Uma das nossas surpresas na viagem ao Amazonas foi, sem dúvida, o município de Presidente Figueiredo. Localizado a 107 km ao Norte de Manaus, Presidente Figueiredo é conhecido como a Terra das Cachoeiras. E não é para menos, o Ministério do Turismo catalogou mais de 100 quedas d´água no município. Além das cachoeiras e corredeiras, Presidente Figueiredo tem ainda cavernas, grutas e uma área enorme de floresta preservada. É um destino perfeito para ecoturismo.

Cachoeira do Santuário
Cachoeira do Santuário

Para chegar em Presidente Figueiredo basta seguir a BR 174, a mesma que leva a Boa Vista, capital de Roraima, e também até Caracas, capital da Venezuela. A estrada está em ótimas condições e é ladeada pela floresta Amazônica. Várias placas indicam a entrada para as cachoeiras. Entre as mais famosas e que são escolhidas pelas agências de viagem estão a cachoeira da Pedra Furada, Santuário e Iracema. E também as corredeiras de Urubuí, onde normalmente é feita a parada para almoço. Aliás, foi em Urubuí onde tive a melhor refeição no Amazonas, Tucunaré ao Escabeche. Uma delícia!

Estrada para Presidente Figueiredo
Estrada para Presidente Figueiredo
Urubuí
Urubuí

Nós fizemos o passeio com a mesma empresa que fizemos o Amazonas Total, a Amazonas Day Tour. Mas  várias empresas oferecem o passeio, que inclui as entradas nas cachoeiras e almoço. Para quem vai por conta própria é preciso pagar a entrada que custa entre R$ 5 e R$ 10.  Uma dica importante: evite ir no fim de semana, pois as cachoeiras lotam. Nós fomos em uma sexta e foi maravilhoso, pois havia pouquíssimas pessoas.

Segundo nos explicou o guia, toda aquela região antes foi mar, e o movimento das placas tectônicas explicariam a formação das cachoeiras e grutas. Para chegar nas cachoeiras, que não são muito altas, mas largas, normalmente é preciso fazer uma pequena caminhada por dentro da floresta. Mas tudo é bem sinalizado. A sensação é ótima e, eventualmente, você irá cruzar com macacos, cotias e até pequenas cobras. Não esqueça o repelente.

A primeira parada que fizemos foi na Cachoeira do Santuário, que é chamada assim, pois lá tem um pequeno santuário para Santa Clara. E não há como não agradecer por estar em um lugar incrível como aquele. Ficamos mais de uma hora tomando banho gelado que caiu muito bem no calor escaldante da floresta.

Cachoeira do Santuário
Cachoeira do Santuário
Santuário
Santuário

Depois, seguimos pra Urubuí, onde não tomamos banho, apenas almoçamos. Em Urubuí, há uma pequena orla com quiosques de alimentação e artesanato. É lá também que ficam hostels e pousadas para quem quiser explorar mais o município.

Iracema foi o ponto alto do dia. A reserva onde fica a cachoeira é lindíssima. Há muitas grutas e no entorno há outras cachoeiras, como das Araras. Dá para ir de uma a outra, fazendo trilhas. A sensação de ter mais contato com a selva é maravilhosa e nas reservas de Presidente Figueiredo é possível fazer isso de forma mais segura, já que se tratam de propriedades particulares.

Trilha para Cahoeira Iracema
Trilha para Cahoeira Iracema
Cavernas de Iracema
Cavernas de Iracema
Cachoeira Iracema
Cachoeira Iracema

O bate- volta em Presidente Figueiredo, apesar de cansativo, vale muito a pena. A maioria das pessoas do grupo falou que foi o passeio preferido. Então, se for a Manaus reserve pelo menos um dia para conhecer a Terra das Cachoeiras.

Iracema
Iracema

*Este não é um publipost. Recomendamos o passeio porque realmente testamos e aprovamos.

Em Manaus, ficamos hospedados no Blue Tree Premium.

 

 


Comentários