Olá viajantes!

Hoje vamos continuar o passeio pela Bahia. Um estado tão grande, lindo e diverso, certamente rende muitas viagens e histórias.  O texto é de minha autoria e nele vamos fazer um passeio à belíssima Praia do Forte, onde fica a Sede Nacional do Projeto Tamar. O projeto é apenas uma das atrações do lugar, que surpreende com tanta beleza.

Boa viagem!

Praia do Forte (BA) por Karla Larissa

Pelourinho, em Salvador, no São João

Estive em Salvador no ano passado no feriadão de Corpus Christi, que caiu no dia 23 de junho e coincidiu com o São João. Só que o que eu não sabia é que lá o dia 24, também era feriado e que os baianos gostavam tanto de São João, quanto de Carnaval. A diferença é que as festas juninas lá, assim como nos outros estados do Nordeste, quase não acontecem na capital, mas pegam fogo no interior.

Portanto, eu encontrei uma Salvador vazia, sem os soteropolitanos, sem os artistas locais e com poucos turistas. Então depois de fazermos o reconhecimento da cidade nos seus pontos turísticos obrigatórios: Pelourinho, Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e ver o Pôr do Sol do Farol da Barra. Partimos no dia seguinte para a Praia do Forte, a 56 km do aeroporto de Salvador.

Saímos de Salvador de carro, pela BA-099, conhecida como a Estrada do Coco, que começa na saída do aeroporto e termina na Praia do Forte. O caminho é bem sinalizado, então é bem fácil de chegar.

Ao chegar lá fiquei impressionada com a infra-estrutura e beleza do lugar. A Praia do Forte é literalmente “a cara da ryqueza”, como diria Hugo Gloss. Para quem quer se hospedar lá as opções são inúmeras, com vários resorts, hotéis e pousadas de alto padrão. Quem quer economizar, a opção é o Albergue da Juventude.

Logo na entrada da cidade tem a vila dos pescadores, que na verdade é um centrinho comercial muito organizado e bonito, cheio de lojas que comercializam desde produtos mais sofisticados a artesanato. Lá também estão restaurantes maravilhosos, além de cafés e sorveterias.

Centrinho comercial da Praia do Forte

Banho na praia do Porto

Logo após a vilinha de pescadores está a charmosa Capela de São Francisco de Assis, que fica de frente à Praia do Porto, que é uma praia lindíssima de águas calmas e mornas, que tem um banho delicioso. Na praia ficam ancorados barquinhos de pesca, todos coloridinhos, que ajudam a compor um lindo cenário.

Um dos muitos atrativos da Praia do Forte é o Projeto Tamar. É lá que fica a Sede nacional do Projeto, que é o Centro de Visitantes mais moderno e completo do país. É lá também o maior sítio reprodutivo de tartaruga cabeçuda no Brasil.

Sede nacional do Projeto Tamar

Quem visita a praia no período de setembro a maio pode acompanhar a temporada de desova. Uma pena, que era junho.

Placas indicam distâncias de outras bases do Projeto Tamar

Mas de toda forma, a visita do projeto vale muito à pena, especialmente para quem está viajando com crianças. Elas ficam deslumbradas! No passeio pela Base, podemos ver tartarugas de várias espécies e tamanhos, desde as pequenininhas a umas enormes e também outros animais marinhos. Além disso, é possível aprender e conhecer de perto o belíssimo trabalho do Tamar. A sede possui ainda uma lojinha de produtos do projeto, que arrecada recursos que são integralmente aplicados no trabalho da conservação das tartarugas marinhas, e restaurante. Tudo com uma linda vista para a praia do Porto.

Tartarugas de várias espécies e tamanhos podem ser vistas no Projeto Tamar
Tanque de tartarugas
Filhote de tartaruga fazendo a refeição
Tubarão e arraia no Projeto Tamar
Local de desova das tartarugas marinhas

E o que tem a ver tudo isso com a música que virou sucesso internacional “Ai se eu te pego”? Foi lá que eu a escutei pela primeira vez. Mas não na versão de Michel Teló e sim na de Cangaia de Jegue. A melodia é um forró arrasta pé gostosinho e a letra tinha uma capacidade de grudar que no segundo refrão já sabia cantar todinha. Na verdade, na minha cabeça aquela música já um era sucesso, mas ainda não era. Mostrei para os amigos de Natal, mas ninguém ainda a reconhecia. Poxa! Se eu soubesse cantar, essa teria sido minha oportunidade de ficar rica e famosa. Mas não foi dessa vez!

Capela de São Francisco de Assis, cartão postal da Praia do Forte

Brincadeiras à parte, a Praia do Forte ainda oferece outras opções interessantíssimas de turismo, como o Instituto Baleia Jubarte; o Castelo Garcia D´Ávila, que começou a construído em 1551 e é um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil; e a Reserva Ecológica de Sapiranga, formada por 600 hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas, entre elas as orquídeas e bromélias.
As praias da Praia do Forte também são famosas por suas piscinas naturais. As mais frequentadas são as do “Lord” e “Papa-Gente”.

Infelizmente, fiquei apenas um dia na Praia do Forte e não pude conferir essas outras opções. Mas certamente o lugar está na minha lista dos destinos visitados que pretendo voltar. Quem sabe, quando eu for visitar a Chapada Diamantina! É muito chão, mas acho que vale a pena!