente, na alta estação.
A dica é reservar com bastante antecedência, pois a procura é enorme, e comparar o custo benefício entre as pousadas da própria ilha.
Depois de muita pesquisa e conversa, optamos pela pousada Beco de Noronha. A pousada é super charmosinha e fica bem localizada, a 3 minutos a pé do Centro. Os quartos são bem decorados cheios de detalhes criativos, pois a proprietária Silvana Rondelli é também artesã. E pelo que soube e pesquisei o atendimento também é ótimo. Já soube até que os hóspedes são recebidos com drink de boas vindas, acompanhado de um relaxante escalda pés com óleos aromáticos. Aliás, já estou comprovando o bom atendimento antes mesmo da hospedagem com toda atenção que tenho recebido da gerente de reservas, Samira Almeida, que tem sido desde já, muito gentil, nos ajudando em outros detalhes, como dicas de fotógrafo e até o contato do padre! haha
Aliás, ela e a irmã, Samysia, que já colaborou com o blog, justamente com um Mini Guia de Fernando de Noronha, que até hoje é um dos mais lidos do Compartilhe Viagens.
O quarto que escolhemos é o Beco Marfim, que é o mais exclusivo da pousada.
Fotógrafo
Claro que a renovação não poderia ficar sem registro fotográfico. E também depois de muita pesquisa, decidimos pelo Rodrigo Valença, que há 6 anos faz ensaios fotográficos, casamentos, fotos de gastronomia e eventos em Fernando de Noronha. E o Rodrigo já fez até uma ponta nos cinemas, como o fotógrafo Still do filme Sangue Azul de Lírio Ferreira, que está rodando o Brasil nos festivais de cinema. Chic né?
As fotos maravilhosas do Rodrigo podem ser vistas em sua página do Facebook Rodrigo Valença – Arte em Fotos. Não vejo a hora de chegar a vez do nosso ensaio!
Por enquanto, esses foram os detalhes que já definimos. Ainda faltam outros como decidir se teremos cerimônia ou não com padre, salão de beleza, floricultura e jantar especial para a noite em que completamos 5 anos. Manteremos vocês informados. Agora tenho que começar dieta (vou sumir!) e atividade física para caber no meu vestido de noiva novamente, pois quero fazer um Trash the Dress. E vamos começar a contagem regressiva. Faltam 83 dias!